terça-feira, 23 de abril de 2013

REVITALIZAÇÃO DA IGREJA - NESCESSIDADE



NECESSIDADE DE REVITALIZAÇÃO DA IGREJA (Revitalização da sua Igreja Segundo DEUS. Harry L. Reeder III com David Swavely. Editora Cultura Cristã, pág. 11)


TRÊS DADOS ESTATÍSTICOS ASSUSTADORES DO MUNDO EVANGÉLICO AMERICANO.

1. Cerca de 95% de todas as igrejas da América do Norte têm cem pessoas ou menos num culto.
2. Mais de 80% das igrejas (Evangélicas) americanas estabelecidas estão estagnadas ou em declínio.
3. Todo ano, cerca de 3.500 a quatro mil igrejas morrem neste...
país (EUA).

Lyle Schaller escreveu: "uma média de cinquenta a sessenta congregações do protestantismo americano acham melhor se dissolver a cada semana, enquanto talvez cinco a dez são capazes de redefinir seu papel e estão dispostas a isso". (Página 11).

Pr. Cirilo Gonçalves  da Silva
Evangelista da IASD - AP, SP
Bacharel e Mestre em Teologia - UNASP, SP
Doutorando em Teologia - MACKENZIE, SP
TWITTER: @prcirilo
 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O APARECIMENTO DA LUZ - PROFECIA DE ISAÍAS 9:2

O APARECIMENTO DA LUZ

“O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. Isaías 9:2

Que povo caminhava em trevas?
Que povo vivia na sombra da morte?
Que povo viu uma grande luz?
Efeitos da Luz

A palavra original para povo aqui é Hã’ãm e refere-se ao povo do pacto de Deus, os filhos de Jacó, os descendentes de Abraão, sob o governo da casa de Davi. As tribos que tinham rompido com a casa davídica continuam a ser citadas como Israel; eram filhos de Jacó (Gn 32:28), considerados como povo do pacto de Deus, a despeito de sua separação e desobediência religiosa e social.

O termo hã’ãm no texto citado refere-se especialmente às tribos de Zebulom e Naftali, na parte setentrional de Canaãn (Is 9:1) que experimentaram as angústias iniciais e constantes dos ataques assírios e das pilhagens que fizeram em seus territórios conquistados. As frases paralelas que seguem apontam para o povo subjugado. Eles estão andando em trevas. A forma participial de hãlak (andar) indica uma condição contínua. A frase “os que habitam” (yõsêbê) dá ênfase adicional à situação do povo conquistado, saqueado e oprimido. E os termos “trevas” e “sombra da morte” são descrições  adequadas das condições da terra e do ambiente do povo . Sua separação da casa de Davi não lhes tinha sido vantajosa; na realidade, por ter Acaz buscado a ajuda militar e política da Assíria, essas regiões setentrionais estavam agora em cativeiro, sob opressão e humilhadas. Sua situação política e condições sociais parecem inteiramente desesperadoras. Trevas e morte são a sua herança, principalmente por causa de um representante rebelde da casa de Davi.

Entretanto, o povo em desespero recebe uma grande esperança: rã’û ‘ôrgãdôl (viram uma grande luz). O verbo, um perfeito, como os outros que se seguem, expressa certeza profética. A visão da luz é certa, ainda que os plenos efeitos dessa luz não sejam ainda percebidos. A luz é brilhante e intensa, penetrando até mesmo nos cantos escondidos. O paralelo explicativo afirma que a luz brilha (nãgah) sobre o povo. A incandescência visível  é uma luz brilhante REAL, resplandecendo em suas trevas e iluminando tudo o que o rodeia. As trevas e a morte trazidas pelos assírios não vão durar. Há esperança, há alívio, há um novo dia; a luz já está brilhando e o povo a viu.

No Novo Testamento, esse texto de Isaías 9:2 está conectado diretamente ao aparecimento de Cristo e ao Seu ministério terrestre e celeste de salvação: (Mt. 4:13-17). O Apóstolo João escreveu que Jesus Cristo é a Luz e não João Batista (João 1:8). Disse: Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens... Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo”. (João 1:4, 9). A verdadeira Luz se deu através da Pessoa e Obra perfeitos de Cristo. Quem O segue não anda nas trevas, mas tem a Luz da vida (João 8:12).

Quando o Senhor foi batizado o Espirito Santo, que é Luz (Gl 5:22//Ef 5:9 ARC, VC, NVI), pousou sobre Ele, envolvendo-O completamente. (Mt 3:17; Mc 1:10; Lc 3:22; Jo 1:32). O Espírito Santo “desceu sobre ele em forma corpórea como pomba” (Lc 3:22).

Em outros momentos da vida do Messias – Cristo – Ele foi literalmente envolvido ou apareceu envolto por Luz divina e seus seguidores viram e experimentaram Sua Glória. No monte Tabor Ele foi transfigurado e “seu rosto resplandecia como o sol e suas vestes tornaram-se brancas como a luz”. Enquanto Pedro falava com o Senhor, “uma nuvem luminosa os envolveu...” (Mt 17:2, 5//Mc9:2-8//Lc 9:28-36). Após a Sua ressurreição Ele apareceu a Saulo no caminho de Damasco conversando com o homem de Tarço. “... Uma luz do céu brilhou ao seu redor... Eu sou Jesus...” (At 9:1-5) e até os seus companheiros de viagem viram a Luz divina. (At 22:9) Quando Jesus apareceu ao profeta João em Pátmos, estava completamente iluminado (Ap 1:12-17) e o Seu retorno a terra será em glória (Mt 24:30; Mc 13:26; Lc 21:27). A Nova Jeruzalém ao descer à terra estará envolvida com a glória de Deus e ela não precisa nem do sol e nem da lua para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou e o Cordeiro é a sua lâmpada. (Ap 21:11, 23).

Os que são ILUMINADOS por essa LUZ devem ILUMINAR o mundo. Vós sois a luz do mundo... Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Assim o mundo será iluminado (Ap 18:1).

Nas Escrituras Sagradas o Tema da Luz é atribuído, dado não só a Cristo:

  • DEUS PAI (1Jo 1:5), “Deus é Luz e nele não há trevas alguma”
  • JESUS CRISTO (Jo 8:12; 9:5) “...Eu sou a luz do mundo...”
  • ESPÍRITO SANTO (Gl 5:22//Ef 5:9 ARC) “O fruto da Luz consiste em toda bondade, justiça e verdade”. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz...”.
  • PALAVRA DE DEUS (Sl 119:105) “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. “... Palavra profética... como a uma candeia que brilha...”.
  • IGREJA (Mt 5:14) “Vós sois a luz do mundo...”

 
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Evangelista – AP, SP
Bacharel e Mestre em Teologia – UNASP, SP
Doutorando em Teologia – Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo

quarta-feira, 17 de abril de 2013

AO PREGADOR DO EVANGELHO DE CRISTO - PEQUENA MENSAGEM

AO PREGADOR DO EVANGELHO DE CRISTO

Desejo a você querido Pregador do Evangelho,
Desejo a você querida Pregadora, do Evangelho,


Muita Sabedoria e Graça, do Espírito Santo do SENHOR. Assim e só assim, pregarás com Autordade e serás um Canal para a Salvação de Centenas e Centenas de pessoas. Está escrito nos profetas e nos Salmos:

"Multidões estão no vale da decisão" (Jl 3:14); Por isso deveis "Proclamar entre as as nações a SUA Glória (Sl 96:2-3) com fé, pois, o Senhor é quem disse: "... Não temas; pelo contrário, fala e não te cales, porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade". (At 18:9-10).

Se você for e pregar haverá pessoas pra te ouvir. Jesus disse e, hoje, contemplamos com assombro, o resultado do SEU dito Profético: "E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo" (Jo 12:32). Jesus prometeu estar com você todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28:19-20).



Pr. Cirilo Gonçalves Silva
Evangelista - AP da IASD. SP
Bacharel e Mestre em Teologia UNASP - SP
Doutorando em Teologia - Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo


terça-feira, 16 de abril de 2013

REVELAÇÃO GERAL DE DEUS: “Todos são Indesculpáveis”


REVELAÇÃO GERAL DE DEUS
“Todos são Indesculpáveis”
                                                                                                      

ROMANOS 1:18-21
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se lhes o coração insensato”.

 
10 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO (RC Sproul, O que é Teologia Reformada, pp. 10-11).

(1)  Deus dirige sua ira à humanidade em razão do menosprezo dela pela revelação natural.

(2)  Deus pode ser conhecido porque tem mostrado o que pode ser conhecido sobre si mesmo.

(3)  Esse mostrar ou revelar é manifesto, isto é, claro.

(4)  Desde a própria criação os atributos invisíveis de Deus, embora invisíveis, são vistos claramente – isto é, são vistos por ou através das coisas que Deus fez.

(5)  Isto é quase que universalmente entendido como significando que Deus se revela claramente em e através da natureza, que existe uma revelação geral ou natural.

(6)  Será que essa revelação manifesta chega até nós e produz algum conhecimento de Deus? Paulo não nos deixa em dúvida. Ele diz que essa revelação é vista e entendida.

(7)  Ver e entender algo é ter alguma espécie de conhecimento a esse respeito.

(8)  Paulo diz quanto às pessoas: tendo conhecimento de Deus, Tornando claro que a revelação natural produz uma teologia ou um conhecimento natural de Deus.

(9)  A ira de Deus está presente, não porque homens deixam de receber sua revelação natural, mas porque, depois de terem recebido esse conhecimento, os seres humanos deixam de agir apropriadamente. Recusam honrar a Deus ou serem agradecidos a ele. Suprimem a verdade de Deus e, como Paulo diz mais tarde: E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus. (Rm 1:28).

(10) As pessoas rejeitam o conhecimento natural que têm de Deus. Essa rejeição, no entanto, não aniquila nem a revelação nem o conhecimento em si. O PECADO DA HUMANIDADE ESTÁ EM RECUSAR RECONHECER O CONHECIMENTO QUE TEM. Agem contra a verdade que Deus revela e que recebem claramente.

 

Adaptação e Didática

Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista, AP – IASD
Mestre em Teologia – UNASP, SP
Doutorando em Teologia – Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O PECADO DA HUMANIDADE

O PECADO DA HUMANIDADE

No Livro "O que é Teologia Reformada" de RC Sproul, (pp 5-11), o autor faz brilhantemente uma síntese do pecado da humanidade.

Antes, porém, Diz Sproul sobre três fontes para o conhecimento de Deus no no campo da Teologia e não da Religião: (1) Escrituras Sagradas, (2) História e (3) Natureza. Claro que ele fala de várias ondulações permeando cada fonte apresentada; após, então, ele sintetiza o pecado da humanidade:

"O pecado da humanidade está em recusar RECONHECER o CONHECIMENTO que tem". (p11).



Pr. Cirilo Gonçalves da Silva 
Evangelista AP da IASD
Doutorando pelo Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo

EVANGELISMO EM SANTO ANDRÉ - ASSOCIAÇÃO PAULISTANA, SP

IASD de SANTO ANDRÉ se preparando para o grande Evangelismo de Colheita do segundo semestre. Glória!!!
 
 














 
 
Pr. Cirilo Goncalves da Silva
Evangelista - AP da IASD

Doutorando em Teologia pelo Mackenzie, SP.
TWITTER: @prcirilo

sábado, 13 de abril de 2013

A MAIOR NECESSIDADE DO MUNDO

A MAIOR NECESSIDAE DO MUNDO

"A maior necessidade do mundo é a de homens, homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato;
homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo;
homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus".


Ellen White. Livro "Educação" 57


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Evangelista, AP
Doutorando em Teologia - Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo

quarta-feira, 10 de abril de 2013

DOUTORADO EM TEOLOGIA - DMim - MAKENZIE, SP

 
GRUPO de DOUTORANDOS PARA OS REQUISITOS DE TEOLOGIA APLICADA COM O
 DR. VALDECI DOS SANTOS - MACKENZIE SP.

TWITTER: @prcirilo
 
 



Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Evangelista, AP.
Doutorando em Teologia - Mackenzie, SP

terça-feira, 2 de abril de 2013

EVANGELISMO DE JESUS EM SAMARIA - A CONQUISTA DOS SAMARITANOS POR JESUS CRISTO, FORNECE VERDADES PARA A CONQUISTA DO MUNDO

CINCO VERDADES EVANGELÍSTICAS, OBSERVADAS NA ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A CONQUISTA DOS SAMARITANOS – JOÃO CAPÍTULO 4
 
 
Em João capítulo 4 está registrado o encontro de Jesus com a mulher samaritana. Esse episódio revela a intensão de Jesus de conquistar os samaritanos para o Reino de Deus. Esse povo era odiado pelos judeus. A estratégia de Jesus fornece-nos um caminho para a conquista dos povos da terra para Ele através da evangelização.

CINCO VERDADES EVANGELÍSTICAS – JOÃO CAPÍTULO 4

 
INTENCIONALIDADE:

“E era-lhe necessário passar por Samaria”. (João 4:4). Essa palavra necessário revela a intensão de Jesus. Outro líder judeu jamais passaria por ali. Jesus é vazio de preconceitos e cheio de boas intenções: Ganhar os samaritanos. Então foi pra lá, pra casa deles.

 
O PODER DO UM:

Jesus encontrou-Se com 7 pessoas, cada encontro com uma: Cada uma delas fez muito para Ele.

(1). Nicodemos – João 3
(2). Mulher Samaritana – João 4
(3). Aleijado no tanque de Betesda – João 5
(4). Jovem com cinco pães e dois peixes – João 6
(5). Maria Madalena – João 8
(6). Cego de nascença – João 9
(7). Lazaro – João 11

 
DELEGAR ATIVIDADES:

“Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida”. (João 4:8). Três motivos básicos para Jesus enviá-los à cidade para compra comida:

(1) Eles precisavam se alimentar.
(2) Eles não suportariam ver o Seu Mestre conversando com uma mulher samaritana.
(3) eles seriam os primeiros a despertar os samaritanos.

 
QUEBRAR A ROTINA:

“Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade” João 4:18. A rotina da vida daquela mulher era trocar de marido periodicamente, pelos mais variados motivos. Como essa rotina foi quebrada? Conte comigo: Ela teve 1, 2, 3, 4, 5, 6 maridos, até aparecer O SÉTIMO, não na ordem de relacionamento marital, mas no contexto de libertação para quebrar definitivamente a rotina pecaminosa da mulher. Quando Jesus Cristo apareceu, a vida dela foi transformada. A rotina só é quebrada pelo poder do SÉTIMO.

 
TRAZER O FUTURO PARA O PRESENTE:

“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa”. João 4:35. O que estava no futuro, o Senhor antecipou para o presente. A verdade é: “O futuro é o presente em semente e em fruto”. É hoje que temos que agir, plantar e colher.

 

Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista. Doutorando em Teologia – Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo
FACEBOOK: www.facebook.com/cirilo.g.dasilva#!/cirilo.g.dasilva