sexta-feira, 30 de setembro de 2011

APELOS EVANGELÍSTICOS

APELOS EVANGELÍSTICOS


INTRODUÇÃO
A. “A obra do Espírito Santo é convencer as almas de sua necessidade de Cristo. Muitos estão convencidos do pecado, e sentem sua necessidade de um Salvador que perdoa o pecado; mas estão meramente insatisfeitos com seu procedimento e objetivos, e se não há uma aplicação resoluta da verdade para o seu coração, se não são proferidas palavras no momento oportuno, convidando-as para a decisão ante o peso da evidência já apresentada, os convictos prosseguem sem identificar-se com Cristo, passa a oportunidade áurea, e não se entregaram, e apartam-se mais e mais da verdade, mais distantes de Jesus e nunca fazem sua decisão em prol do Senhor.” Evangelismo 283
B. “Multidões, multidões no vale da Decisão...” Joel 3:14
C. “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” João 12:32
D. “... Não temas pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo...” Atos 18:9-10

I.  7 APELOS QUE NÃO PODEM FALTAR. MARK FINLEY
A. Aceitar a Bíblia como a Palavra de Deus.
B. Aceitar a Jesus como Salvador e Senhor.
C. Aceitar a Lei de Deus como ainda vigorante.
D. Aceitar o sábado como dia oficial de guarda.
E. Aceitar o batismo por imersão nas águas.
F. Aceitar a volta de Jesus à terra.
G. Aceitar o dom de profecia.

II. TIPOS DE APELO – PARA QUALQUER TEMA
A. Levantar a mão.
B. Ficar em pé.
C. Ficar de joelhos.
D. Ir à frente para receber uma oração – chamar a música.
E. Assinar um cartão.

III.TIPOS DE APELO – PARA O BATISMO
A. Pode seguir qualquer item acima, mas precisa ser específico.
B. Roupão de batismo.
C. Chamar para uma oração, os desejam se preparar para o próximo batismo
D. Chamar o mais velho e o mais novo batizado. Depois chamar os interessados.
E. Chamar irmãos com profissões diferentes.
F. Intensificação: “Tem mais 05 aqui”, “vou dar mais 01 minuto – contar”.
G. Realização de 01 batismo. Pode ser surpresa.
H. Chamar os interessados pelo nome.
I. Apelos programados e inesperados.

IV. APELOS NA SEMANA DE ORAÇÃ O
A. Apelo específico para cada tema e no processo de variação.
B. Seguir o princípio do movimento. Levantar a mão, ficar em pé, ficar de joelhos, orar em silêncio, repetir a oração do pregador, ir à frente, o pregador ir ao meio da igreja. No último dia fazer apelo de batismo.
C. O apelo precisa ser natural.
D. Não deve parecer “muito” que você quer que a pessoa seja batizada de qualquer maneira.
E. O apelo precisa ser simples.
F. O apelo precisa ser na linguagem do seu público.

Pr. Cirilo Gonçalves da Silva 
Mestre em Teologia e Evangelista

Twitter: @prcirilo
Site: www.ucob.org.br/evangelismo

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EVANGELISMO EM CAMPOS NOVOS

EVANGELIZANDO NOVOS CAMPOS
OITO ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
(Obreiro Evangélicos 119-120)

1. “Não dizer imediatamente que somos Adventista do Sétimo Dia”
2. “Não dizer que cremos que o dia de repouso é o sábado”
3. Não dizer: “Não acreditamos que a alma é imortal”
4. “Isso haveria de levantar enorme barreira entre vós”
5. “falai de doutrinas harmônicas”
6. “Insistir sobre a necessidade da piedade prática”
7. “Assim granjeareis a confiança... O coração será conquistado”
8. “Depois semeai a semente, apresentando em amor a verdade como é em Cristo”

 
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
 
Twitter: @prcirilo
Blog: www.ucob.org.br/evangelismo


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PROGRAMA RESUMIDO DA UCOB EM 3D


RESUMO DO PROGRAMA
MISSIONÁRIO/EVANGELÍSTICO
DA UCOB EM 3D

EVANGELISMO PESSOAL - UMA OBRA DIVINA

EVANGELISMO PESSOAL E EVANGELISMO PÚBLICO ANDAM JUNTOS (EV. 461-464)

1. “A Bíblia não está acorrentada. Pode ser levada a todas as portas, e suas verdades apresentadas à consciência de cada homem... Jesus, o Redentor do mundo, ordena aos homens não só que leiam, mas examinem as Escrituras” (Evangelismo 461).

2. “É-nos cometida essa grande e importante obra e, se a fizermos, seremos grandemente beneficiados, pois não ficará sem recompensa a obediência às ordens de Cristo. Ele há de coroar com sinais especiais de Seu favor esse ato de lealdade em seguir a luz revelada em Sua Palavra". (Evangelismo 462; Conselho Sobre a Escola Sabatina, pág. 84).


3. “Em todo o mundo homens e mulheres olham atentamente para o Céu. De almas anelantes de luz, de graça, do Espírito Santo, sobem orações, lágrimas e indagações. Muitos estão no limiar do reino, esperando somente serem recolhidos”. (Evangelismo 462; Atos dos Apóstolos 109).
 
4. “Esta deve ser uma obra decidida. As ovelhas perdidas se acham por todo o país, ao vosso redor. Cumpre-vos procurar e salvar o que está perdido. Elas não sabem como se recuperar a si mesmas. (Evangelismo 462; Carta 189, 1899).
 
5. “Em toda cidade penetrada, precisamos lançar firme fundamento para uma obra permanente. Importa seguirmos os métodos do Senhor. Fazendo trabalho de casa em casa, dando estudos bíblicos em casas de famílias, o obreiro pode conseguir acesso a muitos que estão buscando a verdade. Mediante o abrir as Escrituras, a oração, o exercício da fé, ele deve ensinar ao povo o caminho do Senhor. (Evangelismo 462; Testimonies, vol. 7, p. 38). 
 
6. “Os que se empenham no trabalho de advertir os habitantes de nossas grandes cidades, obterão certa educação no ganhar almas para Cristo. ... Como se converterão elas a menos que a verdade lhes seja exposta com diligência, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento?” (Evangelismo 463).
 
7. “Os obreiros não devem gastar o tempo passando e repassando pelo mesmo campo entre as igrejas que já estão confirmadas na verdade, ao passo que há por toda parte muitos que nunca ouviram uma exposição da mesma”. (Evangelismo 463; Carta 8, 1909).
 
8. “Luz, luz da Palavra de Deus - eis o que o povo necessita. Caso os mestres da Palavra sejam voluntários, o Senhor os porá em íntimas relações com o povo. Guiá-los-á às casas dos que necessitam e desejam a verdade; e ao se empenharem os servos de Deus na obra de buscar as ovelhas perdidas, suas faculdades espirituais são despertadas e dotadas de nova energia. (Evangelismo 463; Review and Herald, 29/12/1904).
 
9. “Se metade do tempo agora usado em pregação, fosse dado ao trabalho de casa em casa, ver-se-iam resultados favoráveis. Efetuar-se-ia muito bem, pois os obreiros poderiam entrar em íntimo contato com o povo. O tempo passado a visitar discretamente as famílias e, quando, entre elas, a falar a Deus em oração, entoar-Lhe louvores e explicar Sua Palavra, fará muitas vezes mais benefício do que uma série de conferências públicas. Muitas vezes a mente é impressionada com força dez vezes maior por apelos pessoais do que por qualquer outra espécie de trabalho. A família assim visitada recebe pessoalmente o que se fala. Os membros não se encontram em uma congregação promíscua, em que podem aplicar aos outros as verdades que ouvem. Fala-se a eles próprios, sinceramente, e com benigna solicitude. Eles têm permissão de exprimir livremente suas objeções, e estas podem ser enfrentadas, uma a uma, com um "Assim diz o Senhor". Caso essa obra seja feita em humildade por aqueles cujo coração se acha possuído do amor de Deus, cumprem-se as palavras: "A exposição das Tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices." Sal. 119:130. (Evangelismo 463-464; Carta 95, 1896).
 
10. “Os que trabalham para Deus encontrarão algumas pessoas inacessíveis. Parece ficarem ofendidas de que lhes invadísseis a intimidade da fé e da devoção, e não olham com agrado os que são cooperadores de Deus. Esses obreiros devem tirar os olhos de si mesmos para os fixar em Jesus, atendendo cuidadosamente às orientações encontradas em Sua Palavra. (Evangelismo 464; Carta 5, 1896).
 
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
 
Twitter: @prcirilo
Site: www.ucob.org.br/evangelismo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

TESTEMUNHO DE JESUS DE APOCALIPSE 19:10

COMENTÁRIO DE APOCALIPSE 19:10b


O TESTEMUNHO DE JESUS É O ESPÍRITO DA PROFECIA

Tomamos esta oração separadamente porque é muito importante e, ao mesmo tempo, muito ambígua. A ambigüidade surge do fato que "o testemunho de Jesus" pode significar duas coisas:


(1) Pode significar o testemunho que os cristãos dão de Jesus Cristo. É neste sentido que o interpreta Swete. Diz: "A possessão do espírito profético, que faz de alguém um verdadeiro profeta, demonstra-se numa vida de testemunho de Jesus, que perpetua seu testemunho do Pai e de si mesmo." O verdadeiro profeta, o homem que verdadeiramente possui o espírito da profecia, é o homem cujas palavras e vida dão testemunho de Jesus, e que portanto transmite e perpetua o testemunho a respeito de Deus que deu Jesus durante seu ministério na Terra.


(2) Mas esta frase pode significar, também, o testemunho que dá Jesus Cristo aos homens. Se tomarmos a frase neste sentido, significará que ninguém pode falar profeticamente aos homens antes de ter ouvido a Jesus Cristo; que a mensagem de todo profeta autêntico é uma mensagem que ele, primeiro, recebeu de Jesus Cristo; ninguém pode dar testemunho aos outros homens antes de ter recebido, primeiro, o testemunho de Jesus Cristo. Tem-se dito com relação a um grande pregador: "Primeiro ouvia a Deus, depois falava com os homens." É bem possível que João tivesse em mente os dois significados, como era comum nos escritores gregos. Isto significa que não devemos escolher um deles, mas sim ficamos com os dois. Se fizermos isto, poderemos definir o verdadeiro profeta como o homem que recebeu de Cristo a mensagem que traz para os homens, sendo sua vida e suas palavras um testemunho vivo de Jesus Cristo.

Comentário de William Barclay


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VISITA MISSIONÁRIA

PARA FAZER UMA BOA VISITA MISSIONÁRIA, PENSE NISSO:

1. Em casa antes de sair para a visita missionária, o que fazer?
2. No caminho para a visita
3. Antes de entrar na casa
4. Dentro da casa. Como se comportar e o que falar: a) No começo, b) no meio, c) No fim
5. Despedida
6. No caminho de volta pra casa
7. Em casa após a visita missionária, o que fazer?

NÃO ESQUEÇA: ALGUNS CUIDADOS AJUDARÃO VOCÊ, TAIS COMO:


1. Não demore muito no lar visitado,

2. Mas, também, não se mostre apressado,

3. Deixe alguma literatura (por exemplo: folhetos),

4. Convide a pessoa para visitar a igreja,

5. Forneça o endereço da igreja e o horário dos cultos,

6. Agradeça, gentilmente, a oportunidade de ter sido recebido no lar

7. Procure marcar outro dia e hora para retornar.


P Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista

Twitter: @prcirilo

terça-feira, 6 de setembro de 2011

DICAS IMPORTANTES SOBRE ESTUDOS BÍBLICOS


PREPARAÇÃO DO INSTRUTOR BÍBLICO

1. Vida Espiritual - Depender dEle totalmente
2. Preparo Intelectual – Tem que se preparar
3. Preparo Mental – Dedicar todos os dons
4. Aspecto Pessoal – Apresentar-se adequadamente
5. Atitude Emocional – Amar como Cristo amou

DEZ PERGUNTAS COMUNS

1. Quanto tempo?

2. Com que frequência?

3. Quantos textos?

4. Devo orar?

5. Como devo usar a Bíblia?

6. Como tratar com interrupções?

7. Devo responder todas as perguntas?

8. Como enfrentar discussões?

9. Como perceber reações?

10. Devo usar ilustrações?

Em resumo: adaptabilidade e dependência de Deus.

 
A ESTRUTURA GERAL


1. Introdução

2. Desenvolvimento

3. Conclusão


REGRAS OU LEIS GERAIS


1. Não existe regra fixa.

2. Adaptabilidade

3. O estudo bíblico não é tanto para a pessoa conhecer intelectualmente a Bíblia e sim para ela ser uma nova criatura.

4. Todo ser humano tem em especial duas características: Necessita de alguma coisa e é alguma coisa


OS 13 ERROS MAIS COMUNS


1. Muitos Textos

2. Provar todo os pontos

3. Coisas para não dizer

4. Somente entregar os estudos

5. Lições incompletas

6. Visitas sociais

7. Atraso e cancelamento

8. Assuntos controvertidos

9. Adiantando-se nos estudos

10. Apresentando tudo muito cedo

11. Zelo em demasia

12. Ser muito insistente

13. Permanecendo mais de uma hora


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo



MELHORES MOMENTOS DA CARAVANA ARENA DO FUTURO


Caravana Arena do Futuro em Costa Rica Mato Grosso do Sul





Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

domingo, 4 de setembro de 2011

APOCALIPSE: A fORÇA DA NOSSA ESPERANÇA

Primeiro Volume da Série
 Apocalipse: A Força da nossa Esperança




Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

EVANGELISMO CARAVANA ARENA DO FUTURO

Integração: Divisão Sul Americana,
União Centro Oeste Brasileira e 
Associação Sul Matogrossense



Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

EVANGELISMO PRODUTIVO

EVANGELISMO PRODUTIVO PASSA POR 22 ETAPAS BEM ELABORAS

1. Oração e Jejum para o SENHOR revelar o lugar

2. Avaliação das Prioridades do Campo

3. Definição oficial do local

4. Estudo Demográfico

5. Visitação ao local para conhecer bem a realidade do povo

6. Organização das Ações Sociais

7. Parcerias com os departamentos da igreja e órgãos públicos

8. Formação do Núcleo Base

9. Envio do Núcleo Base: logística e manutenção do núcleo no local

10. Preparo Doutrinário dos interessados durante 7 meses no mínimo

11. Preparo completo da Conferência Pública

12. Aluguel de um auditório. Local estratégico e prédio bem apresentável. Ver toda parte legal.

13. Proclamação Pública do Evangelho

14. Consolidação dos novos na fé e das Áreas Missionárias

15. Promoção e Instalação da TV NT, Rádio NT, Antena e Internet.

16. Promoção de novas Conferências.

17. Supervisão do trabalho com os novos na fé, das áreas missionárias e departamentos da nova igreja.

18. Avaliação criteriosa e responsável de todo Projeto Evangelístico: Aspectos positivos e negativos

19. Edição de Vídeos para inspirar outros Evangelismos e a igreja

20. Publicação de Matérias para os meios de comunicação internos

21. CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO

22. Manutenção, Desenvolvimento, e Multiplicação da Igreja 


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista

Twitter: @prcirilo
Site: www.ucob.org.br/evangelismo