domingo, 7 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA REVITALIZAÇÃO DA IGREJA - 1 TIMÓTEO 2.1-8


A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA REVITALIZAÇÃO DA IGREJA

TEXTO BASE: I Timóteo 2:1-8

INTRODUÇÃO:
  1. C. H. Spurgeon, o famoso pregador inglês do século dezenove, prendia a atenção de multidões no Tabernáculo Metropolitano, em Londres. Certa vez, ele estava mostrando o Tabernáculo a alguns visitantes e, depois que tinham visto o auditório principal, Spurgeon disse: “Venham ver o sistema de aquecimento.” Para a surpresa dos visitantes, ele os conduziu ao aposento em que cerca de quatrocentas pessoas estavam participando de um culto de oração.
  2. Cristo lamenta a mornidão de Sua igreja nos últimos tempos, dizendo: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio, ou quente!” (Apoc. 3:15).
  3. A cura dessa doença espiritual está em que cada igreja local tenha a espécie de sistema de aquecimento desfrutado pelo Tabernáculo Metropolitano.  Orações em conjunto, que ocorram com regularidade, revitalizarão a vida espiritual da igreja. A frieza ou mornidão de uns para com os outros será substituída pelo respeito mútuo e por cordiais relacionamentos cristãos. O formalismo, as exterioridades e a mera profissão religiosa desaparecerão ante a inspiradora atuação do Espírito Santo e o Revitalizante amor de Jesus Cristo.
  1. ORAÇÃO INTERCESSORA NA IGREJA. (1 Tim 2:1-4)
  1. O Apóstolo Paulo recomendou à Timóteo que a igreja orasse intercessoriamente não apenas por ela, mas por todas as pessoas, inclusive pelas autoridades públicas como os reis. Essa prática é agradável a Deus. Disse:
  1. “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens”.
  2. “pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”.
  3. “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”. (1 Tim 2:1-4).
  1. Exemplos bíblicos de oração intercessora pelos perdidos e que mudaram o curso de sua história.
  1. Daniel 2.17-23, 46-48. Deus revelou a Daniel e aos seus três companheiros, o mesmo sonho dado a Nabucodonosor. Por isso os 4 não morreram e nem grupo de sábios da corte.
  2. Daniel 3.20, 24-25. Deus livrou os três companheiros de Daniel da fornalha de fogo ardente. Isto é, o fogo não os queimou e eles saíram ilesos do fogo como um testemunho poderoso para a conversão do rei.
  3. Daniel 10.2, 13-14. Depois das orações de Daniel, um homem vestido de linho veio a ele dizendo tudo o que precisava saber sobre o seu povo nos “últimos dias” (verso 14).
  4. Atos 12.1-14. Quando o Apóstolo Pedro foi preso sob as ordens de Herodes, a igreja orou incessantemente (verso 5) e Deus enviou um anjo (verso 7-8) para livrá-lo da prisão. O apóstolo reconheceu que o seu Senhor realizou uma obra de libertação ao enviar um anjo à cela onde ele estava (verso 11).
  1. O THELO DE DEUS. (1 Tim 2:4)
  1. “O termo deseja é tradução da palavra grega “thelo”, que significa desejar, querer, ter prazer em. O desejo de Deus é que o Evangelho progrida, que seus efeitos  sejam ampliados até se tornarem universais”. 
  2. Vemos nesse capítulo uma disputa entre a Filosofia gnóstica, que era muito forte na época de Paulo e a filosofia cristã. Sobre essa disputa Champlim apresenta os seguintes pontos:
  1. “Os mestres gnósticos negavam até mesmo a possibilidade de salvação para a maioria dos homens”.
  2. “Em contraste com isso, Paulo mostra  que o próprio Deus está interessado na salvação de todos os homens”.
  3. “Os gnósticos pensavam que a maioria dos homens está de tal forma envolvida e imersa na matéria, que se tornaram escravos totais da mesma e do mal por ela representado; e, assim sendo, sob hipótese alguma, podem libertar-se a fim de buscar e obter a salvação. Noutras palavras, eles negavam a doutrina do livre-arbítrio humano”.
  4. “Em contraste com isso, Paulo mostra-nos que deveríamos orar em favor de todos os homens (o que é comentado no verso 1), e isso visando a salvação deles. Ora, isso deixa entendido que todos os homens poderiam exercer sua vontade e assim vir a confiar em Cristo, e dessa maneira, obter a salvação. Não há que duvidar que o trecho de João 12:32, subentende que todos os homens podem ‘escolher de modo correto’, deixando-se atrair por Cristo”.  
  1. HÁ UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS
  1. O ensino paulino – cristão – sobre o verdadeiro Deus e Sua atuação no planeta e a mediação de Cristo. Combate direto ao pensamento gnóstico.
  1. Os gnósticos contavam com uma doutrina “deísta” a respeito de Deus. Imaginavam que a matéria é má por si mesma, e, sendo, Deus nunca poderia aproximar-se dela, pois, em tal caso, ficaria contaminado. Portanto, segundo pensavam, para que Deus pudesse exercer controle sobre esta crassa dimensão terrena, eles falavam sobre muitas “emanações” (os “aeons ou seres angelicais”), que exerceriam influencia sobre esferas a eles distantes, incluindo nosso planeta. Um desses supostos “aeonns” teria sido o criador desta terra. Para os gnósticos, entretanto, esse não era o Grande Deus, mas apenas alguma emanação distante do verdadeiro Deus. Para todos os efeitos práticos, pois, Deus não teria o mínimo contato direto com a terra.
  2. Para os gnósticos, os diversos “aeons” eram “pequenos deuses” em suas respectivas esferas de influencia, eram mediadores do verdadeiro Deus, e serviam para abrir o caminho até ele. Em outras palavras alguns poucos homens poderiam retornar a Deus, através da ajuda dos “aeons”.
  3. A decidida declaração monoteísta  de Paulo, que aqui se lê, tinha por escopo contradizer a tais noções, além de asseverar a existência do Deus teísta, ou seja, o Deus que está interessado pelo homem que criara, que mantém o contato com ele, e que tanto castiga quanto recompensa, conforme o caso. Existe apenas um único Deus; existe apenas Mediador (e não uma imensa lista deles, os supostos aeons). Deus entra em contato direto com os homens (posição do teísmo), através do Senhor Jesus Cristo (o teísmo cristão). Não há necessidade de muitos “pequenos deuses”, para que os seres humanos recebam benefícios espirituais.
  1. O PAPEL DA ORAÇÃO NO PROCESSO DA REVITALIZAÇÃO DA IGREJA
  1. Oração e Adoração. (1) A oração faz parte da liturgia do culto cristão, a qual faz parte da adoração coletiva. (2) A oração também faz parte da adoração individual. (3) Quando lemos em Ef 6.18 “Orando em todo tempo no Espírito”, vemos tanto adoração como submissão ao Senhor. (4) A oração incorpora em si as atitudes essenciais da adoração, como a confiança em Deus, a submissão à Sua vontade, a adoração à Sua pessoa, o louvor devido às obras divinas entre os homens. (5) Quando a oração transcende ao mero ato de pedir, torna-se um ato de adoração, em sua própria essência. Sendo esse um ato de adoração, a oração é um estado no qual muito aprendemos de Deus; e assim a sua vontade pode cumprir-se em nós, transformando-nos conforme a imagem de Cristo.
  2. Ensinamentos de Paulo sobre a Oração.  (1) Paulo nos deixou grande exemplo de orações práticas (Col 1.3; 4.12; Fil 1.4; 1 Tess 1.2; Rom 1.9 e File 4). (2) A oração consiste em adoração (Ef 5.19; Col 3.16) particular e coletiva. (3) Faz intercessão em prol de todos os homens (1 Tim 2.1), como também é intercessão do Espírito Santo em favor dos homens (Rom 8.26) e de Cristo em favor dos homens (Rom 8.24). (4) A oração é exigente, pois requer perseverança (Rom 15.30; Col 4.12; Ef 6.18 e 1 Tess 5.17). (5) A oração é uma expressão de ação de graças (Rom 1.8 e ss). (6) A oração aprofunda nossa comunhão com Deus (2 Cor 12.7 e ss). (7) A oração visa ao crescimento e ao crescimento espiritual de outros crentes (Ef 1.18 e ss; 3.13 e ss). (8) A oração solicita a salvação dos perdidos (1 Tim 2.4). (9) A oração é feita no “Espírito”, como exercício espiritual, que se vale do poder divino (Ef 6.18). (10) A oração chega mesmo a ser um dom do Espírito Santo (1 Cor 14.14-16). (11) Portanto temos que orar sem sessar (2 Tess 5.17).

CONCLUSÃO: Vamos estabelecer um plano de oração? Vamos começar a nível individual? Eu sugiro que você comece uma semana de oração na sua madrugada. Estabeleça um horário na madrugada e passe pelo menos 30 minutos com Deus e vá aumentando dia após dia. Faça isso durante uma semana e você não conseguirá parar. Porque o Senhor Jesus Cristo vai REVITALIZAR a sua vida para a Sua Glória.

Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Associação Paulistana, SP.
TWITTER: @prcirilo
INSTAGRAM: @cirilogoncalves
SITE: www.paulistana.org.br/evangelismo 

Nenhum comentário: