quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O SELO DE DEUS E A MARCA DA BESTA

INTRODUÇÃO: Em Apocalipse 6:17 está escrito: "Porque chegou o Grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?" Esse texto foi emprestado do Antigo Testamento. (Joel. 2:11; Naum 1:6; Malaquias 3:2). A pergunta do Apocalipse é: “Quem pode ficar em pé no dia da Volta de Jesus?” A resposta está no Apocalipse 7:1-3. Somente os que tiverem o selo de Deus na fronte poderão ser salvos Naquele Dia.

A VISÃO DO APOCALIPSE 7:1-3. 1 "E DEPOIS destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus". "Os quatro anjos" simbolizam a proteção de Deus dispensada à terra através do ministério dos anjos celestiais. "Os quatro ventos" significam as guerras nos quatro cantos da terra. "Os quatro Cantos da terra" são os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste. o "Outro Anjo que subia do nascente do sol" representam os mensageiros de Deus pregando o evangelho ao mundo o evangelho eterno (Mt. 24:14; Mt. 28:18-20; Mc. 16:15; I Pe. 1:12). Esse anjo tem em sua mão o selo do Deus vivo para selar os servos do SENHOR.

O SELO DE DEUS: Na Bíblia o selo representa a lei de Deus(Isa. 8:16; Sl. 37:30, 31; Prov. 7:1-3; Jer. 31:33//Heb. 10:15-16; 8:10), e o sábado é destacado como o selo(Exo. 31:13, 17; Eze. 20:12, 20) por trazer as três características básicas de um selo isto é: Nome do Governante, o seu cargo e a extensão do seu domínio (Êxo. 20:8-11). Lembrete: Não adianta guardar o sábado e transgredir outros mandamentos da lei da liberdade(Tg.2:10-12). Toda a lei deve ser escrita na tábua do coração (Prov. 7:3). Os dez mandamentos escritos em Êxodo 20 e repetidos em Deuteronomio 5 foram dados depois de uma declarão de liberdade, "Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Antes do SENHOR Deus dar os Seus dez mandamentos Se Auto Intitula o Libertador do seu povo. A idéia é que primeiro vem a libertação depois a lei. A lei é para um povo livre. Todos que recebem a Jesus como Salvador e Senhor tem prazer na lei de Deus (Rom. 7:22) que é santa justa e boa (Rom. 7:12) assim como o Seu Legislador. Quando Jesus voltar à terra com poder e grande glória (Mat. 24:30) será confrontado por um grupo de religiosos "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?" (Mat. 7:22) e Ele responderá: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (7:23). Pois o Seu conselho hoje é: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus". (Mat. 7:21).

A MARCA DA BESTA de APOCALIPSE 13:16-18: E.G.W. diz: “O característico especial da Besta, e, portanto, de sua imagem, é a violação dos mandamentos de Deus” (G.C. 446). O profeta Daniel profetizou que a besta faria esse atentado à lei de Deus (Dan. 7:25). Ela continua dizendo “Unicamente mudando a lei de Deus poderia o papado exaltar-se acima de Deus; quem quer que conscientemente guarde a lei assim modificada, estará a prestar suprema honra ao poder pelo qual se efetuou a mudança. Tal ato de obediência às leis papais seria um sinal de vassalagem ao Papa em lugar de Deus” (G.C.446). “O papado tentou mudar a lei de Deus. O Segundo mandamento, que proíbe o culto às imagens, foi omitido da lei, e o quarto foi mudado de molde a autorizar a observância do primeiro dia em vez do sétimo, como sábado… A mudança no quarto mandamento cumpre exatamente a profecia”. (de Dan. 7:25 e 13:16,17). “Os católicos romanos reconhecem que a mudança do sábado foi feita pela sua igreja, e declaram que os protestantes, observando o domingo, estão reconhecendo o poder desta” (G.C. 447-448). “Como sinal da autoridade da Igreja Católica, os escritores romanistas citam ‘o próprio ato da mudança do sábado para o domingo, que os protestantes admitem;… porque, guardando o domingo, reconhecem o poder da igreja para ordenar dias Santos e impor sua observância sob pena de incorrer em pecado’” (G.C. 448). “À medida que ganha terreno o movimento em favor do repouso dominical obrigatório, eles se regozijam, na certeza de que, por fim, todo o mundo protestante será reunido sob a bandeira de Roma” (G.C. 448). “A imposição da guarda do domingo por parte das igrejas protestantes é uma obrigatoriedade do culto ao Papa – à Besta” (G.C. 448).

QUANDO SERÃO AS PESSOAS MARCADAS PELO SINAL DA BESTA?: “Quando, porém, a observância do domingo for imposta por lei, e o mundo for esclarecido relativamente à obrigação do verdadeiro sábado, quem então transgredir o mandamento de Deus para obedecer a um preceito que não tem maior autoridade que a de Roma, honrará desta maneira ao papado mais do que a Deus. Prestará homenagem a Roma, e ao poder que impõe a instituição que Roma ordenou. Adorará a besta e a sua imagem. Ao rejeitarem os homens a instituição que Deus declarou ser o sinal de Sua autoridade, e honrarem em seu lugar a que Roma escolheu como sinais de sua supremacia aceitarão, de fato, o sinal de fidelidade para com Roma - "o sinal da besta". E somente depois que esta situação esteja assim plenamente exposta perante o povo, e este seja levado a optar entre os mandamentos de Deus e os dos homens, é que, então, aqueles que continuam a transgredir hão de receber "o sinal da besta" (G.C. 449). “No desfecho desta controvérsia, toda a cristandade estará dividida em duas grandes classes - os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, e os que adoram a besta e sua imagem, e recebem o seu sinal” (G.C. 445). Quando o domingo for lançado universalmente pela Besta de dois chifres parecendo cordeiro, mas falando como dragão (EUA) de Apoc. 13:11. Esse ato dos EUA será em homenagem a Besta do mar de Apoc. 13:1 (Sistema Católico Papal). Essa marca será colocada na fronte de todos os moradores da terra que não tiverem o selo de Deus. “A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca…” (13:16). Os que aceitarem a marca da Besta receberão as 7 pragas (cap. 16) e perderão a vida eterna quando Jesus voltar. (14:9-11; 15:2).

CONCLUSÃO: “O profeta de Patmos contempla "os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número de seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés,... E o cântico do Cordeiro" (Apoc. 15:2 e 3. G.C. 450). O Profeta João viu em visão os verdadeiros mensageiros do evangelho eterno pregando para o mundo inteiro, nesse momento de controversia (Apoc. 14:6-11) e constatou: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. Apoc. 14:12. Depois desse momento de evangelização mundial João viu o seu amado Senhor voltando à terra para buscar o Seu povo (Apoc. 14:14-16). Quão maravilhoso será esse dia! dia de liberdade total, de felicidade plena e vida eternal. Eu sonho com esse dia e você?

Pr. Cirilo Gonçalves da Silva – Evangelista da União Centro Oeste Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia - sede Brasilia DF.

Nenhum comentário: