INTRODUÇÃO:
1. O Dom de Profecia é uma doutrina fundamental da igreja Adventista do Sétimo Dia e constitui uma de suas doutrinas distintivas.
I. O DOM DE PROFECIA:
1.O que é o Dom de Profecia e quais são os seus propósitos? O Dom de Profecia é a revelação de Deus e do Seu plano de restauração, proteção e salvação ao Seu povo, ao longo de sua história terrestre, através dos Seus profetas. Tal revelação se dá mediante sonhos e visões vindos da parte do próprio Deus. Mas como diz o livro de Hebreus 1:1-2, pode ocorrer “de muitas maneiras” (Nisto Cremos 290-307).
2.Os seus propósitos, de acordo com o livro Nisto Cremos 293-294, comentando a função do Dom de Profecia no Novo Testamento são: (1) Prestar assistência na fundação da Igreja (cristã), (2) Expandir missionariamente a igreja, (3) Edificar a igreja, (4) Unir e proteger a igreja, (5) Advertir quanto a dificuldades futuras e (6) Confirmar a fé em tempos de controvérsia.
3.Como Igreja Adventista do Sétimo Dia, não acreditamos que esse Dom cessou no encerramento da era apostólica, mas que foi manifestado na vida e obra de Ellen G. White por um período de 70 anos. Nesse período ela teve mais de duas mil visões. Um texto bíblico de apoio para a manifestação do Dom profético nos últimos dias é o de Joel 2:28-32.
4.Em 1851, Tiago White escreveu que o objetivo da manifestação moderna do Dom de Profecia era trazer o povo de volta ao verdadeiro ensinamento da Bíblia. Uma vez que a responsabilidade de cada cristão é “acatar a Bíblia como a perfeita regra de fé e dever...” (O Santuário e as Três Mensagens Angélicas, Alberto R. Timm, 234-235).
II. O SANTUÁRIO:
1. O Santuário é o grande centro onde abriga microcosmicamente as verdades da fé Cristã proporcionando uma visão panorâmica do plano da salvação de Deus à humanidade perdida. Em 1884, Ellen G. White explicou que “o assunto do santuário revelou um sistema completo de verdades, conectadas e harmoniosas.” E em 1886, ela acrescentou que “em volta do santuário e seus serviços reuniam-se misticamente as grandes verdades que se deviam desenvolver através de sucessivas gerações.” (História do Desenvolvimento das Doutrinas Adventistas, Alberto R. Timm. Apostila para classe de mestrado, p. 131. 2007).
III. O DOM DE PROFECIA VISTO NO SANTUÁRIO:
Este estudo apresentará o Dom de Profecia, na vida de Moisés e Arão que foram os pioneiros mais destacados dessa importante obra e no Santuário.
1. O Dom de Profecia pode ser visto em Moisés que era considerado um profeta (Dt 18:15, 18//At 3:22; 7:37; Os 12:13).
2. No relacionamento entre Deus e Moisés. Deus Se revela a Moisés e fala a ele e Moisés responde à Deus. (Êx 3-4; 19; 24; 33:12-23; etc).
3. Pode ser visto também em Arão que era considerado profeta. (Êx 4:15-16,30; 7:1-2).
4. No relacionamento entre Deus e Arão. Deus Se revela a Arão e fala a ele. (Êx 4:27; Lv 11:1 Nm 2:1; etc.).
5. No trabalho da dupla Moisés e Arão sempre no contexto do santuário. (Ex 24:1-14; 28; Lv 8-17; etc. O Pentateuco apresenta os dois sempre juntos nos mais variados ofícios).
6. Na própria instituição e construção do santuário que foi fruto do Dom de Profecia. (Êx 25:8, 9, 40; At 7:44; Hb 8:5; Êx 31:1-11).
7. Através do Urim e Tumim Deus revelava a Sua aceitação ou reprovação nas causas israelitas. (Êx. 28; DTN 350-351).
8. Através da manifestação da Glória de Deus na inauguração do santuário, dioturnamente e no dia da expiação. (Êx 40:34-38//Nm 9:15-23; Lv 16).
9. O santuário funcionava como uma mensagem de natureza profética visível revelando o invisível.
10. O Dom de Profecia pode ser visto na proposta missiológica do santuário de apresentar ao mundo o plano da salvação através do sistema sacrifical.
IV. O RELACIONAMENTO ENTRE O TABERNÁCULO/SANTUÁRIO E O DOM DE PROFECIA MANIFESTADO NO MINISTÉRIO DE ELLEN G. WHITE
1. O Tabernáculo era o depositário do Decálogo (Ex 25:16; 31:18). Ellen White diz que “desde o princípio a grande controvérsia fora a respeito da lei de Deus” (PP 69). Esse conflito ocorreu no céu (Ap 12: 7-9), no Éden (Gn 3:1-7) e na história cristã (Ap 12:17). Ela recebeu inspiração de Deus para restaurar a verdadeira compreensão da lei divina. O livro O Grande Conflito dedica um capítulo inteiro mostrando a imutabilidade e a perpetuidade da lei de Deus. (GC 433-450).
2. O Tabernáculo através da sua dimensão tipológico-redentiva apresentava o único meio de salvação: A graciosa provisão divina de um substituto para morrer pelo pecador. Ellen White escreveu na série Conflito dos Séculos, todo o projeto da salvação centrado em Jesus: Sua encarnação, Sua vida, Seu sacrifício e morte, Sua ressurreição, Sua ascensão, Seu ministério no santuário celestial, Sua volta gloriosa, o juízo final e a restauração de todas as coisas. No livro Patriarcas e Profetas ela dedica um capítulo inteiro apresentando essa dimensão salvífica do ritual do santuário (PP 343-358).
3. O Santuário era purificado anualmente através do ritual da expiação que pode ser entendido como o dia do juízo. (Lv 16). Ellen White explicou bem esse assunto com uma dimensão maior no livro O Grande Conflito. (GC 409-432, 479-491).
RESUMO: Em 1858, R. F. Cotrel sugeriu que se “uma obra especial do Espírito foi necessária para preparar um povo para o primeiro advento de Cristo”, muito mais necessária em relação ao Segundo Advento, porque “os últimos dias serão perigosos como nunca dantes” e surgirão muitos falsos profetas tentando enganar os próprios eleitos” (O Santuário e as Três Mensagens Angélicas, Alberto R. Timm, 234).
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
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