20 TEXTOS DO LIVRO EVANGELISMO - COMO TER SUCESSO NO EVANGELISMO - VÁRIOS METODOS DE SE FAZER A OBRA BÍBLICA
1. “Visitai tantos lugares quantos vos for possível. Dai estudos bíblicos simples, vivos, os quais exercerão uma correta influência na mente dos ouvintes.” (481) Manuscrito 53, 1910.
2. “A decisiva mensagem para este tempo deve ser proclamada tão claramente e com tanta decisão, que desperte os ouvintes e os leve a desejar estudar as Escrituras.” (481) Testimonies, vol. 9, pág. 109.
3. “O estudante da Bíblia deve ser ensinado a aproximar-se desta no espírito de quem quer aprender. Devemos pesquisar suas páginas, não à busca de provas com que manter nossas opiniões, mas com o fim de saber o que Deus diz.” (481) Educação, págs. 187 e 188.
4. “Todo professor deve cuidar de que seu trabalho tenda a resultados definitivos. Antes de tentar ensinar uma matéria, deve ter em seu espírito um plano distinto, e saber o que precisamente deseja conseguir. Não deve ficar satisfeito com a apresentação de qualquer assunto antes que o estudante compreenda os princípios nele envolvidos, perceba a sua verdade, e esteja apto a referir claramente o que aprendeu". (481-482)Educação, págs. 233 e 234.
5. “Não procureis nunca palavras que dêem a impressão de serdes eruditos. Quanto maior vossa simplicidade, tanto melhor serão vossas palavras compreendidas".(482) Testimonies, vol. 6, pág. 383.
6. “ O argumento é bom, oportunamente; mas pode-se conseguir muito mais mediante a simples explanação da Palavra de Deus. As lições de Cristo eram tão claramente ilustradas, que os mais ignorantes lhes podiam apanhar facilmente o sentido. Jesus não usava palavras difíceis em Seus discursos; servia-Se de linguagem simples, adequada ao espírito do povo comum. Não ia, no assunto que expunha, mais longe do que eles O poderiam acompanhar". (482) Obreiros Evangélicos, pág. 169.
7. “Não é o melhor método ser tão explícito, e dizer sobre um ponto tudo quanto se pode dizer, quando alguns argumentos abrangerão o assunto, sendo suficientes, para todos os fins práticos, para convencer e reduzir a silêncio o adversário". (482) Obreiros Evangélicos, pág. 376.
8. “Neste século em que as fábulas agradáveis andam flutuando no ambiente e atraindo o espírito, a verdade apresentada em estilo fácil, confirmada com algumas vigorosas provas, é melhor que buscar e fazer uma série avassaladora de demonstrações; pois então o ponto não fica tão claro em muitas mentes como antes de as objeções e provas lhes serem apresentadas. Para muitos, as afirmações têm mais eficácia que as longas argumentações. Tomam muita coisa por certa. As provas não ajudam o caso, no espírito de pessoas assim". (482-483) Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 296.
9. “Seja a verdade apresentada como é em Jesus, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento, um pouco aqui, um pouco ali". (483) Testimonies, vol. 9, pág. 240.
10. “Palavras bondosas ditas com simplicidade, pequeninas atenções dispensadas com singeleza, dissiparão as nuvens da tentação e da dúvida que se adensam sobre a alma. A sincera expressão de simpatia cristã vinda do coração e manifestada com simplicidade, tem poder de abrir a porta dos corações que necessitam o singelo e delicado toque do Espírito de Cristo". (483) Testimonies, vol. 9, pág. 30.
11. “Sempre que vos for possível ter acesso ao povo em seu lar, aproveitai a oportunidade. Tomai a Bíblia, e exponde-lhes as grandes verdades da mesma. Vosso êxito não dependerá tanto de vosso saber e consecuções, como de vossa habilidade em chegar ao coração das pessoas. Sendo sociáveis e aproximando-vos bem do povo, podereis mudar-lhes a direção dos pensamentos muito mais facilmente do que pelos mais bem feitos discursos". (483) Obreiros Evangélicos, pág. 193.
12. “Não como uma teoria árida deviam ser ensinadas estas coisas. Aqueles que desejam comunicar a verdade, devem por sua vez praticar seus princípios. Apenas refletindo o caráter de Deus na retidão, nobreza e abnegação de sua vida, poderão eles impressionar os outros". (483) Educação, pág. 40.
13. “A cruz do Calvário deve ser exaltada perante o povo, a fim de que lhes absorva a mente e concentre os pensamentos. ... Como agentes vivos para a iluminação da Terra os obreiros emitirão raios de luz para o mundo". (483-484) O Maior Discurso de Cristo, pág. 44.
14. “A melhor obra que podeis fazer, é ensinar, educar. Onde quer que se vos depare uma oportunidade de assim fazer, sentai-vos com alguma família, e deixai que vos façam perguntas. Respondei-lhes então pacientemente, humildemente. Continuai esta obra juntamente com vossos esforços em público. Pregai menos, e educai mais, mediante estudos bíblicos, e orações feitas nas famílias e pequenos grupos". (484) Obreiros Evangélicos, pág. 193.
15. “Muitos obreiros fracassam em sua obra, porque não se põem em contato íntimo com aqueles que mais necessitam de seu auxílio. Com a Bíblia na mão, deveriam buscar, da maneira mais delicada, conhecer as objeções que há na mente dos que estão começando a indagar: "Que é a verdade?" Cuidadosa e suavemente eles os deveriam conduzir e educar, como discípulos numa escola. Muitos têm de desaprender teorias que de há muito acreditaram ser a verdade. Ao se convencerem de que se achavam em erro quanto a assuntos escriturísticos, são lançados em perplexidades e dúvidas. Eles necessitam da mais terna simpatia e do mais judicioso auxílio; devem ser instruídos com cuidado, e necessitam que se ore por eles e com eles, que os vigiem e os protejam com bondosa solicitude". (484) Obreiros Evangélicos, págs. 190 e 191.
16. “Cristo atraía o coração dos ouvintes a Si pela manifestação de Seu amor, e depois, pouco a pouco, à medida que o podiam suportar, desdobrava perante eles as grandes verdades do reino. Também nós precisamos adaptar nossos trabalhos à condição do povo - ir ao encontro dos homens no terreno deles. Ao passo que as reivindicações da lei de Deus devem ser apresentadas ao mundo, nunca devemos esquecer que o amor - o amor de Cristo -é a única força que pode abrandar o coração e levar à obediência. Todas as grandes verdades das Escrituras centralizam-se em Cristo; devidamente compreendidas, todas levam a Ele. Seja Cristo apresentado como o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim do grande plano da redenção. Apresentai ao povo assuntos tais que lhes robusteçam a confiança em Deus e em Sua Palavra, e os levem a pesquisar por si mesmos seus ensinos. E, à medida que eles avançam, passo a passo, no estudo da Bíblia, ficarão melhor preparados para apreciar a beleza e harmonia de suas preciosas verdades". (484-485) Review and Herald, 13 de junho de 1912.
17. “Não deveis sentir que é vosso dever introduzir argumentos quanto ao assunto do sábado ao vos encontrardes com o povo. Se as pessoas mencionam o assunto, dizei-lhes que isto não vos preocupa no momento. Mas havendo eles entregue o coração e o espírito e a vontade a Deus, então se acham sinceramente preparados a pesar as provas no tocante a essas solenes e decisivas verdades". (485) Carta 77, 1895.
18. “Frases cunhadas, formais, a apresentação de assuntos meramente argumentativos, não trazem benefício. O amor enternecedor de Deus no coração dos obreiros será reconhecido por aqueles em cujo benefício eles trabalham. As almas estão sedentas da água da vida. Não sejais cisternas vazias. Caso lhes reveleis o amor de Cristo, podereis levar os sedentos e famintos a Jesus, e Ele lhes dará o pão da vida e as águas da salvação". (485) Carta 77, 1895.
19. “Ponde em ação toda a vossa energia espiritual. Dizei àqueles a quem visitais que se acha próximo às portas, o fim de todas as coisas. O Senhor Jesus Cristo abrirá a porta do coração deles, causando uma duradoura impressão em seu espírito. Esforçai-vos por despertar homens e mulheres de sua insensibilidade espiritual. Dizei-lhes como encontrastes Jesus, e como tendes sido abençoados desde que vos pusestes ao Seu serviço. Contai-lhes a ventura que vos advém de sentar-vos aos pés de Jesus, aprendendo preciosas lições de Sua Palavra. Falai-lhes da alegria, da satisfação que existe na vida cristã. Vossas palavras calorosas, cheias de fervor, hão de convencê-los de que encontrastes a pérola de grande preço. Que vossas palavras alegres e animadoras demonstrem que achastes com certeza a estrada melhor. Isto é trabalho missionário genuíno, e em ele sendo feito, muitos acordarão como de um sonho". (485-486) Serviço Cristão, pág. 124.
20. “ Houve, no passado, pessoas que fixavam o espírito sobre alma após alma, dizendo: "Senhor, ajuda-me a salvar esta alma." Agora, no entanto, tais exemplos são raros. Quantos procedem como se avaliassem o perigo dos pecadores? Quantos tomam aqueles que eles sabem achar-se em perigo, apresentando-os a Deus em oração, e suplicando-Lhe que os salve?" (486) Obreiros Evangélicos, pág. 65.
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Nenhum comentário:
Postar um comentário