segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PREDESTINAÇÃO BÍBLICA

A PREDESTINAÇÃO BÍBLICA:

COMO HARMONIZAR A LIBERDADE HUMANA COM A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO?

Antes do estudo do tema da Predestinação é necessário e muito útil o conhecimento de algumas idéias calvinistas e da contestação que Armínio e seus seguidores lhes fizeram. Vamos transcrevê-las do livro dos adventistas – Questions on Doctrine, pág. 402 e seguintes, também traduzidas no Ministério Adventista, janeiro/fevereiro, 1970, págs. 19-21.
CINCO PONTOS DA PREDESTINAÇÃO CALVINISTA
Em 1537, na obra Instruction in Faith (Paulo T. Fuhrmann, 1949, pág. 36), João Calvino declarou: "Ora, a semente da Palavra de Deus só se enraíza e produz frutos nas pessoas que o Senhor, por Sua eleição eterna, predestinou para serem filhos e herdeiros do reino celestial. Para todos os outros (que pelo mesmo conselho de Deus foram rejeitados antes da fundação do mundo) a clara e evidente pregação da verdade só pode ser um cheiro de morte para morte." Em 1610 foram apresentados aos Estados Gerais da Holanda os famosos cinco pontos essenciais na teologia calvinista, expostos da seguinte maneira:
  1. Que Deus (como alguns asseveraram), por um decreto eterno e irrevogável, ordenou alguns dentre os homens (a quem Ele não considerava criados; muito menos caídos) para a vida eterna; e alguns (que eram por grande diferença a maior parte) para a perdição eterna, sem qualquer consideração a sua obediência ou desobediência, a fim de manifestar tanto a Sua justiça como a Sua misericórdia; de tal modo que as pessoas por Ele destinadas à salvação devem forçosa e inevitavelmente ser salvas, e as demais devem forçosa e inevitavelmente ser condenadas.
  2. Que Deus (como outros ensinaram) considerou a humanidade não só como criada, mas também como caída em Adão, e, conseqüentemente, sujeita à maldição; tendo Ele determinado livrar alguns dessa queda e destruição e salvá-los como exemplos de Sua misericórdia; e deixar outros, até mesmo filhos do concerto, sob a maldição, como exemplos de Sua justiça, sem qualquer consideração a crença ou descrença. Com essa finalidade, Deus usou também certos meios pelos quais os eleitos fossem necessariamente salvos e os réprobos fossem necessariamente condenados.
  3. Que, por conseguinte, Jesus Cristo, o Salvador do mundo, não morreu por todos os homens, mas somente pelos que foram eleitos de acordo com a primeira ou a segunda forma.
  4. Que, portanto, o Espírito de Deus e Cristo atuaram nos eleitos com força irresistível a fim de compeli-los à crença e à salvação, mas que aos réprobos não foi dada necessária e suficiente graça.
  5. "Que aqueles que uma vez obtiveram verdadeira fé jamais poderiam perdê-la por completo ou terminantemente". A. W. Harrison, The Beginnings of Arminianism (1926), págs. 149 e 150. Esse ponto de vista, porém, não se originou com Calvino. Mil anos antes, de acordo com G. F. Wiggers, Agostinho expressou a mesma idéia:  
"Agostinho introduziu no sistema eclesiástico diversas idéias inteiramente novas. . . . Entre elas encontravam-se a graça irresistível, absoluta predestinação e a limitação aos eleitos da redenção por meio de Cristo". – An Historical Presentation of Augustinism and Pelagianism, pág. 368.
REFUTAÇÃO ELABORADA PELO ARMINIANISMO
Em oposição e esses pontos de vista, Armínio e seus colaboradores elaboraram uma refutação que apresenta cinco argumentos contrários. Mais tarde eles se tornaram a síntese do que se conhecia por arminianismo. Eram os seguintes:
  1. Que Deus, por meio de um decreto eterno e imutável em Cristo, antes de existir o mundo, determinou eleger para a vida eterna dentre a caída e pecaminosa raça humana os que por intermédio de Sua graça crêem em Jesus Cristo e perseveram na fé e na obediência; e, pelo contrário, resolveu rejeitar os impenitentes e descrentes, para condenação eterna (S. João 3:36).
  2. Que, em conseqüência disto, Cristo, o Salvador do mundo, morreu por todos os homens, de modo que obteve, pela morte na cruz, reconciliação e perdão do pecado para todos os homens; de tal forma, porém, que só os fiéis a desfrutaram em realidade (S. João 3:16;1 S. João 2:2).
  3. Que o homem não podia obter fé salvadora por si mesmo ou em virtude de seu próprio livre arbítrio, mas precisava da graça de Deus por meio de Cristo para renovar-se em pensamento e vontade (S. João 15:5).
  4. Que essa graça constitui a causa do início, do desenvolvimento e da conclusão da salvação do homem; de maneira que ninguém poderia crer ou perseverar na fé sem essa graça cooperante, e, conseqüentemente, que todas as boas obras devem ser atribuídas à graça de Deus em Cristo, Todavia, quanto à sua maneira de operar, essa graça não é irresistível (Atos 7:51).
  5. Que os verdadeiros crentes possuíam suficiente poder, mediante a graça divina, para batalhar contra Satanás, o pecado, o mundo, sua própria carne, e alcançar a vitória sobre eles; mas, para que pela negligência não apostatassem da verdadeira fé, perdessem a felicidade de uma boa consciência e fossem privados dessa graça, deveriam investigá-la mais cabalmente em conformidade com a Escritura Sagrada, antes de começar a ensiná-la." – Harrison, op. cit., págs. 150 e 151.
Essa controvérsia, que foi ativada por Armínio em 1603, atingiu o ponto culminante no Sínodo de Dort, em 1618 e 1619, e teve amplas conseqüências. Os seus efeitos se fizeram sentir não somente na igreja holandesa, mas as divisões alemã, suíça, escocesa, inglesa e francesa, da igreja cristã, também participaram dessa controvérsia ou se dividiram por sua causa. Desde então, o arminianismo se tornou o termo usado para exprimir conceitos teológicos contrários ao calvinismo. Entretanto, os seguidores de Armínio foram mais além em suas declarações do que o seu próprio mestre. Com efeito, ele ficaria surpreso e até indignado se pudesse ler as interpretações teológicas de alguns que têm sido classificados como arminianos. E o mesmo se pode dizer no tocante aos adeptos de Calvino. Parece até que o calvinismo atual sofreu maiores modificações que o arminianismo.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia não é calvinista nem totalmente arminiana em sua teologia. Reconhecendo os méritos de ambos esses sistemas, procuramos assimilar o que nos parece ser o claro ensino da Palavra de Deus. Embora creiamos que João Calvino foi um dos maiores reformadores protestantes, não adotamos a idéia de que algumas pessoas "são predestinadas para a morte eterna sem qualquer demérito de sua parte, simplesmente por causa da soberana vontade de Deus" (Calvino, Institutes, Livro 3, cap. 23, § 21). Ou que os homens "não são todos criados com o mesmo destino; mas a vida eterna é preordenada para alguns, e, para outros, a condenação eterna" (Idem, Livro 3, cap. 21, § 5).

Pelo contrário, cremos que a salvação é acessível a todo e qualquer membro da raça humana, pois "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (S. João 3: 16). Exultamos com o apóstolo Paulo porque "antes da fundação do mundo" (Efés. 1:4) Deus resolveu suprir a necessidade do homem, se ele pecasse. Esse "eterno propósito" abrangia a encarnação de Deus em Cristo, a vida sem pecado e a morte expiatória de Cristo, Sua ressurreição dentre os mortos e o Seu ministério sacerdotal no Céu, o qual culminará nos grandiosos aspectos do julgamento.

Cremos que nosso ensino a respeito do assumo do julgamento está inteiramente de acordo com a Bíblia e é a conclusão lógica e inevitável de nosso conceito acerca do livre arbítrio. Temos a convicção de que, como indivíduos, cada um de nós é responsável perante Deus. Declara o apóstolo Paulo: "Todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Como está escrito: Por Minha vida, diz o Senhor, diante de Mim se dobrará toco joelho, e toca língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus." Rom. 14:10-12.
LIVRE ARBÍTRIO E PREDESTINAÇÃO:
Afirma a Bíblia que há livre arbítrio, liberdade de escolha e ao mesmo tempo predestinação? Que a palavra de Deus declara que o homem é livre para escolher ninguém duvida, mas se ela também fala em predestinação, é necessário saber a que predestinação se refere. A Bíblia não se contradiz, não pode apresentar doutrinas antagônicas, portanto não pode ensinar o livre arbítrio e a predestinação calvinista. QUE É LIVRE ARBÍTRIO? Livre arbítrio é um princípio escriturístico que declara que o homem é livre para tomar decisões, para decidir a questão do seu destino.
QUE É ´REDESTINAÇÃO? Predestinação pode ser definida no sentido geral e no sentido bíblico. No consenso do povo é crer que Deus traçou um plano para a nossa vida e devemos segui-lo sem o direito da escolha. Em outras palavras – somos autômatos, desempenhando um papel previamente estabelecido por Deus. Calvino, ampliando idéias já antes defendidas por Santo Agostinho, afirmou que desde a antigüidade Deus estabeleceu dois decretos: Um selecionando um grupo para a salvação ou vida eterna e um outro decreto selecionando aqueles que serão destruídos. O próprio Calvino qualificou-o como terrível decreto de Deus. Estaria este ensino em harmonia com as doutrinas bíblicas? De modo nenhum. Porque a dupla predestinação ensina que se não fomos arbitrariamente escolhidos para a salvação, não há esperança, mesmo que almejemos ardentemente esta graça. A Bíblia não diz isto. Predestinação bíblica, seria o decreto de Deus que possibilita a salvação a todos os que aceitarem a Cristo.

Os adventistas não temos pregado e escrito o suficiente sobre este magno assunto. Creio ser nosso dever compreendê-lo melhor e expô-lo com clareza aos outros, embora reconhecendo, que ele é complexo, e em alguns aspectos transcende a nossa limitada compreensão. Disse Russel Norman Champlin em O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo: "As questões relativas à predestinação e à eleição não podem ser explicadas por raciocínio humanos." Concordamos – Elas são explicadas pelo raciocínio divino, isto é, pela Palavra de Deus.

"A doutrina da predestinação de uns para o bem e a felicidade e de outros para a mal e a infelicidade, parece ter nascido da necessidade de alguns teólogos de conciliarem a misericórdia com a Justiça Divina. Deus é justo com os que predestina ao mal e misericordioso com os que predestina para a salvação. As passagens de Isaías 1:27 e Rom. 3:25 negam que a misericórdia e a justiça sejam atributos divinos distintos; Deus não é metade misericórdia e metade justiça, mas inteiramente misericórdia e inteiramente justiça." – Hans K. LaRondelle, Apostila Predestinação Bíblica. Em que passagens e fatos bíblicos se baseiam os defensores da predestinação divina para a perdição? As passagens mais enfáticas para eles são:

Prov. 16:4; Rom. 9:18; 8:29 e 30; Efés. 1:5,11. Leitores apressados da Bíblia, deslocando, às vezes, estas passagens do seu contexto, concluíram, que Deus arbitrariamente predestinou algumas pessoas para serem salvas e outras para se perderem. Dentre os fatos mais citados estes se destacam:
  1. O endurecimento do coração de Faraó.
  2. Judas predestinado para trair a Jesus.
  3. A declaração de Rom. 9:13: "Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú.
A palavra predestinação não aparece na Bíblia, mas o verbo predestinar, em grego prooridzo, é empregado quatro vezes, isto é, em Rom. 8:29 e 30; Efés 1:5 e 11. (Alguns manuscritos o trazem também em Atos 4:28 e 1 Cor. 2:7). A palavra é formada de (pró), antes e o verbo  (horidzo) – definir, limitar. Este verbo é usado em português na palavra horizonte, como círculo limitante do campo da nossa observação. Prooridzo pode ser traduzido por demarcar de antemão, ser determinado anteriormente.
A HERMENÊUTICA E A PREDESTINAÇÃO
Três úteis princípios hermenêuticos ou interpretativos nos ajudarão a compreender o problema da predestinação.
  1. É a regra áurea da interpretação, chamada por Orígenes de "Analogia da Fé". O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de passagens isoladas. Não podemos basear uma doutrina numa só passagem.
  2. Para compreender bem uma passagem é precisa consultar as passagens paralelas. São aquelas que tratam do mesmo assunto.
  3. Observar bem o contexto. Ver o que vem antes e depois para saber de que autor está tratando.
Ilustremos com exemplos bíblicos estes princípios, visando elucidar o assunto que estamos apresentando.

1º) Prov. 16:4 – "O Senhor fez todas as coisas para determinados fins, e até o perverso para o dia da calamidade." Ecles. 7:29 – "Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias." Deus de modo algum é o originador do mal, mas os que se tornam malvados por sua livre vontade, Deus os destruirá.

2º) O segundo princípio pode ser ilustrado com Rom. 9:18 que declara: "Logo, tem ele misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz." Colocando ao lado as passagens paralelas de Sal.18:25 e 26 e Isa. 55:7 sabemos com quem Deus quer ser misericordioso e com quem age com dureza. Estas passagens nos afiançam que com os benignos Ele é benigno, mas destruirá os perversos e impenitentes. Êxodo 4:21 e 7:3 afirmam que Deus endureceu o coração de Faraó. Estas passagens são citadas pelos defensores da predestinação. Temos aqui um idiomatismo hebraico, ou seja o verbo usado não para expressar a execução de algo, mas a permissão para fazer isso. Confira Êxo. 5:22 – "Ó Senhor, por que afligiste a este povo?" (isto é, toleraste que fosse afligido). Ademais as passagens paralelas de Êxodo 7:13, 22 e 8:32 nos mostram que foi Faraó que endureceu o seu próprio coração.

3º) O contexto das passagens de Romanos e Efésios que falam da predestinação é claro em nos mostrar que todos fomos predestinados para a salvação. Paulo nos diz que Deus através de Cristo nos predestinou para que fôssemos seus filhos por adoção. Os gentios ficaram admirados por serem atingidos pelo evangelho. Eles perguntavam: Por que só agora lhes fora revelado este privilégio? Paulo lhes diz claramente que eles já tinham sido destinados ou predestinados para serem participantes do evangelho.

Deus tem um propósito para este mundo e para cada pessoa individualmente. Este propósito é que todos cheguem ao conhecimento da verdade e se salvem. "Deus não deseja que alguém se perca" II Ped. 3: 9. Alguns afirmam: estava predestinado que Judas trairia a Cristo, por isso ele não era livre para escolher. A Bíblia não diz que estava predestinado que Judas o trairia. Embora a morte de Cristo fosse pré-ordenada, Pilatos e Judas não precisariam ter sido instrumentos dessa morte, eles eram livres para aceitá-lo ou colaborarem na sua condenação,

O Espírito de Profecia declara: "O Salvador lia o coração de Judas; sabia as profundezas de iniqüidade a que, se o não livrasse a graça de Deus, havia ele de imergir. ... Abrisse ele o coração a Cristo, e a graça divina baniria o demônio do egoísmo, e mesmo Judas se poderia tornar um súdito do reino de Deus." – O Desejado de Todas as Nações, pág, 294.

Outra passagem muito citada pelos calvinistas para a dupla predestinação é Rom. 9:13 – "Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú." Afirmam: Antes do nascimento, um é predestinado para a Salvação e outro para a condenação. Esta é uma conclusão simplista e antibíblica.
DEVEMOS ATENTAR PARA ESTES DOIS PONTOS:
  1. Esta citação de Paulo foi tirada de Malaquias 1: 2-3, escrita mais ou menos 1.000 anos depois que eles viveram, portanto não é uma profecia, mas sim fato histórico.
  2. Malaquias não está falando de Esaú e Jacó como duas pessoas, mas de dois povos distintos: israelitas e edomitas. Jacó está representando o povo do concerto e Esaú os incrédulos e inimigos de Deus. O aborrecimento de Deus por Esaú – ou melhor pelos seus descendentes – foi após um milênio de paciência.
Paulo declara que Jacó foi escolhido para uma função, para representar um papel de destaque na história do povo de Deus. Rom. 9:11-12. Os versos 34 e 41 de Mat. 25 contradizem frontalmente a dupla predestinação de Calvino.

Verso 34 – "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possui por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Isto sugere predestinação para a Salvação.
Verso 41 - ". . . Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." Se houvesse a dupla predestinação a afirmativa de Cristo seria – preparado para vós desde a fundação do mundo. O fogo foi preparado para o diabo e seus anjos, não para o homem.

Outra declaração importante de Paulo, que precisa ser bem compreendida é a de Rom. 9:22 e 23.

O verso 22 fala dos vasos de ira preparados para a perdição, mas que Deus os suportou com muita longanimidade.

No verso 23 há o relato dos vasos da glória preparados previamente, O comentário do Púlpito em inglês chama-nos a atenção para uma palavra muito importante ao interpretar estes versos, isto é, previamente.

 A Bíblia nos prova de maneira inequívoca que os vasos da ira não foram feitos por Deus para a destruição. Basta ler as passagens paralelas de Romanos 2:4 e 5 onde Paulo nos fala que Deus trabalha para a Salvação do homem, mas o próprio homem endurece o seu coração para o dia da ira.

Em Adão todos são predestinados para a perdição. I Cor. 15:22.
Em Cristo todos são predestinados para a salvação. S. João 1:12.
PROVAS BÍBLICAS CONTRA A PREDESTINAÇÃO CALVINISTA

Dentre as múltiplas citações escriturísticas, que contradizem o ensino satânico de Deus haver predestinado pessoas para a perdição, as 10 seguintes devem ser destacadas, por sua objetividade e clareza ímpar:
  1. 1 Tim. 2:4 – "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." O relato de Paulo aqui não admite divagações. Sua declaração nos leva a afirmar: ninguém foi designado para a perdição.
  2. II Ped. 3:9 – ". . . não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." É impossível, harmonizar – Deus não deseja que alguém se perca, com a idéia de Ele escolher pessoas para serem destruídas.
  3. Apoc. 22:17 – ". . . quem quiser receba de graça a água da vida." Todos têm a oportunidade, graças a Deus. Aqui entra em cena a vontade pessoal. Querer é um verbo que indica vontade, portanto a pessoa escolhe; não aparece a imposição. Maravilhoso é o livre arbítrio concedido por Deus.
  4. São João 3:16 – ". . . todo aquele que nele crê. . ." Deus decretou que todos os que aceitarem a Cristo se salvem. Não decretou que todos devem aceitar a Salvação que Ele oferece. Deus não força a vontade de ninguém.
  5. Ezeq. 18:32 – "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus, Portanto convertei-vos e vivei." Deus tem prazer na salvação, nunca na perdição.
  6. Mat. 7:21 - "Nem todo o que me diz : Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus." Muitos não serão salvos, porque não aceitam as condições da salvação.
  7. Jer. 21:8 – ". . . Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte." Para que dois caminhos se a sorte de cada um já está traçada antes?
  8. Apoc. 2:10 – ". . . Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida." Vejam que a salvação também depende de nós. Depende da nossa perseverança. Heb. 3:14.
  9. Atos 17:30 – ". . . agora, porém notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam."O convite a todos para que se arrependam seria um escárnio ao nome de Deus se os homens não se pudessem arrepender. Paulo declara em Tito 2:11 que "a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens."
  10. I Tes. 5:9 – "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo." Esta declaração é muito significativa e seria suficiente para desmoronar o frágil edifício dos calvinistas.
Após a leitura destas passagens a nossa conclusão só pode ser esta: Deus não predestinou que pessoa alguma se perca.
ELEIÇÃO E VOCAÇÃO
Intimamente relacionadas com a predestinação se encontram a eleição e a vocação.
  • Vocação é o chamado.
  • Eleição é a escolha. 
A Bíblia está repleta de exemplos, de que a eleição, tanto de um povo, coma de indivíduos é para o serviço, para o desempenho de um papel no plano da salvação, para ser uma bênção aos outros e não simplesmente como um privilégio. Veja Gên. 12:2.

Israel foi eleito como um povo para um especial serviço. Deut. 4: 37; 7:6-8.
Exemplos bíblicos de pessoas eleitas para a execução de um trabalho especial:
  • Moisés – Êxodo 3.
  • Os Sacerdotes – Deut. 18:5.
  • Os reis –I Sam. 10:24.
  • Os profetas – Jer. 1:5.
  • Os apóstolos – S. João 6:70
TRÊS VERDADES NÃO PODEM SER OLVIDADAS QUANTO À ELEIÇÃO:
  1. A eleição de Deus inclui todo o mundo. PP 207, 208; DTN 615; I Tim. 2: 4, 6; II Cor. 5:14-15. Deus não elegeu ou predestinou apenas aqueles que eram dignos de Sua graça. Mas elegeu o indigno, Ele elegeu o iníquo, Ele elegeu os seus inimigos. Rom. 5: 6.
  2. Deus nos escolhe para o serviço na base do caráter e não em bases pessoais. Nós nos elegemos, quando pelo poder de Cristo atingimos o padrão que ele estabelece. PP 208; SDABC, Vol. VI1, pág. 944.
  3. A escolha de uma pessoa, não significa a rejeição de outras. A escolha de Israel não significou a rejeição dos gentios. Ao escolher Israel Deus desejava que por seu intermédio outras nações pudessem ser participantes de sua graça. Berkouwer, em seu notável livro, Divine Election, escrito com a finalidade principal de combater a dupla predestinação calvinista, nos informa que aprendeu nas Escrituras que o termo bíblico para eleição não implica necessariamente na rejeição de outros.
HÁ DUPLO PROPÓSITO NA ELEIÇÃO:
  • Para a salvação dos eleitos – Rom. 11:7-11; II Tes. 2:13.
  • Para a glória de Deus – Efés. 1:6, 12, 14,
ILUSTRAÇÃO 
A historieta de um velho preto, membro leigo, de parcos conhecimentos teológicos, nos informa da nossa parte no problema da salvação: "Bem, há uma eleição onde Deus está votando a nosso favor e o diabo votando para a nossa perdição, do lado em que pusermos o nosso voto esse ganhará a eleição. "Comentando esta declaração o famoso evangelista Wilbur Chapman declarou: "Tenho feito um curso de teologia, sou graduado num seminário teológico, mas nunca ouvi uma explicação tão boa como esta".
PORQUE CONDENAMOS A PREDESTINAÇÃO CALVINISTA?
Além das provas bíblicas já apresentadas podem ainda ser adicionadas:
  1. A debilidade da doutrina da predestinação consiste em que ela destrói o livre arbítrio, que é uma doutrina fundamental ensinada na Bíblia.
  2. Atos 10:34 e 35 – afirma que Deus não faz acepção de pessoas. Se predestinasse alguns para se salvarem e outros para se perderem estaria fazendo acepção de pessoas.
  3. Se em Cristo há plena possibilidade de salvação para todos, cai por terra a doutrina gnóstica e calvinista da redenção limitada.
  4. Ellen G. White faz bem claro em Conflito dos Séculos pág, 279 - Que a doutrina calvinista do duplo decreto divino havia conduzido muitos à rejeição virtual da lei de Deus.
  5. Na conhecida Conferência Geral de Mineápolis, em 1888 este assunto foi discutido e por orientação divina chegou-se à conclusão seguinte: a predestinação calvinista não é defensável pela Bíblia, deve ser rejeitada, desde que o homem é livre para escolher.
  6. Deus decretou que todos os que aceitarem a Cristo se salvem. Não decretou que todos devem aceitar a salvação que ele oferece.
  7. Podemos fazer a escolha Segundo a nossa vontade. I Ped.1:2."Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito para a obediência. . ."
  8. A salvação é nossa em Cristo. É preciso aceitar a Jesus Cristo para receber a salvação. I João 5:11. Os que estão com Ele são chamados os escolhidos, os fiéis. Apoc. 17: 14.
CONCLUSÃO: CREMOS QUE
  • "Que o homem é livre para escolher ou rejeitar o oferecimento da salvação por meio de Cristo; não cremos que Deus tenha predestinado que alguns homens sejam salvos e outros perdidos" – Questions on Doctrine, pág. 23.
  • Compreendida em seu sentido positivo e bíblico a predestinação é algo sublime, é confortadora para cada cristão, mas em seu sentido negativo, antibíblico, calvinista pode levar ao fracasso na carreira cristã.
  • Passagens bíblicas que falam de predestinação nos afirmam que fomos predestinados para a Salvação, por meio de Jesus Cristo. Rendamos sempre louvores a Ele por este sublime privilégio, que nos é oferecido graciosa mente.
 NOTA
Dentre as fontes consultadas a mais valiosa foi a Apostila Herança Teológica Protestante, Predestinação Bíblica do Prof. LaRondelle.

Extraído de: Leia e Compreenda Melhor a Bíblia de Pedro Apolinário

Adaptação, Grifos e Didática
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

15 comentários:

Jeferson Santos disse...

Refutei essa parte do estudo, pois creio que nela estão reunidos os argumentos que fazem muitos crentes penderem para o livre-arbítrio, então se verem essa parte desmoronar, penso que o resto tembem fique abalado. Desde já peço desculpas, pois peguei um pouco pesado em algumas partes, pois a principio preparei essa refutação como exemplo para minha família que esta começando a estudar o tema.


Provas Bíblicas Contra a Predestinação Calvinista

1ª) 1 Tim. 2:4 – "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno
conhecimento da verdade." O relato de Paulo aqui não admite divagações. Sua declaração nos leva a
afirmar: ninguém foi designado para a perdição.

Verdade? Então por que Deus diz haver criado todas as coisas com um proposito, até o ímpio para o dia do mal (Pv 16:4), mas sei que já estão “vacinados” contra esse versículo de provérbios (vacina do diabo, pois vacina as pessoas contra as Escrituras), por isso vou colocar outro versículo em apoio:

“e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.”
I Pedro 2:8

Jeferson Santos disse...

2º) II Ped. 3:9 – ". . . não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao
arrependimento."
É impossível, harmonizar – Deus não deseja que alguém se perca, com a ideia de Ele escolher
pessoas para serem destruídas.

Talvez o autor desse estudo não goste muito de ler a bíblia e por isso ache mais fácil distorce-La, pois ao ler o contexto do livro de II Pedro pode-se perceber que essa carta do apostolo de forma alguma fala o que o autor do estudo pretende dizer, pra começar vejamos pra quem é esta carta:

1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor;
3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; II Pedro 1:1,2 e 3

Jeferson Santos disse...

“Texto fora de contexto é pretexto!” O primeiro capitulo da carta fala, além das saudações (que salientam que a carta é direcionada a crentes), sobre o desenvolvimento da fé, caso queira comprovar isso é só ler o resto do capitulo, coisa, alias, que faço questão, pois só a verdade do evangelho liberta do engano.
O segundo capitulo adverte contra os falsos mestres:

1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade;
3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita. II Pedro 2:1,2 e 3


Continuando dentro do CONTEXTO DA CARTA, Pedro depois de falar sobre o desenvolvimento da fé no primeiro capitulo, no segundo adverte sobre os falsos mestres, e um detalhe importante, Pedro diz que eles são: “movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio”, observemos, são as igrejas calvinistas as mais ricas? De fato, não! Foi de dentro das igrejas do livre-arbítrio que surgiram absurdos gananciosos como a teologia da prosperidade, As igrejas arminianas são as mais famosas no meio “gospel” sem nunca esquecer seus incessantes apelos por ofertas e dízimos, porem fora do meio evangélico temos a mais rica de todas as igrejas que se dizem cristãs, a católica, que em um de seus concílios declarou que fosse maldito aquele que tocasse no arbítrio humano.

Porem, voltando ao contexto de II Pedro, por fim, chegamos ao capitulo em questão, cujo assunto é a aparente demora para volta de Cristo, onde os falsos começam a escarnecer:

sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências,
e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. II Pedro 3:3,4


A pergunta: Onde está a promessa da sua vinda? E então a resposta:

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco [os crentes. Citados em II Pedro 1:1], não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

Jeferson Santos disse...

Importante é notar que o autor desse “estudo” foi muito tendencioso e até desleal para com a Palavra de Deus, pois isolou apenas a parte do versículo que lhe serviria para distorção. Não seria preciso nem toda essa análise de contexto que fiz, pois o mal-entendido proposto pelo autor do “estudo” se resolveria analisando cuidadosamente apenas o versículo proposto.
Vejam o que se diz: porém é longânimo para convosco, esse CONVOSCO, são os crentes (como vimos, a carta é para crentes), e para esse CONVOSCO/OS CRENTES é dito: não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

É realmente desejar impor uma interpretação, dizer que num mesmo versículo fala aos crentes e depois, sem nada que indique isso, dizer que o versículo é universal

Vou dar um exemplo, eu poderia dizer em determinada situação: Peço que permaneçam no ônibus por mais que a viagem demore, pois quero que TODOS cheguem ao destino.
-Pergunto, quem interpretaria o TODOS do meu exemplo como se referindo a cada individuo do universo em cada tempo histórico?

Jeferson Santos disse...

3ª) Apoc. 22:17 – ". . . quem quiser receba de graça a água da vida."
Todos têm a oportunidade, graças a Deus. Aqui entra em cena a vontade pessoal. Querer é um
verbo que indica vontade, portanto a pessoa escolhe; não aparece a imposição.
Maravilhoso é o livre arbítrio concedido por Deus.

Pobre arminiano, sempre em que entra o verbo querer ele confunde com o verbo PODER. Esquece-se de que não depende de quem quer, mas de Deus usar de sua misericórdia (Rm 9:16), sei que muitos pensam estar vacinados contra Rm 9, mas estão claramente enganados, porem não vou me ater a diluir isso gora, pois tomaria muito tempo, até porque, outras partes da Palavra dão conta de explicar a confusão dos que amam o arbítrio humano.
Outro ponto é que, estando o homem morto em delitos em pecados, quem ha de querer a vida vinda de Cristo? Isso lembra o Evangelho de João, onde o verbo querer também está presente, nessa ocasião Jesus discursava aos judeus depois de haver curado no sábado.

Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. João 5:21

E mais adiante Jesus diz aos judeus:

mas não quereis vir a mim para terdes vida!
João 5:40

Jeferson Santos disse...

Note que é uma exclamação e não uma interrogação no fim da frase, pois não está perguntando, como se fizesse um convite.
Vejamos o que Jesus ensina mais tarde:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.
João 6:39

*Por favor, que nenhum arminiano interprete esse TODOS do versículo acima como toda a humanidade em todos os tempos.

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44

E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido.
Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. João 6:65,66


*Me pergunto se muitos dos que se dizem discípulos ainda andam com os ensinos de Cristo...
* Importante notar que o mesmo autor de Apocalipse é quem relata esses ensinos de Jesus acima citados, será que em Apocalipse João queria mesmo dizer isso que autor do “estudo” quer que pensemos?

Jeferson Santos disse...

Agora já posso imaginar perguntas surgindo - ... “por que Deus toca em nosso querer, se pelo que Jesus ensina, não depende do nosso querer, mas do querer de Deus?”...
Um homem não regenerado não PODE querer ser vivificado por Jesus, ou você já viu um morto querendo ficar vivo? Só os vivificados por Deus vão desejar receber de graça a agua da vida.
Ai alguns diriam: “...-Por que então diria para que queiramos algo que em verdade nem todos podem querer?...”
Eu diria que acontece vários casos onde Deus pede algo que Ele sabe que não podemos fazer. Por exemplo, Ele manda que todo homem cumpra a sua Lei, mas:

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o PODE ser; Romanos 8:7

Eu iria comentar sobre o crer para ser de Cristo, mas deixo para a próxima questão do autor...

Jeferson Santos disse...

4ª) São João 3:16 – ". . . todo aquele que nele crê. . ." Deus decretou que todos os que aceitarem a
Cristo se salvem. Não decretou que todos devem aceitar a Salvação que Ele oferece. Deus não força a
vontade de ninguém.

Repetindo:
E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.
Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
João 6:39,40

O autor do “estudo” cita João 3:16: ". . . todo aquele que nele crê. . ."

Mas quem crê?

Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;
eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
João 10:26,27,28

Jeferson Santos disse...

O texto sagrado é explicito, só as ovelhas de Cristo creem, e antes que o arminiano faça mais confusão, cabe explicar que não é a vontade do homem que o faz vir a Jesus, pois é o Pai que dá as ovelhas a Cristo, e que ninguém ouse dizer que as ovelhas de Cristo são pessoas que livremente escolhem Lhe seguir, e que depois disso então Deus as dá como ovelhas de Cristo, pois Jesus diz:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

E não: Todo que vir a mim o Pai me dá.

5ª) Ezeq. 18:32 – "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus, Portanto
convertei-vos e vivei."
Deus tem prazer na salvação, nunca na perdição.

Mais um caso de falta de contexto, e ainda distorção de assunto, pois eleição e predestinação em nenhum momento são o tema desse trecho citado. O assunto é que Israel acusa o Senhor de ser injusto (Ez 18:25), porem Deus fala para que eles se arrependam, pois eles são quem andam em caminhos tortos.
E o caso do versículo em questão, é que realmente Deus não tem prazer na morte, pois seu prazer está na vida dos seus justo, na morte do ímpio está a IRA de Deus. Com relação ao apelo para o convertimento é sabido que só as ovelhas de Deus ouvem e dão crédito aos apelos da palavra, e esse é o meio pelo qual Deus converte os seus, os demais são endurecidos.
Se alguém achar raso esse ensino, e achar que não é a verdade da Palavra para esse trecho, vale lembrar que Deus de antemão disse que eles não se arrependeriam

Mas a casa de Israel não te quererá ouvir; pois eles não me querem escutar a mim; porque toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração. Ezequiel 3:7


Com base nesse versículo acima dá até pra imaginar alguns livre-arbitrianos murmurando:
“...- Ah, por que falar então a Israel se o Senhor sabe que não ouvirão?!?...”
Fazem o mesmo com relação ao evangelismo...

Jeferson Santos disse...

6ª) Mat. 7:21 - "Nem todo o que me diz : Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."
Muitos não serão salvos, porque não aceitam as condições da salvação.

O autor do “estudo” deve estar confuso, pois novamente ele está errando o tema do versículo. O tema aqui são os frutos, "toda a arvore boa produz bons frutos” (Mt 7:17), não tem nada haver com “condições da salvação”.
Esse texto é longamente utilizado por calvinistas para mostrar que não são pelas obras que se obtém salvação.


7ª) Jer. 21:8 – ". . . Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte."
Para que dois caminhos se a sorte de cada um já está traçada antes?

O autor do “estudo” não entende que Deus utiliza o querer do homem para cumprir seu Decreto, e que mesmo que o homem tenha varias opções, ele acaba por escolher exatamente como antes da fundação do mundo Deus já sabia.
O homem não tem poder para controlar nem o dia de sua morte

Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; tu lhe puseste limites, e ele não poderá passar além deles. Jó 14:5


Muito menos seus caminhos...

O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16:9

...mesmo em meio a opções.

Jeferson Santos disse...

8ª) Apoc. 2:10 – ". . . Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida."
Vejam que a salvação também depende de nós. Depende da nossa perseverança. Heb. 3:14.

Existem varias passagens que mostram que os verdadeiros crentes são preservados eternamente...

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:27

... mas quero analisar mais profundamente esta:

o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações. II Coríntios 1:22

Jeferson Santos disse...

se alguns dos selados por Deus pudesse atingir uma queda final da Graça, então Deus teria de se desfazer do Espirito Santo, pois Ele pois em penhor o Espirito em nossos corações, será que Deus brincaria dessa forma consigo mesmo na forma da terceira pessoa da Trindade?
Alguns podem argumentar: “...- Ah, se uma vez salvo, sempre salvo, como fica aqueles que eram tão fervorosos e depois abandonaram a fé? Mesmo tendo uma vida de pecados e abandonando a Cristo, eles serão salvos? Eles um dia aceitaram a Jesus...”

Nesse caso existem duas hipóteses:
Pode ser que a queda desse não seja final, então em algum tempo Deus lhes dará arrependimento e lhes fará voltar à vida cristã;
Ou a conversão destes era falsa, e eles abandonam a Cristo porque nunca foram ovelhas dEle, veja:

Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. I João 2:19

9ª) Atos 17:30 – ". . . agora, porém notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam."
O convite a todos para que se arrependam seria um escárnio ao nome de Deus se os homens não
se pudessem arrepender. Paulo declara em Tito 2:11 que "a graça de Deus se manifestou salvadora a
todos os homens."

As vezes da a impressão que o autor desse “estudo” fez uma busca numa bíblia digital pela palavra “todos”, então quando aparecesse alguma com algum contexto que lhe parecesse favorável, ele apresentava.
Se Deus quer realmente que todos os homens se arrependam, mas estes não se arrependem, então deve haver algum problema. O autor do “estudo” sugere que os homens não se arrependem porque não querem, porem Deus quer que eles se arrependam. Por conclusão desse raciocínio temos que o proposito de Deus se frustra e o querer do homem prevalece, porem, é o que a Bíblia diz?

Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá. Provérbios 20:21

Se levarmos como verdadeiros os argumentos do autor desse "estudo” teremos a imagem de um deus que quer fazer o bem, e o faria se pudesse, mas não pode, pois seus propósitos dependem da aprovação da criatura para cumprirem-se, ou não.

Jeferson Santos disse...

10ª) I Tes. 5:9 – "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante
nosso Senhor Jesus Cristo."
Esta declaração é muito significativa e seria suficiente para desmoronar o frágil edifício dos
calvinistas.
Após a leitura destas passagens a nossa conclusão só pode ser esta: Deus não predestinou que
pessoa alguma se perca.

Não sei como alguém poderia dar crédito a esse “estudo”, pois seu autor claramente distorce a palavra. Em I Tes. 5:9, é uma carta para crentes (I Tes 1:1), da igreja de tessalonica, é logico que eles como eleitos, não são destinados à perdição, perceba que Paulo fala:” ...Deus não nos destinou para a ira”, esse “nos” deixa claro que ele não se refere a cada individuo do mundo, mas aos crentes tessalonicenses.

Por fim fica clara a depravação do homem, e isso se manifesta nesse estudo, onde o autor tenta de varias formas elevar a criatura e diminuir o Criador com relação a Seu Decreto Soberano e Eterno.

Jeferson Santos (jeferson-comercial@live.com) disse...

O autor chama um ensinamento Bíblico de satânico: “ensino satânico de Deus haver predestinado pessoas para a perdição” mas se a Bíblia assim diz, e Ela(a Bíblia) é a palavra de Deus, este homem blasfema, chamando o próprio Deus de satânico.

O que Palavra diz com relação a isso:

E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Romanos 9:22


Alguns argumentam que a Bíblia nesse capitulo fala de um povo, o que é facilmente demonstrado que não, porem, mesmo que assim fosse, não mudaria o fato de que existem vasos preparados para perdição, e note o fato de que Palavra não diz que eles(os vasos) prepararam a si mesmos para perdição, mas sim que foram preparados, e preparados por Deus, será que o autor do estudo já leu Romanos?

Outro precioso texto:

“e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.”
I Pedro 2:8


Porem com relação à destinação para salvação eis um texto que não deixa dúvidas:

Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna. Atos 13:48

Notemos que não foram todos os gentios que creram, só os que haviam sido destinados para vida eterna.

Meditemos nos textos, e não nos deixemos iludir por “estudos” daqueles que se rebelam contra soberania de Deus.

Que Deus nos de entendimento.
Amem

Jeferson Santos disse...

Olá Pr. Círilo

O que ocorreu para que o senhor não postasse meus comentarios?

Escrevi uma refutação a um trecho desse estudo e esperava algum comentario de sua parte.

Se quiser pode entrar em contato pelo e-mail:

jeferson-comercial@live.com

Que a Paz de Cristo seja contigo.

Amem