quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE E O PAPEL DO PROFESSOR

EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE E O PAPEL DO PROFESSOR

Debates sobre a profissionalização da educação não param. Reflexões sobre o desenvolvimento profissional do professor também são realizadas em nível acadêmico. A importante questão da proletarização ganha força e, torna-se necessária, nesse universo de profissionalização e desenvolvimento. O que não pode acontecer é o massacre da essência da educação verdadeira pelo educador, como diz Ruben Alves o objetivo do professor é “causar espanto, curiosidade e provocar inteligência na cabeça do aluno”. Todas as estruturas profissionais e hierarquias construídas devem favorecer para florescer e fortalecer esse ideal. O aluno deve ser inspirado a buscar a independência.
O professor precisa de amparo profissional e pessoal para trabalhar com prazer e alcançar em sua carreira a satisfação plena. O desenvolvimento profissional, prática estabelecida a partir da influência anglo-saxônica e, significa um conjunto de atividades, processos ou medidas destinadas a aprimorar a capacidade profissional e pessoal dos professores e professoras é uma das propostas mais importantes na sustentação e manutenção do professor. Embora se reconheça que possa haver diferença entre o profissional e o pessoal, ambos devem caminhar juntos, em harmonia, para que o professor encontre plena satisfação no exercício da função. Ele precisa disso.
Ao pensar Desenvolvimento Profissional, é necessário considerar, de acordo com Glatthorn, (1) o desenvolvimento de aptidões didáticas, isto é, melhoria das habilidades didáticas, (2) desenvolvimento profissional, proporcionando uma melhoria pessoal na carreira do educador, (3) desenvolvimento na carreira profissional, isto é, progresso no ciclo estabelecido da carreira, (4) desenvolvimento pessoal, no sentido de progresso individual em diversas áreas como moral, ego, acadêmico, relações pessoais etc., e (5) desenvolvimento institucional ou da organização visando a, transformação do ambiente em comunidade e trabalho conjunto.
 
A profissionalização da docência não elimina, a meu ver, a essência da educação. Uma profissão, inclusive a docência é caracterizada, como faz Shulman, da seguinte maneira: (1) Obrigação de prestar serviço a outros, (2) domínio de um corpo de teorias, (3) campo de atuações práticas qualificadas, (4) exercício do recrutamento mesmo em condições de incertezas, (5) interação da teoria e prática, (6) aprimoramento da qualidade e aumento do conhecimento e (7) avaliação na construção do projeto de trabalho e no seu desenvolvimento (Luckesi).
 
Mesmo havendo acirrados debates, acredito que a profissionalização da docência pode contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal do professor – educador, não invalidando a proletarização, pelo contrário inspirando a busca por maiores especializações e possibilitando a introdução do professor ao nível do aluno mais simples para fazê-lo maior e mais brilhante no campo do pensamento, do saber e da utilidade para o bem comum da sociedade. O papel do professor é não perder a essência, é mergulhar com interesse no universo do aluno e fazê-lo pensar, ser independente.
 
 
 
 
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Evangelista da IASD – AP, SP.
Bacharel em Teologia – UNASP.
Mestre em Teologia – UNASP.
Doutorando em Teologia – MACKENZIE.
TWITTER: @prcirilo

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