domingo, 3 de maio de 2015

A JUSTIÇA PELA FÉ NA MENSAGEM DOS 3 ANJOS DE APOCALIPSE 14


A JUSTIÇA PELA FÉ NA MENSAGEM DOS 3 ANJOS DE APOCALIPSE 14

 

INTRODUÇÃO

 

A mensagem dos três anjos de Apocalipse 14 ocupa um lugar de central importância no último livro da Bíblia. Como mensagem final de encerramento do livro contida nos capítulos 12-19, as mensagens dos três anjos de Apocalipse 14 funcionam como sendo o seu próprio coração e espinha dorsal; coração, porque o primeiro anjo dá ênfase ao "evangelho eterno" como última mensagem de misericórdia e salvação; espinha dorsal, porque o apelo deste evangelho e colocado numa perspectiva histórico-redentora do "tempo do fim" apocalíptico, quando a "besta" e "sua imagem" terão domínio universal e a "marca da besta" será imposta a todos os homens (Apoc. 14:9-11), precedendo imediatamente o Juízo do Segundo Advento de Cristo (Apoc. 14:14-20).

Este contexto apocalíptico dá à mensagem final do evangelho uma seriedade e urgência únicas. As três mensagens evangélicas não são três mensagens diferentes do evangelho. Elas são o mesmo e único evangelho que existiu desde o princípio, o evangelho eterno. Unem o lado positivo do evangelho salvador com o negativo do juízo de Deus para aqueles que recusam este apelo final do evangelho. Seguem basicamente o mesmo princípio dos apelos feitos pelos profetas do Velho Testamento e pelo apóstolo S. João quando anunciou:

"Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantêm rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus" (S. João 3:36).

Apenas Apocalipse 14 explica claramente e com mais detalhes que a ira de Deus contra a geração final se manifestara em sete pragas específicas a serem derramadas do santuário celeste sobre uma Babilônia universal, enquanto que o Israel de Deus será poupado no Monte de Sião. Os três anjos proclamam o ultimato de Deus para um planeta em rebelião. São, portanto, as verdades que provam, o evangelho aplicado à situação da apostasia final e ao surgimento do Anticristo.

O que será preciso, então, para ser salvo, é ter aquela mesma fé que Abraão precisou ter quando creu na palavra de Deus e obedeceu, a mesma que Habacuque precisou ter quando disse para a Judá ameaçada: "Mas o justo vivera pela sua fé" (Hab. 2:4). Jesus focalizou o ponto essencial ao perguntar:

"Contudo, quando vier o Filho do homem, achará porventura fé na Terra? (S. Luc. 18:8).

O assunto crucial parece ser, portanto, se compreendemos e exercitamos ou não a verdadeira fé, a fé que salva e santifica. O que é fé? Qual é a sua natureza? Como se gera ela? Como se cultiva? Como se manifesta?

Estas são perguntas perenes que já eram relevantes nos tempos de Abraão, de Moisés, de Davi, dos profetas, nos dias do próprio Cristo, na era apostólica, no período da Reforma, em cada reavivamento verdadeiro, e especialmente e relevante para a igreja remanescente de hoje.

Qual é a nossa doutrina central, o verdadeiro empuxo da mensagem que devemos dar ao mundo e a todas as demais igrejas? Como se relacionam todas as nossas doutrinas caracteristicamente adventistas com a mensagem central de adoração a Deus pela fé em Cristo Jesus?

 

O EVANGELHO ETERNO


Os três anjos de Apocalipse 14 apresentam suas grandes mensagens numa ordem definida e divina e, desde o início do seu cumprimento em 1843 AD, o fizeram nesta mesma ordem (cf. 2ME 104-105). É de importância vital compreender que "não pode haver terceira sem primeira e segunda" mensagens (2ME 105). Antes de ser dada qualquer mensagem com respeito à Babilônia apocalíptica, e a besta e a sua imagem e sua marca, é preciso exaltar a mensagem do primeiro anjo com o seu glorioso "evangelho" e com o Israel nela implicado.

Os ministros adventistas do sétimo dia são chamados, em primeiro lugar, não para serem pregadores do Juízo Final, mas para serem pregadores do evangelho. O primeiro anjo proclama as boas novas, as novas do evangelho antigo, o evangelho eterno, isto é, um evangelho que desde o princípio nunca foi mudado, um evangelho que, na verdade, é imutável, porque o plano de Deus foi concebido desde o princípio em Cristo (cf. Ef. 1:4; 1 Ped. 1:20).

O primeiro anjo é, portanto, o anjo do evangelho que convida todos os povos para adorarem a Deus no Temor do Senhor, para darem a Deus toda a gloria como Criador do Céu e da Terra.

Por que a Escritura acrescenta o adjetivo "eterno" (aionios) ao "evangelho" do primeiro anjo? Comparando este adjetivo aionios que aparece junto a vários outros substantivos como "salvação (Heb. 5:9), "juízo" (Heb. 6:2), "redenção" (Heb. 9:12), "Espírito" (Heb. 9:14), "herança" (Heb. 9:15), "aliança" (Heb. 13:20), "glória" (2 Tim. 2:10), "reino" (2 Ped. 1:11), etc., notamos que ele dá ênfase ao caráter permanente, divino e imutável do evangelho.

Isto tem significado particular diante do fato de que já os apóstolos fizeram advertências contra falsificações do evangelho, fossem elas de natureza legalista ou sem lei. Tais distorções proclamariam apenas um "evangelho diferente", um "Soberano Senhor" renegado, e um "espírito diferente" do autentico evangelho apostólico (2 Cor. 11:4; Gál. 1:6-9; 2 Ped. 2:1, 19; Jud. 4; 2 Cor. 11:4).

Os próprios apóstolos tiveram de repelir tanto a perversão do evangelho feita pelos legalistas judaizantes, como a feita pelo antinomismo gnóstico (Ver Gálatas e 1 S. João). Dentro desta perspectiva histórica se torna ainda mais significativo o fato da mensagem apocalíptica do primeiro anjo insistir no fim do mundo, para que seja proclamado um evangelho que não foi e nunca será mudado. Em outras palavras, ele insiste na completa restauração dum evangelho apostólico não adulterado. (Cf. Seventh-day Adventists Answer Questions on Doctrine, Review and Herald Pub. Assn., 1957, p. 613.)

O evangelho apostólico evitou tanto as ciladas do nominianismo como as do antinomianismo, porque reconheceu sempre em Jesus Cristo a unidade orgânica da lei e do evangelho, da redenção pela graça através da fé, e o valor moral das boas obras operadas pela fé através do amor.

As mensagens dos três anjos pedem que os santos do tempo final de prova guardem também "os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (Apoc. 14:12).

Estas são as credenciais celestes da igreja remanescente. Não as recebemos para pregar algum evangelho moderno segundo filosofias humanas ou algum espantoso super-evangelho, mas sim a religião dos velhos tempos dos apóstolos, dos profetas e de Jesus Cristo. O evangelho eterno não é um tratado teológico sobre o equilíbrio entre a lei e a graça. Não conhece nem a dicotomia e nem a síntese da lei e do evangelho. Mas conhece a amplidão que está incorporada no próprio Salvador, nossa única Justiça. A serva do Senhor nos aconselhou o seguinte:

"De todos os professos cristãos, devem os adventistas do sétimo dia ser os primeiros a levantar a Cristo perante o mundo" (OE 152; Ev 188).

O evangelho não é apenas uma teoria ou doutrina embelezadora, mas um poder de salvação para todos os que creem em Cristo, nosso Senhor e Salvador. Seu propósito não é a exaltação própria, mas a adoração de Deus em espírito e em verdade.

 

 

Autor: Hans K. LaRondelle, TH.D.
Tradução de Renato Emir Oberg


Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista da IASD-AP, SP
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