segunda-feira, 4 de julho de 2011

10 DICAS PARA VOCÊ ENFRENTAR MELHOR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

10 SUPER DICAS PARA VOCÊ ENFRENTAR MELHOR O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO:
1) Saiba exatamente o que vai dizer no início, quase palavra por palavra.

2) Leve sempre um roteiro escrito com os principais passos da apresentação. Você se sentirá mais seguro com ele.

3) Se tiver de ler, imprima o texto em um cartão grosso. Assim, se as suas mãos tremerem um pouco, o público não perceberá e você ficará mais tranqüilo.

4) Ao chegar diante do público, não tenha pressa para começar. Respire o mais tranqüilamente que puder, acerte devagar a altura do microfone, olhe para todos os lados da platéia e comece a falar mais lentamente e com volume de voz mais baixo. Assim, não demonstrará a instabilidade emocional para o público.

5) No início, quando o desconforto de ficar na frente do público é maior, se houver uma mesa diretora, cumprimente cada um dos componentes com calma. Desta forma, ganhará tempo para superar os momentos iniciais tão difíceis.

6) Antes de falar, quando já estiver no ambiente, não fique pensando no que vai dizer; preste atenção no que as outras pessoas estão fazendo e tente se distrair um pouco.

7) Se estiver muito nervoso, deixe as mãos apoiadas sobre a mesa ou a tribuna até ficar mais calmo.

8) Antes da apresentação, treine com os colegas de trabalho ou pessoas próximas. Lembre-se de exercitar respostas para possíveis perguntas ou objeções. Assim, não se surpreenderá diante do público.

9) Se der o branco, não se desespere. Diga: na verdade o que eu quero dizer é... esta frase permitirá que reconte a informação por outro ângulo. Se este recurso falhar, diga aos ouvintes que mais à frente voltará ao assunto.

10) Todas essas recomendações ajudam no momento de falar, mas nada substitui uma consistente preparação. Use sempre todo o tempo de que dispõe.


Livro: “Super Dicas para Falar Bem em Conversas e Apresentações”
Autor: Reinaldo Polito



Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista

Um comentário:

matheus falcão disse...

grandes dicas...! muito obrigado pastor!