quinta-feira, 28 de julho de 2011

IGREJA ADVENTISTA NO BRASIL: BREVÍSSIMO RESUMO HISTÓRICO

COMO O EVANGELHO CHEGOU AO BRASIL ATRAVEZ DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA? E COMO A IASD COMEÇOU A SER ESTABELECIDA

O trabalho da colportagem teve grande influência na origem da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil.

Em 1891, Elwin Winthrop Snyder dirigiu o primeiro grupo de colportores que trabalharam na América do Sul, inicialmente na Argentina e posteriormente no Uruguai e no Brasil. Por influência da literatura adventista, formaram-se várias congregações adventistas do sétimo dia.

Conforme dados históricos, a colportagem entrou no Brasil primeiramente na região de Rio Claro, Piracicaba e cidades circuvisinhas, no Estado de São Paulo.
Segundo a Seventh-Day Adventist Encyclopedia, o Primeiro adventista do sétimo dia a visitar o Brasil foi L. C. Chadwuick, que esteve no Rio de Janeiro, em agosto de 1892.

O primeiro colportor adventista a entrar no Brasil, por designação da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, foi Albert B. Stauffer trabalhou primeiramente em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, e nos Estados do Rio Grande do Sul (1894) e Espírito Santo (1895). Ele só vendia livros em inglês e alemão, pois nesse tempo não existia literatura adventista em português.

O primeiro pastor adventista do sétimo dia ordenado a entrar no Brasil foi Frank H. Westphal, em fevereiro de 1895. Ele também realizou, aqui o primeiro batismo, de Guilherme Sttein Jr. em abril de 1895, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.
Guilherme Stein Jr. conheceu a mensagem adventista estudando sozinho as Escrituras Sagradas.

Os familiares de Guilherme Stein Jr. foram batizados na cidade de Indaiatuba, e organizaram a primeira escola sabatina do Brasil.

Antes de Guilherme Stein Jr., Guilherme Belz, da região de Braunchweig (hoje Gaspar Alto), Santa Catarina, também chegou ao conhecimento da mensagem adventista estudando sozinho a literatura adventista.

Ele se tornou o primeiro brasileiro a reconhecer o sábado como dia de descanso, após a leitura de um papel de embrulho, que conseguira no armazém de Davi Hort em Brusque, Santa Catarina, e do livro Gedanken, Krittisch und Praktisch, über das Buch Daniel (Reflexões, Críticas e Práticas Sobre o Livro de Daniel), de Uriah Smith.

Não foi encontrada, nenhuma série de estudos bíblicos produzida em português no Brasil, nesse período inicial da Igreja. Tudo indica que os primeiros adventistas se preparavam para o batismo mediante o estudo direto da Bíblia ou dos livros de colportagem em inglês e alemão, principalmente do livro Der Grosse Kampf zwischen Licht und Finsternis (O Grande Conflito entre a Luz e as Trevas).

FIXANDO OS DADOS HISTÓRICOS
* Em 1891, Elwin W. Snyder dirigiu o primeiro grupo de colportores na América do Sul.

* Em 1892, L.C. Chadwick se torna o primeiro adventista do sétimo dia a visitar o Brasil. (Agosto, Rio de Janeiro).

* Em 1893, Albert B. Stauffer se torna o primeiro colportor adventista designado pela Associação Geral a entrar no Brasil. (S.P; R.J; R.S; E.S.).

* Em 1895, Frank H. Westphal se torna o primeiro pastor adventista ordenado a entrar no Brasil.

* Em 1895, o pastor Frank H. Westphal batiza o primeiro adventista do sétimo dia no Brasil. (Guilherme Stein Jr., em Piracicaba, S.P., no rio Piracicaba. Era o mês de Abril).

* Em 1895, a família de Guilherme Stein Jr., é batizada e forma a primeira Escola Sabatina do Brasil. (Indaiatuba, S.P.).

* Guilherme Belz da região de Braunchweig (Gaspar Alto), Santa Catarina, foi o primeiro brasileiro a reconhecer o sábado como o dia de guarda, após a leitura de um papel de embrulho, que conseguira no armazém de Davi Hort em Brusque, Santa Catarina.


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista

Twiter: @prcirilo

Nenhum comentário: