domingo, 10 de março de 2013

O QUE VEJO...! PEQUENO ENSAIO, PEQUENA REFLEXÃO! SEIS ETAPAS HISTÓRICAS DA TRANSMISSÃO DA LEI DO SENHOR.



O QUE VEJO...! Pequeno Ensaio, Pequena Reflexão.

6 ETAPAS DA TRANSMISSÃO DA LEI DO SENHOR. NÃO APENAS DOS 10 MANDAMENTOS MAS DE TODA PALAVRA QUE SAI DA BOCA DE DEUS. (Mateus 4). 


1. A Lei foi revelada pelo SENHOR ao Seu povo e dada a Moi...ses no monte Sinai. Ela veio do céu, do coração de Deus. Revelação de Deus para o Seu povo. (Êxodo 31).

2. A Lei do SENHOR deveria ser transmitida aos filhos pelos pais, dentro da própria casa. O lar seria o núcleo primário para o ensino de Deus. (Deuteronômio 6).

3. Os Sacerdotes e Anciãos foram responsabilizados pelo SENHOR para transmitir a Sua Lei. A cada sete anos o povo comparecia à Festa dos Tabernáculos e na presença do SENHOR ouvia a Sua Lei "para que ouçam, e aprendam, e temam o SENHOR". (Deuteronômio 31).

4. Na época de Esdras, surgiu a idéia de transmitir a Lei do SENHOR às pessoas que não a conheciam. O próprio rei Artaxerxes decretou que a Lei do SENHOR deveria ser ensinada aos que não a conhecessem. (Esdras 7). Ordem que Esdras fez todo empenho para cumprir com a ajuda dos Levitas (Neemias 8), de tal modo que todos pudessem entender.

5. Quinhentos anos antes de Cristo, foi estabelecido um sistema diferente de ensino para as crianças de Deus. A Sinagoga. Ela era o centro de estudo da Lei divina. Jesus freqüentou regularmente a Sinagoga e ensinou aos seus alunos (Lucas 4). Paulo também ensinava nas Sinagogas (Atos 17).

6. Hoje, temos em nossa igreja, a Escola Sabatina. Ela é esse núcleo de ensino da Lei do SENHOR para as Crianças, Juvenis, Adolescentes, Jovens e Adultos.

Adaptado de A IGREJA DISCIPULADORA, pp 17-19. Dr. Cláudio Marra.
Pr. Cirilo Goncalves da Silva
Doutorando em Teologia e Evangelista
TWITTER @prcirilo

Nenhum comentário: