segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A ENTRADA DO PECADO NO MUNDO

A ENTRADA DO PECADO NO MUNDO - SERMÃO - GÊNESIS 3

INTRODUÇÃO:

1. Os dois capítulos iniciais da Bíblia falam de uma “Terra Nova”, perfeita e bela. Ao lê-los sentimos “saudades” dessa terra. Graças a Deus que os dois últimos capítulos da Bíblia falam de uma “Nova Terra”. Perfeita e bela.

2. A criação da terra. GN 1-2
* Primeiro dia: Luz.
* Segundo dia: Firmamento.
* Terceiro dia: Ajuntamento das águas, porção seca e as plantas.
* Quarto dia: Sol, lua e estrelas.
* Quinto dia: Aves e animais marinhos
* Sexto dia: Animais e homem
* Sétimo dia: “Assim, pois foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou neste dia de toda a sua que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” Gênesis 2:1-3.

3. Havia perfeição e beleza em toda criação de Deus. O primeiro casal era perfeito e feliz. Os animais eram mansos, o clima era agradável. O jardim do Éden era a perfeita casa do casal e um modelo para todas as famílias da terra.

4. Deus chamou o casal para um diálogo
“Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em dela comeres, certamente morrerás.” Gên. 2:15-17

I. A TENTAÇÃO P.E. 147

1. “Santos anjos muitas vezes visitavam o jardim e davam instruções a Adão e Eva sobre sua ocupação e os informavam a respeito da rebelião e queda de Satanás”. (P.E. 147)

2. “Os anjos advertiram o casal a respeito de Satanás e disseram que não se separassem um do outro em suas atividades, pois poderiam ser levados em contato com este inimigo caído”. (P.E. 147)

3. “Os anjos também lhes ordenaram que seguissem bem de perto as instruções que Deus lhes tinha dado, pois somente na perfeita obediência estariam eles a salvo. Só então não teria este inimigo caído qualquer poder sobre eles”. (P.E. 147)
“Satanás começou a sua obra com Eva, a fim de levá-la à desobediência. Ela cometeu o seu primeiro erro afastando-se do marido, a seguir deixando-se ficar nas imediações da árvore proibida, e depois em dar ouvidos à voz do tentador, ousando mesmo duvidar do que Deus dissera: No dia em que dela comerdes, certamente morrereis”. (P.E. 147)

4. “Ela pensou que talvez o Senhor não quisesse dizer justamente isso, e aventurando-se, estendeu a mão, tomou o fruto e comeu-o. Ele era agradável aos olhos e agradável ao paladar. Admitiu ela então que Deus os havia privado daquilo que era realmente para o seu bem, e ofereceu o fruto a seu marido, tentando-o dessa forma. Ela relatou a Adão tudo o que a serpente lhe havia dito, e manifestou-lhe o seu espanto de que ela tivesse o poder da fala”. (P.E.147,148)
* Afastou-se do marido
* Ficou perto da árvore proibida
* Deu ouvido à voz do tentador
* Duvidou do que Deus havia dito

II. A TENTAÇÃO GN. 3

1. PERGUNTA: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (1)
2. RESPOSTA: “Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais”.2,3)
3. PROPOSTA: “É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dela comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”. (4,5)
4. QUEDA: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do fruto e comeu e deu também ao marido e ele comeu”. (6)
5. Todo pecado começa assim:
* Atenção - Despertada
* Consideração - Raciocínio
* Decisão - Sim X não
* Planejamento - Como?
* Ação – Ação

III. TERRA NO PECADO.

1. Isaías. 24:3-7
2. Romanos. 1:18-32
3. Mateus. 24:4-12
4. I Timóteo. 3:1-6,13
5. A Terra inteira geme. Rm. 8:22

IV. COMO VENCER TODAS AS CILADAS DO DIABO? EF 6:10-18;TG 4:7 VESTINDO-SE DA ARMADURA DE DEUS.

1. Armadura = Verdade
2. Sapatos = Evangelho
3. Escudo = Fé
4. Capacete = Salvação
5. Espada = Palavra de Deus
6. Orando e vigiando com toda perseverança.
6. Entregando a vida a Deus e resistindo ao Diabo.

V. CONCLUSÃO:

1. Satanás tornou-se o dono deste mundo. Os seres humanos seus seguidores. O mundo todo estava perdido, nas mãos de Satanás. O que Deus fez para resgatá-lo?
2. O que fez o SENHOR? APRESENTOU O PLANO DA SALVAÇÃO.
3. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28
4. “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14:6
5. “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida”. I João 5:11,12


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista

Nenhum comentário: