quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A ORIGEM DO PECADO

ORIGEM DO PECADO

INTRODUÇÃO

A. “É impossível explicar a origem do pecado de maneira a dar a razão de sua existência. Todavia, bastante se pode compreender em relação à origem, bem como à disposição final do pecado, para que se faça amplamente manifesta a justiça e benevolência de Deus em todo o Seu trato com o mal...

B. Nada é mais claramente ensinado nas Escrituras do que o fato de não haver sido Deus de maneira alguma responsável pela manifestação do pecado; e de não ter havido qualquer retirada arbitrária da graça divina, nem deficiência no governo divino, para que dessem motivo ao irrompimento da rebelião...

C. O pecado é um intruso, por cuja presença nenhuma razão se pode dar. É misterioso, inexplicável; desculpá-lo corresponde a defendê-lo. Se para ele se pudesse encontrar desculpa, ou mostrar-se causa para a sua existência, deixaria de ser pecado...
Nossa única definição de pecado é a que é dada na Palavra de Deus; é: "quebrantamento da lei"; é o efeito de um princípio em conflito com a grande lei do amor, que é o fundamento do governo divino”. (Grande Conflito 492-493)


A ORIGEM DO PECADO EM LÚCIFER: QUEM ERA LÚCIFER?

A. “Cristo ia ainda exercer o poder divino na criação da terra e de seus habitantes”. (PP 36) “O pecado originou-se com aquele que, abaixo de Cristo, fora o mais honrado por Deus, e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes do céu. Lúcifer, ‘o filho da alva’, era o primeiro dos querubins cobridores, santo, incontaminado. Permanecia na presença do Grande Criador, e os incessantes raios de glória que cercavam o eterno Deus, repousavam sobre ele”. (PP 35)

B. “Lúcifer no Céu, antes de sua rebelião foi um elevado e exaltado anjo, o primeiro em honra depois do amado Filho de Deus. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. A testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, o porte nobre e majestoso. Uma luz especial resplandecia de seu semblante e brilhava ao seu redor, mais viva do que ao redor dos outros anjos”. (HR.13)

QUEM ERA LÚCIFER? RESUMO DOS TEXTOS ACIMA

* O anjo mais honrado
* O anjo mais poderoso
* O primeiro dos anjos
* Um anjo santo
* Um anjo incontaminado
* Vivia perto de Deus.
* Feliz e muito inteligente.
* Desejo de exaltação
* A glória que tenho é minha
* Cobiçou a homenagem a Deus
* Desejou ser adorado
* Invejou a Cristo
* Pretendeu comandar tudo
* Desejou ser IGUAL a Deus

COMO O PECADO COMEÇOU?

A. ISAÍAS 14:13, 14. Lúcifer queria ter:
* Um trono.
* Ser adorado.
* Ser semelhante a Deus

B. EZEQUIEL 28:13-18 – Quem era LUCIFER?
* Estava no Éden – Jardim de Deus
* Cobria-se de todas as pedras preciosas
* Era um querubim
* Estabelecido por Deus
* Permanecia no monte santo de Deus
* Andava no brilho das pedras preciosas
* Foi criado perfeito
* Era formoso
* Resplandecia de gloria
* Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência
* Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura
* Corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor
* Pela multidão das tuas iniquidades profanaste o santuário
* Pela injustiça do teu comércio profanaste o santuário

C. ISAIAS 14:12-14 diz:

“Eu te coloquei como querubim da guarda; estiveste
sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que fostes criado, até que em tia achou-se iniqüidade. Como caíste do céu ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostavas as nações. E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”.

A DECISÃO FINAL.

A. Jesus deu muito tempo para Lúcifer se arrepender ele, porém não aceitou.
“Chegado era o tempo para uma decisão final; deveria render-se à soberania divina, ou colocar-se em franca rebelião. Quase chegou a decisão de voltar; mas o orgulho o impediu disto. Era sacrifício demasiado grande, para quem fora tão altamente honrado, confessar que estivera em erro, que suas imaginações eram errôneas, e render-se à autoridade que ele procurara demonstrar ser injusta.” (PP 39)

B.O Profeta do Apocalipse diz:
“Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o Dragão. Também pelejaram o Dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim foi atirado para a terra, e, com ele os seus anjos”. (Ap. 12:7-9)

OS GRANDES ENGANOS DE SATANÁS (GC 518-530)

1. “Satanás bem sabe que todos quantos ele pode levar a negligenciar a oração e o exame das Escrituras, serão vencidos por seus ataques”

2. “E plano seu levar para a Igreja elementos insinceros, não regenerados, que acoroçoarão a dúvida e a incredulidade, estorvando a todos os que desejem ver a obra de Deus progredir”.

3. “A opinião de que não é de conseqüência alguma o que os homens creiam, é um dos enganos mais bem-sucedidos de Satanás”.

4. “As interpretações vagas e imaginosas das Escrituras, as muitas teorias contraditórias concernentes à fé religiosa…são obra de nosso grande adversário para confundir o espírito de tal maneira que não saiba distinguir a verdade”

5. “É obra-prima dos grandes enganos de Satanás conservar o espírito humano a pesquisar e conjceturar com relação àquilo que Deus não tornou conhecido… foi assim que Lúcifer perdeu seu lugar no céu. Tornou-se descontente porque nem todos os segredos dos propósitos de Deus lhe eram confiados, e desatendeu inteiramente àquilo que foi revelado…”

6. “O grande conflito entre Cristo e Satanás, que tem prosseguido durante quase seis mil anos, logo deve terminar; e o maligno redobra seus esforços para frustrar a obra de Cristo em prol do homem, e prender as almas em suas ciladas. Reter o povo em trevas e impenitência, até que termine a mediação do Salvador e não mais haja sacrifício pelo pecado, é o objetivo que ele procura realizar.” (pág. 518).

O GRANDE CONFLITO À PÁGINA 524-525, FALA DE VÁRIOS ENGANOS DE SATANÁS. EIS AÍ CINCO QUE MERECEM A NOSSA ATENÇÃO.

PRIMEIRO: “Entre as operações de maior êxito do grande enganador, encontram-se os ensinos ilusórios e prodígios de mentira do espiritismo”. (524).

SEGUNDO: “Outro erro perigoso é a doutrina que nega a divindade de Cristo, pretendendo que Ele não tivera existência antes de Seu advento a este mundo”. (524).

TERCEIRO: “Outro erro sutil e nocivo é a crença, que rapidamente se espalha, de que satanás não existe como ser pessoal; de que este nome é empregado nas Escrituras meramente para representar os maus pensamentos e desejos do homem”. (524).

QUARTO: “O ensino tão extensamente exposto dos púlpitos populares, de que
o segundo advento de Cristo é a Sua vinda a cada individuo por ocasião da morte, é um ardil para desviar a mente dos homens de Sua vinda pessoal nas nuvens do céu. Durante anos satanás tem estado assim a dizer... e muitas almas se têm perdido por aceitarem este engano”. (525).

QUINTO: “Outrossim, ensina a sabedoria mundana que a oração não é
essencial”. (525).

COMENTÁRIOS: Satanás com os seus enganos, está atraindo para si os seres humanos. Nós que somos a luz do mundo (Mateus 5:14-16) e conhecemos a LUZ, precisamos leva-la às pessoas e atraí-las a Jesus. Assim serão salvas. Esses cinco enganos de satanás devem ser motivos para intensificarmos o nosso testemunho, pregação e ensino. Agindo dessa maneira eliminaremos as armadilhas do mal e faremos triunfar a verdade que há em Jesus.

SOBRE O PRIMEIRO ENGANO: A Bíblia diz que não existe vida após a morte e, portanto eles não podem se comunicar com os vivos (Eclesiastes 9:5-6). Qualquer cena, sobrenatural, contrária a essa verdade, é mentira de demônios para enganar os filhos de Deus (II Coríntios 11:14; I Samuel 28)

SOBRE O SEGUNDO ENGANO: A Bíblia ensina que Jesus sempre existiu com o Pai (Miquéias 5:2; João 1:1-3), que possui a plenitude da divindade (Colossenses 1:19; 2:9) e que se fez homem para salvar a humanidade (Filipenses 2:5-11). Após a Sua morte na cruz, ressuscitou (Lucas 24:1-6) e foi visto pelos discípulos e por mais de quinhentos irmãos de uma só vez (I Coríntios 15:4-8) e acendeu ao céu (Lucas 24:52; Atos 1:9-10) e se revestiu de glória e poder (Salmos 24:7-10; Mateus 28:18; Atos 2:32 e Apocalipse 1:10-18) e que intercede por nós (I João 2:1-2).

SOBRE O TERCEIRO ENGANO: A Bíblia ensina que satanás foi um anjo de luz e vivia ao lado de Deus. Um querubim da guarda ungido (Ezequiel 28:14) e que ele se rebelou contra Deus e foi expulso do céu (Isaías 14:12-14; Lucas 10:18; Apocalipse 12:7-9) e que trouxe consigo a terça parte dos anjos (Apocalipse 12:4) transformando-os em demônios (Lucas 8:27, 30;) que hoje vivem na terra (Jó 1:7; 2:2; I Pedro 5:8; I João 5:19) tentando fazer com que os seres humanos vivam sem Deus. Por serem anjos, criados essencialmente diferentes, vivem numa dimensão superior à dos humanos. Não são vistos pelos mortais, apenas as suas ações destruidoras. Tem o poder de incorporação (Gênesis 3:1-6; Mateus 17:18; Marcos 1:23, 25-26 Lucas 9:37- 39) Para ninguém ser afetado por eles, é necessário se revestir da armadura de Deus (Efésios 6:10-18) e resistir as suas tentações (Tiago 7-10)

SOBRE O QUARTO ENGANO: A Bíblia registra mais de duas mil promessas da Volta de Jesus à terra. Muitas delas falam que Jesus virá Pessoalmente nas nuvens e acompanhado por todos os anjos de Deus (Mateus 16:27; 25:31; Apocalipse 1:7). Não há registro na Bíblia que o crente ou descrente recebe recompensa após a morte ou que Jesus venha ao morto imediatamente. A volta de Jesus está apresentada no livro do Apocalipse da seguinte maneira:
a. Apocalipse 1:3 “... O tempo está próximo”.
b. Apocalipse 1:7 “... Vem com as nuvens e todo olho O verá...”. Será visivelmente
c. Apocalipse 14:14 Filho do homem “... tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada”. Virá como Rei e ceifeiro.
d. Apocalipse 19:11-16 Ele virá acompanhado dos anjos e com todo poder, glória, e autoridade, tendo uma inscrição em sua vestimenta: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
e. Apocalipse 22:7, 12, 20 Ele afirmou ao profeta João, por três vezes, “Eis que cedo venho”.
f. Naquele dia haverá uma lamentação universal (Apocalipse 1:7up), por parte de todos que O rejeitaram, inclusive de reis e servos, escravos e livres, grandes e pequenos, pois será “o grande dia da ira deles” (Apocalipse 6:17-19).
g. Naquele dia haverá, também, a ressurreição dos santos fieis e o reinado de mil anos com Jesus no céu. Sobre eles a segunda morte não terá autoridade (Apocalipse 20:6, essa segunda morte é a destruição final no lago de fogo).
h. Finalmente, os filhos de Deus de todas as épocas, morarão, com o SENHOR, eternamente, no novo céu e na nova terra sem sofrimento ou morte (Apocalipse 21:1-7). Mas os ímpios serão destruídos no fogo, juntamente com o diabo (Apocalipse 20:10; 21:8).

SOBRE O QUINTO ENGANO: Em Atos 2:42 e 43 lemos:
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos”. E no livro Ciência do Bom Viver, 509 e 512 lemos: “Nós também temos de ter um tempo para a meditação e oração, e para receber conforto espiritual. Não apreciamos como devíamos o poder e eficácia da oração. A oração e a fé farão o que nenhum poder da Terra conseguirá realizar... Nada é mais necessário em vossos trabalhos do que os resultados práticos da comunhão com Deus. Devemos mostrar, em nossa vida diária, que temos paz e descanso no Senhor. Essa paz no coração resplandecerá na fisionomia. Imprimirá à voz uma força persuasiva. A comunhão com Deus refletirá no caráter e na vida. Os homens conhecerão em nós, como nos primeiros discípulos, que estivemos com Jesus... Carecemos de viver uma dupla vida - vida de pensamento e de ação, de silenciosa prece e infatigável trabalho. A energia recebida pela comunhão com Deus, unida ao ardente esforço de educar o espírito em hábitos ponderados e cautelosos, preparam para os deveres de cada dia, e conservam o espírito em paz em todas as circunstâncias, ainda as mais adversas.” Está escrito em II Crônicas 7:14: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. Jesus disse: vós orareis assim: Pai nosso que estais no céu... (Mateus 6:9). Paulo disse: “Orai sem cessar” (II tessalonicenses 5:19). A comunhão com Deus faz o ser humano vitorioso e o diabo não quer isso. A comunhão com Deus desenvolve o amor, a humildade, a fé e a obediência e o diabo não quer isso. O SENHOR ouve, sim, o obediente e atende-lhe a oração (Salmos 66:18-20).

COMO VENCER TODAS AS CILADAS DO DIABO? Efésios 6:10-18 e Tiago 4:7-10

A. EFÉSIOS 6:10-18 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”

B. TIAGO 4:7-10 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”.

C. EQUIPANDO-SE PARA VENCER A GUERRA. PRECISAMOS TER:

*Armadura = Verdade
*Sapatos = Evangelho
*Escudo = Fé
*Capacete = Salvação
*Espada = Palavra de Deus
*ORANDO E VIGIANDO COM TODA PERSEVERANÇA
*Entregando-se a Deus e resistindo ao Diabo.


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista

Nenhum comentário: