terça-feira, 22 de janeiro de 2013

JONAS: O PROFETA EVANGELISTA


JONAS: O Profeta Evangelista

Jonas viveu e profetizou durante o reinado de Jeroboão II em Israel, aproximadamente, de 793 a 753 a.C.

Jonas profetizou em Israel (2 Rs 14:25) a respeito da restauração do território de Israel que tinha sido conquistado por estados vizinhos hostis. Hugh Martin em A Commentary on jonah 1978, afirma que Jonas deve ser considerado um profeta de esperança e de bênção, pois, enquanto Israel vivia em prosperidade e impiedade, merecendo julgamento, ele falou das promessas do pacto em relação à terra.

Mas Jonas tem sido também caracterizado, segundo Geoge L. Robinson escreveu em The Twelve Minor Prophets 1960, p. 71, como um individuo fervorosamente patriota, de mente estreita, ciumento e vingativo; diz-se que esta foi a razão por que ele não quis pregar a uma grande nação gentia que se estava tornando uma real ameaça à segurança de Israel e mesmo à sua existência. Mas Homer Hailey em Commentary on the Minor Prophets, p. 62, procurou ser compreensivo em relação à recusa de Jonas de ir à Assíria, porque “ele sabia dos sofrimentos que haviam sido infligidos pelos Assírios aos povos do mundo”. Depois de uma intensa luta com Deus, Jonas resolveu ir à Nínive e anunciar a Palavra do SENHOR.

A dimensão universal da obra messiânica e as bênçãos que dela resultam para as pessoas de todas as gentes e nações são a contribuição central da profecia de Jonas. Jonas não somente prega o universalismo das bênçãos messiânicas; ele também leva essa mensagem a uma grande nação representativa do mundo. Prega arrependimento aos assírios e, com isto, expressa a misericórdia, a graça, a compaixão, a paciência e o amor abundante de Yahwéh, que não se mostra de modo algum ansioso em trazer o julgamento sobre a humanidade (Jn 4:2; Êx 34:6). Neste aspecto a obra profética de Jonas afirma o ponto de vista amplo do conceito messiânico.

Com exceção de alguns acréscimos, o texto acima, foi extraído do livro Revelação Messiânica no Velho Testamento. Para ampliar a visão sobre o tema ver: Gerard Van Groningen, Revelação Messiânica no Velho Testamento 1995, p. 412-416.

Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre me Teologia e Evangelista
TWITTER: @prcirilo

Nenhum comentário: