sexta-feira, 19 de abril de 2013

O APARECIMENTO DA LUZ - PROFECIA DE ISAÍAS 9:2

O APARECIMENTO DA LUZ

“O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz”. Isaías 9:2

Que povo caminhava em trevas?
Que povo vivia na sombra da morte?
Que povo viu uma grande luz?
Efeitos da Luz

A palavra original para povo aqui é Hã’ãm e refere-se ao povo do pacto de Deus, os filhos de Jacó, os descendentes de Abraão, sob o governo da casa de Davi. As tribos que tinham rompido com a casa davídica continuam a ser citadas como Israel; eram filhos de Jacó (Gn 32:28), considerados como povo do pacto de Deus, a despeito de sua separação e desobediência religiosa e social.

O termo hã’ãm no texto citado refere-se especialmente às tribos de Zebulom e Naftali, na parte setentrional de Canaãn (Is 9:1) que experimentaram as angústias iniciais e constantes dos ataques assírios e das pilhagens que fizeram em seus territórios conquistados. As frases paralelas que seguem apontam para o povo subjugado. Eles estão andando em trevas. A forma participial de hãlak (andar) indica uma condição contínua. A frase “os que habitam” (yõsêbê) dá ênfase adicional à situação do povo conquistado, saqueado e oprimido. E os termos “trevas” e “sombra da morte” são descrições  adequadas das condições da terra e do ambiente do povo . Sua separação da casa de Davi não lhes tinha sido vantajosa; na realidade, por ter Acaz buscado a ajuda militar e política da Assíria, essas regiões setentrionais estavam agora em cativeiro, sob opressão e humilhadas. Sua situação política e condições sociais parecem inteiramente desesperadoras. Trevas e morte são a sua herança, principalmente por causa de um representante rebelde da casa de Davi.

Entretanto, o povo em desespero recebe uma grande esperança: rã’û ‘ôrgãdôl (viram uma grande luz). O verbo, um perfeito, como os outros que se seguem, expressa certeza profética. A visão da luz é certa, ainda que os plenos efeitos dessa luz não sejam ainda percebidos. A luz é brilhante e intensa, penetrando até mesmo nos cantos escondidos. O paralelo explicativo afirma que a luz brilha (nãgah) sobre o povo. A incandescência visível  é uma luz brilhante REAL, resplandecendo em suas trevas e iluminando tudo o que o rodeia. As trevas e a morte trazidas pelos assírios não vão durar. Há esperança, há alívio, há um novo dia; a luz já está brilhando e o povo a viu.

No Novo Testamento, esse texto de Isaías 9:2 está conectado diretamente ao aparecimento de Cristo e ao Seu ministério terrestre e celeste de salvação: (Mt. 4:13-17). O Apóstolo João escreveu que Jesus Cristo é a Luz e não João Batista (João 1:8). Disse: Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens... Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo”. (João 1:4, 9). A verdadeira Luz se deu através da Pessoa e Obra perfeitos de Cristo. Quem O segue não anda nas trevas, mas tem a Luz da vida (João 8:12).

Quando o Senhor foi batizado o Espirito Santo, que é Luz (Gl 5:22//Ef 5:9 ARC, VC, NVI), pousou sobre Ele, envolvendo-O completamente. (Mt 3:17; Mc 1:10; Lc 3:22; Jo 1:32). O Espírito Santo “desceu sobre ele em forma corpórea como pomba” (Lc 3:22).

Em outros momentos da vida do Messias – Cristo – Ele foi literalmente envolvido ou apareceu envolto por Luz divina e seus seguidores viram e experimentaram Sua Glória. No monte Tabor Ele foi transfigurado e “seu rosto resplandecia como o sol e suas vestes tornaram-se brancas como a luz”. Enquanto Pedro falava com o Senhor, “uma nuvem luminosa os envolveu...” (Mt 17:2, 5//Mc9:2-8//Lc 9:28-36). Após a Sua ressurreição Ele apareceu a Saulo no caminho de Damasco conversando com o homem de Tarço. “... Uma luz do céu brilhou ao seu redor... Eu sou Jesus...” (At 9:1-5) e até os seus companheiros de viagem viram a Luz divina. (At 22:9) Quando Jesus apareceu ao profeta João em Pátmos, estava completamente iluminado (Ap 1:12-17) e o Seu retorno a terra será em glória (Mt 24:30; Mc 13:26; Lc 21:27). A Nova Jeruzalém ao descer à terra estará envolvida com a glória de Deus e ela não precisa nem do sol e nem da lua para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou e o Cordeiro é a sua lâmpada. (Ap 21:11, 23).

Os que são ILUMINADOS por essa LUZ devem ILUMINAR o mundo. Vós sois a luz do mundo... Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Assim o mundo será iluminado (Ap 18:1).

Nas Escrituras Sagradas o Tema da Luz é atribuído, dado não só a Cristo:

  • DEUS PAI (1Jo 1:5), “Deus é Luz e nele não há trevas alguma”
  • JESUS CRISTO (Jo 8:12; 9:5) “...Eu sou a luz do mundo...”
  • ESPÍRITO SANTO (Gl 5:22//Ef 5:9 ARC) “O fruto da Luz consiste em toda bondade, justiça e verdade”. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz...”.
  • PALAVRA DE DEUS (Sl 119:105) “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. “... Palavra profética... como a uma candeia que brilha...”.
  • IGREJA (Mt 5:14) “Vós sois a luz do mundo...”

 
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Evangelista – AP, SP
Bacharel e Mestre em Teologia – UNASP, SP
Doutorando em Teologia – Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo

Nenhum comentário: