terça-feira, 16 de abril de 2013

REVELAÇÃO GERAL DE DEUS: “Todos são Indesculpáveis”


REVELAÇÃO GERAL DE DEUS
“Todos são Indesculpáveis”
                                                                                                      

ROMANOS 1:18-21
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se lhes o coração insensato”.

 
10 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO (RC Sproul, O que é Teologia Reformada, pp. 10-11).

(1)  Deus dirige sua ira à humanidade em razão do menosprezo dela pela revelação natural.

(2)  Deus pode ser conhecido porque tem mostrado o que pode ser conhecido sobre si mesmo.

(3)  Esse mostrar ou revelar é manifesto, isto é, claro.

(4)  Desde a própria criação os atributos invisíveis de Deus, embora invisíveis, são vistos claramente – isto é, são vistos por ou através das coisas que Deus fez.

(5)  Isto é quase que universalmente entendido como significando que Deus se revela claramente em e através da natureza, que existe uma revelação geral ou natural.

(6)  Será que essa revelação manifesta chega até nós e produz algum conhecimento de Deus? Paulo não nos deixa em dúvida. Ele diz que essa revelação é vista e entendida.

(7)  Ver e entender algo é ter alguma espécie de conhecimento a esse respeito.

(8)  Paulo diz quanto às pessoas: tendo conhecimento de Deus, Tornando claro que a revelação natural produz uma teologia ou um conhecimento natural de Deus.

(9)  A ira de Deus está presente, não porque homens deixam de receber sua revelação natural, mas porque, depois de terem recebido esse conhecimento, os seres humanos deixam de agir apropriadamente. Recusam honrar a Deus ou serem agradecidos a ele. Suprimem a verdade de Deus e, como Paulo diz mais tarde: E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus. (Rm 1:28).

(10) As pessoas rejeitam o conhecimento natural que têm de Deus. Essa rejeição, no entanto, não aniquila nem a revelação nem o conhecimento em si. O PECADO DA HUMANIDADE ESTÁ EM RECUSAR RECONHECER O CONHECIMENTO QUE TEM. Agem contra a verdade que Deus revela e que recebem claramente.

 

Adaptação e Didática

Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista, AP – IASD
Mestre em Teologia – UNASP, SP
Doutorando em Teologia – Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo

Nenhum comentário: