segunda-feira, 10 de junho de 2013

O “HOJE” NO EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS

O “HOJE” NO EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS

O Dr. Conzelmann[1], afirma que em Jesus, e com Ele, o tempo chegou ao seu centro. Seus argumentos estão fundamentados sobre a ênfase dada à palavra hoje, que aparece doze vezes no Evangelho de Lucas:

1. Lucas 2.11: “Hoje vos nasceu...”.
2. Lucas 4.21: “Hoje se cumpre essa passagem da Escritura”.
3. Lucas 5.26: “Hoje vimos prodígios...”.
4. Lucas 12.28: “A erva que hoje está no campo e amanhã...”.
5. Lucas 13.32: “Eu expulso demônios, e faço curas hoje e amanhã...”.
6. Lucas 13.33: “Importa, contudo caminhar hoje...”.
7. Lucas 19.5: “Pois, me convém ficar hoje em sua casa...”.
8. Lucas 19.9: “Hoje a salvação entrou nesta casa...”.
9. Lucas 19.42: “Ah se hoje tu conhecesses a paz...”.
10. Lucas 22.34: “Afirmo-te, Pedro, que o galo não cantará hoje...”.
11. Lucas 22.61: “Hoje três vezes me negarás...”.
12. Lucas 23.43: “Em verdade, em Verdade te digo Hoje, estarás comigo no paraíso...”.

A palavra hoje não tem o mesmo significado em todos os textos, mas o fato de aparecer com frequência revela como Jesus valorizava o aqui e agora. “Bem aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados” (Lc 6.21). Para o povo judeu, e para nós, cristãos, toda vez que se lê a Palavra de Deus, o SENHOR fala e manifesta-Se. A Palavra que sai da boca de Deus é sempre viva e eficaz (Is 55.10-11; Hb 4.12). Pela Palavra, Deus nos visita e porque nos visita devemos ter sensibilidade para ouvir sua voz que é sempre para a salvação. (Hb 3:7, 15; Is 49.8; 2Co 6.2; Ap 3.20).

“HOJE se ouvirdes a minha voz não endureçais o vosso coração” (Hb 3.7-8, 15).





[1] Conzelmann estudou nas universidades de Tübingen e Marburg e, após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se assistente de Helmut Thielicke na Universidade de Tübingen. Em 1948 ele serviu como pastor  e como professor de religião em uma escola secundária. Em 1951 ele apresentou sua dissertação e, em 1952, veio sua Habilitação pela Universidade de Heidelberg. Passou a ensinar Novo Testamento em Heidelberg e foi chamado, em 1954, para a Universidade de Zurique, onde foi feito professor titular em 1956. Em 1960, ele foi chamado para ser professor de Novo Testamento na Universidade de Göttingen, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1978. Uma das principais obras de Conzelmann foi Die Mitte Der Zeit (Tübingen 1954), literalmente 'The Middle of Time ", que foi traduzido para o Inglês sob o título A Theology of St. Luke.




Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista da IASD
Bacharel e Mestre em Teologia – UNASP, SP
Doutorando em Teologia – MACKENZIE, SP.
Twitter: @prcirilo

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