quinta-feira, 6 de junho de 2013

PREGAÇÃO EVANGELÍSTICA

DEFINIÇÃO DA PREGAÇÃO EVANGELÍSTICA

Pregação evangelística é a proclamação pública do evangelho de Jesus Cristo. É o anúncio dos atos redentores de Deus através do senhor Jesus, o qual deve ser feito por alguém que conheça o salvador por experiência pessoal e seja capaz de conduzir outros a receberem Cristo como seu Re¬dentor e Senhor.
Pregação evangelística não deve ser confundida com o dar bons conselhos ou fazer discursos éti¬cos. É mais do que mera conversação religiosa. O evangelista não conversa acerca de Deus. Ele fala em nome de Deus. Pregação evangelísti¬ca pressupõe que todos os homens estão perdidos, sem Deus e sem esperança no mundo até que venham a conhecer a Cristo. (Dr. Antonio Arteaga)


CARACTERÍSTICAS DA PREGAÇÃO EVANGELÍSTICA

1. Bíblica. (II Tim. 4:2)
2. Cristocêntrica. (I Cor. 1:23)
3. Positiva. (Rom. 1:6)
4. Persuasiva. Uma das obras do Espírito Santo é “Convencer o mundo do pecado, da Justiça e do Juízo” (Jo. 16:8), o que implica necessariamente o uso da mente humana (Jo. 3:17; 17:18).
5. Amorosa e sensível. (Jo. 3:16; Fil. 2:1,2,5; I Jo. 4:8)
6. Urgente. (II Tim. 4:2; II Ped. 3:12)
7. Clara e Explícita. “As palavras do Mestre eram claras e distintas, pronunciadas com simpatia e ternura. Levavam consigo a certeza de que ali estava a verdade”. (Beneficência Social 96.
8. Concisa. Jesus era assim (Jo. 3:16-21)
9. Organizada. O sermão evangelístico deve ser bem organizado. As pessoas poderão, assim, seguir os passos enunciados pelo pregador.
10. A seqüência da pregação deverá ser:


a) Atenção: Prenda a atenção imediatamente dos seus ouvintes
b) Necessidades: Conscientize-os de que tem uma grande necessidade.
c) Satisfação: Mostre que as necessidades podem ser plenamente satisfeitas.
d) Visualização: Pinte os benefícios a serem ganhos por aceitar o que se
oferece no sentido de satisfazer as necessidades.
e) Ação: Apele para uma ação definida


EVANGELISMO SEMPRE É URGENTE

1. “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdo¬ar”. (Isaías 55:6-7).

2. “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do SENHOR está perto, no vale da Decisão”. (Joel 3:14).

3. “Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, que enviarei fome sobre a terra, não de pão nem sede de água, mas de ouvir a palavras do SENHOR. Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do SENHOR, e não a acharão”. (Amós 8:11,12).

4. “Está perto o grande Dia do SENHOR; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do SENHOR é amargo, e nele cla¬ma até o homem poderoso”. (Sofonias 1:14).

5. “No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproxi¬maram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século”. (Mateus 24:1; II Tim 3:1-5 Apresentar os sinais como um alerta do Senhor para a igreja intensificar o programa de pregação do evangelho antes do fim).

6. “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até a ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa” (João 4:35)

7. “Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas; pelo con¬trário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” (Atos 18:9–10)

8. “Há em nosso mundo muitos que estão mais próximos do reino de Deus do que supo-mos.” (Atos dos Apóstolos 140)

9. “O grande conflito entre Cristo e Satanás, que tem prosseguido durante quase seis mil anos, logo deve terminar; e o maligno redobra seus esforços para frustrar a obra de Cristo em prol do homem, e prender as almas em suas ciladas. Reter o povo em trevas e impeni¬tência, até que termine a mediação do Salvador e não mais haja sacrifício pelo pecado, é o objetivo que ele procura realizar.” (Grande Conflito 518).

10. “A opinião de que não é de consequência alguma o que os homens creiam, é um dos enganos mais bem-sucedidos de satanás”. (Grande Conflito 520).

11. “Em todo o mundo homens e mulheres olham atentamente para o Céu. De almas anelan¬tes de luz, de graça, do Espírito Santo, sobem orações, lágrimas e indagações. Muitos es¬tão no limiar do reino, esperando somente serem recolhidos”. (Atos dos Apóstolos 109)


Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista da IASD – AP
Bacharel e Mestre em Teologia – UNASP, SP
Doutorando em Teologia – MACKENZIE, SP
TWITTER: @prcirilo

Nenhum comentário: