sexta-feira, 31 de maio de 2013

ESDRAS CAPÍTULO 7 - NÚCLEO DE REVITALIZAÇÃO


ESDRAS CAPÍTULO 7 - NÚCLEO DE REVITALIZAÇÃO.

INTRODUÇÃO: ESDRAS 7.10

A.    “Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas”(Еsdras 7:10 NVI).

B.     Palavras Importantes que estão escondidas no Verso 10: DISCIPLINA, ABNEGAÇÃO e AMOR ao semelhante.

C.    Esse estilo de vida se observa em Jesus Cristo, o Messias.

D.    Toda Intenção e Ação espiritual Revitalizante, inicia em Deus e através de Deus, que, de alguma maneira, TOCA o Seu filho, a Sua Igreja, o Seu povo. Essa ação divina em Esdras objetivava Restauração, Paz e Prosperidade espiritual com Bênçãos divinas. ESTÁ ESCRITO: “... Pois a mão do Senhor, o seu Deus, estava sobre ele”. (Еsdras 7:6 NVI). “... Porque a boa mão de seu Deus estava sobre ele”. (Еsdras 7:9 NVI)". A experiência de Esdras foi tomar uma DECISÃO em algum momento de sua vida. Ele que vinha de uma Linhagem Sacerdotal e era um Escriba (7.5-6).

I. A DECISÃO DE ESDRAS DEU-SE EM TRÊS GRANDES E IMPORTANTES ÁREAS:

A. “Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la,  e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas”(Еsdras 7:10 NVI).

(1) Manter Comunhão com o SENHOR, Estudando a Sua Palavra.
(2) Como num Estilo de Vida, Decidiu Praticar a Palavra do SENHOR.
(3) Finalmente, Esdras Decidiu Ensinar a Palavra do SENHOR.

II. ESTÁ ESCRITO QUE HOUVE MUITAS BÊNÇÃOS NA VIDA DE ESDRAS E DE SEU POVO. GRANDE QUANTIDADE DE VERSÍCULOS FALA DAS BÊNÇÃOS DIVINAS.

1.      Esdras 7.6 “... O rei lhe deu tudo quanto lhe pedira”.

2.      Esdras 7.13 “... Qualquer israelita em meu reino, inclusive sacerdotes e levitas, que desejar ir a Jerusalém com você, poderá fazê-lo”.

3.      Esdras 7.14 “Você está sendo enviado pelo rei e por seus sete conselheiros para fazer uma investigação em Judá e em Jerusalém com respeito à Lei do seu Deus, que está em suas mãos”.

4.      Esdras 7.15 “Você levará a prata e o ouro que o rei e seus conselheiros voluntariamente ofereceram ao Deus de Israel, cuja habitação está em Jerusalém”.

5.      Esdras 7.17 “Com esse dinheiro compre novilhos, carneiros e cordeiros, como também o que for necessário para as suas ofertas de cereal e de bebida, e sacrifique-os no altar do templo do seu Deus em Jerusalém”.
 
6.      Esdras 7.18 “Você e seus irmãos poderão fazer o que acharem melhor com o restante da prata e do ouro, de acordo com a vontade do seu Deus”.

7.      Esdras 7:19  “Entregue ao Deus de Jerusalém todos os utensílios que foram confiados a você para o culto no templo de seu Deus”.

8.      Esdras 7.20 “E todas as demais despesas necessárias com relação ao templo de seu Deus serão pagas pelo tesouro real”.

9.      Esdras 7.21 “Agora eu, o rei Artaxerxes, ordeno a todos os tesoureiros do território a oeste do Eufrates que forneçam tudo o que o sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus dos céus, solicitar a vocês”.

10.  Esdras 7.22 “Até três toneladas e meia de prata, cem tonéis de trigo, dez barris de vinho, dez barris de azeite de oliva, e sal à vontade”.

11.  Esdras 7.23 “Tudo o que o Deus dos céus tenha prescrito, que se faça com presteza para o templo do Deus dos céus, para que a sua ira não venha contra o império do rei e dos seus descendentes”.

12.  Esdras 7.24 “Saibam também que vocês não têm autoridade para exigir impostos, tributos ou taxas de nenhum sacerdote, levita, cantor, porteiro, servidor do templo e de todos quantos trabalham neste templo de Deus”.

13.  Esdras 7.25 “E você, Esdras, com a sabedoria que o seu Deus lhe deu, nomeie magistrados e juízes para ministrarem justiça a todo o povo do território a oeste do Eufrates, a todos os que conhecem as leis do seu Deus. E aos que não as conhecem, você deverá ensiná-las”.

14.  Esdras 7.26 “Aquele que não obedecer à lei do Deus de vocês e à lei do rei seja punido com a morte, ou com o exílio, ou com o confisco de bens ou com a prisão”.

15.  Esdras 7.27 “Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos antepassados, que pôs no coração do rei o propósito de honrar desta maneira o templo do Senhor em Jerusalém”.

16.  Esdras 7.28 “E que, por sua bondade, levou o rei, os seus conselheiros e todos os seus altos oficiais. Como a mão do Senhor meu Deus esteve sobre mim, tomei coragem e reuni alguns líderes de Israel para me acompanharem”.

CONCLUSÃO:

1.      Tudo aconteceu porque a boa mão do SENHOR estava com Esdras e para se cumprir o Seu pacto feito, anteriormente aos pais, pelos profetas.

2.      O SENHOR, também tocava o coração do rei Artaxerxes.

3.      O SENHOR pensava no futuro Messias e Sua obra de Restauração, Paz, Prosperidade espiritual com Bênçãos, advindas de Sua medição no Santuário celestial. (Comparar o livro de Esdras com o os Livros de Daniel e Apocalipse é uma experiência emocionante).

4.      Esdras como Líder espiritual e Sacerdote, Zeloso da lei do SENHOR decidiu aplicar-se no (1) Estudo da Palavra, (2) na obediência prática e (3) no Ensino dos preceitos divinos ao seu povo. ESSA ATITUDE DO LÌDER É ESPERADA PELO POVO COMUM, PELA IGREJA E PELO SENHOR.

Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista da IASD – AP, SP.
TWITTER: @prcirilo
Bacharel e Mestre - UNASP, SP
Doutorando - MACKENZIE - SP.

Nenhum comentário: