O Antigo
Testamento emprega a palavra “remanescente” (she’ar, she’erit) para descrever,
segundo o Dr. Gerhard F. Hasel[1],
três diferentes grupos de pessoas: Históricos,
Fiel e Escatológico[2]. È claro que existem fios de ligadura
que ligam um ao outro. O tema do remanescente
tem sido examinado de maneira praticamente exaustiva em diversos estudos.
Origem do Conceito: A definição mais simples de remanescente é “aquilo
que resta de uma comunidade após a ocorrência de uma catástrofe”. Obviamente,
essa definição é pobre diante da relevância e importância teológica do
conceito. Para Gerhard F. Hasel, a origem do conceito é anterior aos materiais
bíblicos e o denominador comum de todos os usos é “a questão da vida e da
morte, isto é, a preocupação existencial do homem”. A pergunta que se faz
diante dessa reflexão é: Se a vida for eliminada haverá um remanescente para preservar
a existência humana? Esse tema, todavia, não surgiu como parte de um contexto
bíblico específico, e originalmente não possuía caráter escatológico.
Na Bíblia hebraica, o tema do remanescente foi
desde o princípio incorporado à história da salvação e começou, gradualmente, a
ser empregado para expressar as expectativas futuras da fé em Yahweh. A ênfase
escatológica aparece primeiramente em Amós e Isaías quando fala de futuro, fala de
remanescente. O tema está presente em todo o Antigo Testamento quer seja de
maneira implícita ou explicitamente. Já se argumentou, também, que todo o livro
de Miqueias é estruturado em torno das promessas de Deus ao remanescente,
entretanto, as perícopes de Isaías torna o assunto mais claro do que os textos
anteriores da Bíblia hebraica.
1. Remanescente Histórico: Este remanescente consiste de qualquer grupo que tenha escapado a uma catástrofe a qual tenha ameaçado sua sobrevivência. (2Rs 19:31; 25:11; 2Cr 34:21; Jr 24:8; 52:15; Ez 9:8; 11:13; 2Rs 25:22; Jr 40-44; Ag 1:12, 14; 2:2; Zc 8:6,11-12).
1. Remanescente Histórico: Este remanescente consiste de qualquer grupo que tenha escapado a uma catástrofe a qual tenha ameaçado sua sobrevivência. (2Rs 19:31; 25:11; 2Cr 34:21; Jr 24:8; 52:15; Ez 9:8; 11:13; 2Rs 25:22; Jr 40-44; Ag 1:12, 14; 2:2; Zc 8:6,11-12).
2. Remanescente Fiel: Este remanescente é caracterizado
como uma comunidade que mantém relacionamento com Deus, espiritualidade e fé
verdadeiros. Um exemplo explícito na Bíblia é o de Noé e sua família.
Permaneceram justos diante de um mundo injusto e, portanto, escaparam do Diluvio
que figurava o grande juízo universal que sobrevirá sobre a terra (Gênesis 7 a
9; II Pedro 3). Outro exemplo é o episódio dos sete mil de Israel que não
dobraram os joelhos a Baal (1Rs 19:18).
3. Remanescente Escatológico: Isaías, mais do que qualquer
outro profeta, relaciona as profecias messiânicas com a teologia do
remanescente específico. Isaías prediz que o Messias, na condição de “o Renovo
do Senhor”, preservará um remanescente “santo” ou “santa semente” em Sião em
meio ao fogo do juízo. Uns poucos se converterão ao Senhor (Is 4:2-4; 6:13;
10:20-22; 30:15; 28:16; cf. Rm 9:33; 10:11). Para Isaías, as características do
fiel remanescente são fé e obediência voluntária a Deus e ao Messias (Is
1:18-19; 7:9, 53). Isaías, pessoalmente, experimentou essas duas
características quando foi chamado (Is 6:1-8). O povo remanescente escatológico
ou messiânico incluirá outros que não são israelitas, chamados gentios, que
decidem adorar o Deus de Israel e buscam Seu Messias como o “estandarte dos
povos” (Is 11:10-11; 56:3-8). Um bom exemplo bíblico é o de Joel 2:31-32.
Para Isaías e seus contemporâneos profetas, o remanescente escatológico não só
aceita o Messias como Salvador, e o adora com um novo coração, aguardando-O
retornar em glória e majestade, mas também, realiza uma obra missionária
mundial e guarda a Lei do SENHOR (Is 2:1-4; Mq 4:1-5; 66:19;
Zc 14:16; Mq 2:12-13; 5:2-4; 7:18-19; Jl 2:32; Sf 3:9, 12-13; Jr 31:31-34; Ez
36:24-27).
[1]
Citado por Tarsse Li em Artigo O
Remanescente no Antigo Testamento. Tal artigo faz parte de uma Coletânea de
Artigos organizados por Ángel Manuel Rodríguez, Teologia do Remanescente, p. 25. (Casa Publicadora Brasileira.
Tatuí, São Paulo. 2012).
[2]
Ampliando o conceito tríplice de remanescente, o Dr. Hans K. LaRondelle
escreveu um detalhado texto intitulado O
Remanescente e as Três Mensagens Angélicas. Esse artigo encontra-se editado
por Raoul Dederen, Tratado de
Teologia Adventista do Sétimo Dia, p. 953-955. (Casa Publicadora Brasileira.
Tatuí, São Paulo. 2011).
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Evangelista – AP, SP
Bacharel e Mestre – UNASP, SP
Doutorando – Mackenzie, SP
TWITTER: @prcirilo
FACEBOOKE: www.facebook.com/cirilo.g.dasilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário