sexta-feira, 4 de abril de 2014

REVISTA NOVA ESCOLA - "TODOS JUNTOS": UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA DO ALUNO


TODOS JUNTOS 

A revista Nova Escola da Editora Abril de Junho/Julho de 2013, apresentou um artigo relevante de Fernanda Salla com o título Todos Juntos, onde discuti a importância da comunicação com os pais dos alunos.

Inicialmente o texto de Fernanda Salla fala do desencontro entre professores e pais e mais para o final de sua escrita ela afirma que esse desencontro se dá por causa da má comunicação entre ambos. Ela se fundamenta na posição de Antônio Augusto Gomes Batista, do Cenpec que disse: “Os docentes não conhecem as famílias e elas não sabem como funciona a escola dos filhos”.

Os docentes perceberam que o envolvimento da família causa um impacto positivo na educação do aluno, portanto, os dois grupos pais e professores precisam abraçar com mais responsabilidade a causa da educação sem ficar jogando o jogo do “empurra, empurra” como se observa no dia a dia da escola.

Com base na pesquisa, Anos Finais do Ensino Fundamental: Aproximando-se da Configuração Atual, da Fundação Victor Civita (FVC), realizada pela fundação Carlos Chagas (FCC) em 2012, observou-se que os pais são omissos na educação dos filhos e por isso são culpados pelos professores de os filhos serem indisciplinados e fracos no rendimento escolar. Entretanto o fracasso no rendimento escolar é explicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como sendo responsável, o ambiente socioeconômico. As crianças ficam mais vulneráveis vivendo em um ambiente de pobreza e desmantelos financeiros e familiares. Aliada, ainda a esse fator está a dificuldade dos professores em lidar com alunos que possuem um estilo de vida cultural e familiar diferente do esperado pela escola. Obviamente “nem sempre é possível contar com um ambiente ideal em casa para dar continuidade ao trabalho realizado na escola, mas é responsabilidade do educador ensinar mesmo assim” diz Maria Eulina Pessoa de Carvalho, docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Contrapondo o discurso docente, estudos mostram que os pais valorizam a escolarização de seus filhos, pois, nela observam uma oportunidade de ascensão social e financeira para eles. Tendo essa aspiração no coração, os pais, acabam investindo nos filhos e cobrando retorno deles e da escola. Em uma dessas pesquisas, a Esforços Educativos de Mães num Território de Alta Vulnerabilidade Social: um Estudo de caso, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), comprovou-se que mães não só se preocupam no aprendizado dos filhos, mas como investir neles.

Finalmente a autora da reportagem, Fernanda Salla, conclui dizendo que o problema está na má comunicação entre professores e pais de alunos. Baseada em várias pesquisas e diálogos com especialistas e especialmente na afirmação “os docentes não conhecem as famílias e elas não sabem como funciona a escola dos filhos”, de Antônio Augusto Gomes Batista (Cenpec), propõe que a escola deve mudar a sua dinâmica e unir esforços com foco no sucesso da turma. Os pais devem ser incluídos no planejamento pedagógico, entender as estratégias da escola e saber o que se espera deles. Nesse sentido, é importante ouvi-los para identificar o que podem oferecer. Não é simples, mas um caminho foi aberto, o diálogo e a inclusão dos pais. Agora, mãos à obra para construirmos uma boa educação para os nossos filhos.
Pr. Cirilo Gonçalves
Evangelista da IASD - AP, SP.

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