terça-feira, 14 de maio de 2013

PREGAÇÃO EXPOSITIVA: NECESSIDADE DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA


NECESSIDADE DA PREGAÇÃO EXPOSITIVA
RECOMENDO

LIVRO: A Importância da Pregação Expositiva para o crescimento da Igreja
AUTOR: Hernandes Dias Lopes
EDITORA: Candeia

Apreciação do Capítulo 1. Necessidade da Pregação Expositiva
O Dr. Hernandes, por vinte anos, visitou o Canadá, Estados Unidos e todo Brasil. Conversou com centenas de pastores evangélicos e lideres e leigos sobre a Pregação. Pregou em muitas conferências, congressos e cruzadas em mais de quatrocentas igrejas diferentes. A sua conclusão é que “a igreja evangélica necessita desesperadamente de uma pregação revitalizada” (pág. 11).

Hernandes aponta dois grandes riscos no processo de crescimento de uma igreja: “Primeiro, muitos pastores estão buscando o crescimento da igreja em detrimento dos princípios bíblicos”. A verdade jamais deve ser sacrificada objetivando atrair pessoas. Esse tipo de evangelização é repudiado pelo SENHOR.

“Segundo, existem muitos pastores e lideres conservadores conformados com fidelidade sem produtividade”. Essa visão não tem apoio bíblico. (pág. 13).

O autor está convicto, e eu concordo com ele, que “a pregação expositiva é um dos melhores instrumentos para produzir o crescimento sadio da igreja”. Nas páginas 13 a 14 ele relaciona quatro graves problemas enfrentados pela igreja (evangélica) do Brasil e de todo o mundo e, vê o crescimento qualitativo e quantitativo como solução.

Quatro Graves Problemas na igreja evangélica brasileira:

1. “A influência de ensinos carismáticos e místicos”.
2. “A influência do liberalismo ou negação da infalibilidade das  Escrituras...”.
3. “A influência da ortodoxia morta”.
4. “A superficialidade no púlpito”.

Esses quatro problemas apareceram pelo abandono ou descaso das Escrituras Sagradas, surgindo assim, o “liberalismo teológico, produzindo o relativismo ético, que tem matado muitas igrejas em todo o mundo”. (pág. 13).

Ainda sobre a necessidade e importância da pregação expositiva, no contexto do crescimento da igreja, Ernandes cita Thom Rainer que vesti suas ideias, quando enfatiza a seguinte relação de importância: a) Pregação da Palavra de Deus, b) Intencionalidade no Evangelismo, c) Vida de Oração do pastor e d) Oração Intercessora de outros.

As Páginas Finais desse Capítulo nos Leva a Refletir nos Seguintes Tópicos: (Págs 15-18)

 1. A literatura sobre crescimento da igreja enfatizou outros métodos em vez da pregação.

2. Há a necessidade de um reavivamento no púlpito.

3. A ausência de pregação expositiva e a influencia da filosofia pós-moderna destruíram a confiança de muitos na supremacia da Escritura.

4. Muitos pregadores abandonaram seu compromisso com a Palavra de Deus.

5. Antes que a pregação seja restaurada, o pregador deve ser reavivado.

6. Há necessidade de uma volta aos métodos bíblicos em lugar dos pragmáticos para induzir o crescimento da igreja.

7. Os seminários dão pouca ênfase na pregação expositiva.

8. Uma fraca biblioteca pessoal dificulta ainda mais a boa pregação expositiva.

9. É absolutamente impossível pregar sermões expositivos sem um estudo sistemático, metódico e intenso. Os púlpitos necessitam desesperadamente de melhor conteúdo.

10. Muitos de nós pastores estão sobrecarregados com atividades eclesiásticas. Eles passam a maior parte do tempo envolvidos na manutenção e organização de suas igrejas, negligenciando uma busca mais efetiva das verdades sublimes das Escrituras. Consequentemente fica de lado a oração e busca do poder de Deus. Sofrendo a espiritualidade, a piedade e a intimidade com Deus.

11. Outro ponto a refletir é uma falsa dicotomia entre liturgia e pregação. O púlpito está perdendo sua centralidade. A pregação não está recebendo prioridade nas liturgias modernas.

12. Outra reflexão difícil de fazer é a que existem, no ministério, pastores não convertidos e não chamados que pregam sobre a vida eterna a outros, mas não a possuem. O ministro não convertido é uma tragédia.

13. O povo de Deus perece por falta de conhecimento (Os 4:6). Superficialidade e inconsistência são as marcas desta era pós-moderna.

Explicando a Pregação Expositiva (Págs. 18-19)

O Dr. Hernandes Dias Lopes, nos explica que “há outros estilos de pregação, tais como tópica, textual ou lectio continua, ela pode ter caráter expositivo porque a pregação expositiva tem o compromisso de explicar o texto da Escritura segundo o seu significado histórico, contextual e interpretativo, transmitindo aos ouvintes contemporâneos a clara mensagem da Palavra de Deus com aplicação pertinente. Seria perfeitamente possível classificar a pregação expositiva como pregação expositiva tópica e pregação expositiva lectio continua”.

“A pregação expositiva é, antes de tudo, pregação bíblica. Não é pregar sobre a Bíblia, mas a Bíblia”. O pregador cria o sermão, não a mensagem. Ele proclama e explica a mensagem que recebeu. Sua mensagem não é original, ela lhe é dada (2 Co 5.19). O sermão não é a palavra do pregador, é a palavra de Deus”.

“Embora Deus possa usar outros métodos de pregação, segundo a Bíblia e a história da igreja, a pregação expositiva tem sido a melhor forma de pregar a Palavra de Deus com autoridade e poder. A Escritura não erra, é infalível e suficiente. É espada, martelo e fogo. É eficaz para executar o propósito de Deus”.


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Evangelista da Igreja Adventista do Sétimo Dia. AP-SP.
Bacharel e Mestre em Teologia – UNASP, SP.
Doutorando em Teologia – MACKENZIE, SP.
TWITTER: @prcirilo
FACEBOOK: http://www.facebook.com/#!/cirilo.g.dasilva

Um comentário:

Cícero Alves-IASD de Uberaba-MG. disse...

ESSE ASSUNTO DE iGREJA EXPLOSSIVA, TEM QUE SER FEITO DE UMA FORMA MAIS CONSTRUTIVA NA SUA ESSÊNCIA,OU SEJA, TEMOS QUE PARAR MAIS COM O CHAMADO "CULTO ROBOTICO", ISTO É, FAZER AS MESMAS COISAS TODOS OS SABADOS. CREIO QUE OS CULTOS NOS SÁBADOS TEM QUE SER O MAIS MOTIVADOR POSSÍVEL,UMA VEZ QUE VAMOS NO TEMPLO É PARA ADORAR, ENTÃO SE É PARA ADORAR, QUE SEJA DE TODO O CORAÇÃO E COM TODA A "EXPLOSSÃO". QUE SEJA ESSA O NOSSO LOUVOR A DEUS..