domingo, 23 de outubro de 2011

PROFECIAS: SÉRIE DE ESTUDOS 7 - APOCALIPSE

ESTUDO 7
A BESTA QUE SOBE DA TERRA.


INTRODUÇÃO:
A. A besta de Apocalipse 13:11 surge da terra firme. Os outros animais surgem do mar. Águas significam povos (Dan. 7:3, 23; Apoc. 17:15). Terra, representa área não povoada. EMERGIR OU SUBIR - Gr. Anabainon = Crescer como uma planta.
B. No início, esse novo poder tem as características de um cordeiro. Ele se comporta de modo manso e gentil. Mas, depois, fala como um dragão, como Satanás. Esse poder termina oprimindo e enganando, justamente como o poder romano.
C. Reunindo as informações fornecidas pelos capítulos 12-13 que estudamos, podemos concluir que esse novo poder surge de um lugar pouco habitado, no final dos 1260 anos descritos em Apocalipse 13:1-10 ou, em torno de 1798. Que nação apareceu em cena nessa ocasião, num lugar relativamente desabitado? Os sinais apontam claramente para os Estados Unidos da América.

I. O SURGIMENTO DOS E.U.A:
A. “Que nação do novo mundo se achava em 1798 ascendendo ao poder, apresentando indícios de força e grandeza, e atraindo a atenção do mundo? A aplicação do símbolo não admite dúvidas. Uma nação, e apenas uma, satisfaz às especificações desta profecia; Esta aponta insofismavelmente para os Estados Unidos da América do Norte” G.C.440.
B. O respeitado escritor americano G. A. Towsend descrevendo a origem dos Estados Unidos, fala do “mistério de sua procedência do nada”. Disse ainda mais o escritor: “Semelhando a semente silenciosa, desenvolvemo-nos em império”. (O Novo Mundo Comparado com o Velho). G.C. 440
C. Um jornal europeu, em 1850, referiu-se aos Estados Unidos como um “império maravilhoso, que estava emergindo e no silêncio da terra aumentando diariamente seu poder e orgulho”. (The Dublin Nation). G.C. 440

II. DOIS CHIFRES, PARECENDO CORDEIRO, MAS FALAVA COMO DRAGÃO.
A. Os dois chifres indicam “Juventude, inocência e brandura, o que apropriadamente representa o caráter dos Estados Unidos... Entre os exilados cristãos que primeiro fugiram para a América e buscaram asilo contra a opressão real e a intolerância dos sacerdotes, muitos havia que se decidiram a estabelecer um governo sobre o amplo fundamento da liberdade civil e religiosa. Suas idéias tiveram guarida na Declaração da Independência, que estabeleceu a grande verdade de que ‘todos os homens são criados iguais’, e dotados de inalienável direito à ‘vida, liberdade e procura de felicidade’... Foi também concedida liberdade de fé religiosa, sendo permitido a todo homem adorar a Deus segundo os ditames de sua consciência... Republicanismo e Protestantismo tornaram-se os princípios fundamentais da nação. G.C. 441
B. “Todos os homens foram criados iguais; dotados pelo Criador com certos direitos que não se pode ferir, dentre eles se destacam a vida, a liberdade e a busca pela felicidade”. (Discurso de Abraão Lincoln)
C. Os Estados Unidos, como campeão da democracia e dos direitos individuais, iniciou como um cordeiro. Os dois chifres simbolizam as duas poderosas características do sistema governamental norte-americano: liberdade civil e liberdade religiosa. Mas algo ocorreu com esse poder semelhante a um cordeiro. Os versos 12 a 18 nos contam que ele (EUA) faz uma aliança com a primeira besta (Papado). Mas o verso 12 diz que “exerce (a segunda besta) todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta...”
D. “A ‘fala’ da nação são os atos de suas autoridades legislativas e judiciárias. Por esses atos desmentirá os princípios liberais e pacíficos que estabeleceu como fundamento de sua política. A predição de falar ‘como dragão’, e exercer ‘todo o poder da primeira besta’, claramente anuncia o desenvolvimento do espírito de intolerância e perseguição que manifestaram as nações representadas pelo dragão e pela besta semelhante ao leopardo (13:2). E a declaração de que a besta de dois chifres faz com ‘que a Terra e os que nela habitam adorem a primeira besta’, indica que a autoridade desta nação deve ser exercida impondo ela alguma observância que constituirá ato de homenagem ao papado” G.C. 442.

CONCLUSÃO:
A. A Besta que sobe do mar representa o Reino Católico Apostólico Romano comandado pelo Papa.
B. A Besta que sobe da terra representa os Estados Unidos da América do Norte com o seu Sistema Religioso Protestante de crenças e o seu Governo baseado em dois pilares: Liberdade Civil e Liberdade Religiosa.
C. Em Apoc. 13, essas duas Bestas se unem para estabelecer as suas leis universais em regeição a lei de Deus. O Dragão – Satanás - dará toda cobertura para que isso ocorra.
D. O mais importante é:
  • “Obedecer a Deus e não aos homens” Atos 5:29.
  • Disse o SENHOR: “Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento…” (Is. 41:10).
  • “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida”. (Jo. 14:6).
  • “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo. 8:32). “Seja fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2:10). “Eu tenho muitas ovelhas que não são deste aprisco”. (Jo.10).
  • “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”. (João 10:27-29).
  • “Eu voltarei” (Jo.14:1-3).
  • "PREPARA-TE" (Amós 4:12)


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo 


Nenhum comentário: