domingo, 23 de outubro de 2011

PROFECIAS: SÉRIE DE ESTUDOS 4 - APOCALIPSE

ESTUDO 4
O SELO DE DEUS E A MARCA DA BESTA



INTRODUÇÃO:
A. Em Apocalipse 6:17 está escrito: Porque chegou o Grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?
B. Esse texto foi emprestado do Antigo Testamento. (Joel. 2:11; Naum 1:6; Malaquias 3:2)
C. A pergunta do Apocalipse é: “Quem pode ficar em pé no dia da Volta de Jesus?”
D. A resposta está no Apocalipse 7:1-3. Somente os que tiverem o selo de Deus na fronte poderão ser salvos Naquele Dia.


I. A VISÃO DO APOCALIPSE 7:1-3.
A. 4 Anjos = Proteção
B. 4 Ventos = Guerras nos 4 pontos da terra
C. 4 Cantos = Norte, Sul, Leste, Oeste
D. Outro Anjo = Mensageiros de Deus pregando o evangelho ao mundo. Mt. 24:14; Mt. 28:18-20; Mc. 16:15; I Pe. 1:12
E. O que o anjo tem em sua mão? Um selo


II. O SELO DE DEUS
A. Na Bíblia o selo representa a lei de Deus. (Isa. 8:16; Sl. 37:30, 31; Prov. 7:1-3; Jer. 31:33//Heb. 10:15-16; 8:10).
B. O sábado é destacado como o selo de Deus (Exo. 31:13, 17; Eze. 20:12, 20) por trazer as três características básicas de um selo isto é: Nome do Governante, o seu cargo e a extensão do seu domínio (Êxo. 20:8-11).
C. Lembrete: Não adianta guardar o sábado e transgredir outros mandamentos (Tg. 2:10-12). Toda a lei deve ser escrita na tábua do coração (Prov. 7:3)
D. Ver quais são os 10 mandamentos (Êxo. 20). Antes de Deus dar os seus 10 mandamentos Ele Se Auto Intitula o Libertador do seu povo. A idéia é que primeiro vem a libertação depois a lei. A lei é para um povo livre. Todos que recebem a Jesus como Salvador e Senhor tem prazer na lei de Deus (Rom. 7:22) que é santa justa e boa (Rom. 7:12) assim como o Seu Legislador.
E. O que ocorrerá quando Jesus Voltar? Mat. 7:21-23. Um grupo de religiosos vai reivindicar o Reino Celestial porque profetizou em nome de Jesus, expulsou demônios e fez muitos milagres. Qual vai ser a resposta do Senhor Jesus? “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (7:23).


III. QUAL É A MARCA DA BESTA? APOCALIPSE 13:16-18
A. “O característico especial da Besta, e, portanto, de sua imagem, é a violação dos mandamentos de Deus” G.C. 446. O profeta Daniel profetizou que a besta faria esse atentado à lei de Deus (Dan. 7:25).
B. “Unicamente mudando a lei de Deus poderia o papado exaltar-se acima de Deus; quem quer que conscientemente guarde a lei assim modificada, estará a prestar suprema honra ao poder pelo qual se efetuou a mudança. Tal ato de obediência às leis papais seria um sinal de vassalagem ao Papa em lugar de Deus”. G.C. 446.
C. “O papado tentou mudar a lei de Deus. O Segundo mandamento, que proíbe o culto às imagens, foi omitido da lei, e o quarto foi mudado de molde a autorizar a observância do primeiro dia em vez do sétimo, como sábado… A mudança no quarto mandamento cumpre exatamente a profecia”. (de Dan. 7:25 e 13:16,17).
D. “Os católicos romanos reconhecem que a mudança do sábado foi feita pela sua igreja, e declaram que os protestantes, observando o domingo, estão reconhecendo o poder desta”. G.C. 447-448.
E. “Como sinal da autoridade da Igreja Católica, os escritores romanistas citam ‘o próprio ato da mudança do sábado para o domingo, que os protestantes admitem;… porque, guardando o domingo, reconhecem o poder da igreja para ordenar dias Santos e impor sua observância sob pena de incorrer em pecado’” G.C. 448
F. “À medida que ganha terreno o movimento em favor do repouso dominical obrigatório, eles se regozijam, na certeza de que, por fim, todo o mundo protestante será reunido sob a bandeira de Roma”. G.C. 448
G. “A imposição da guarda do domingo por parte das igrejas protestantes é uma obrigatoriedade do culto ao Papa – à Besta”. G.C. 448.

IV. QUANDO SERÃO AS PESSOAS MARCADAS PELO SINAL DA BESTA?
A. “Quando, porém, a observância do domingo for imposta por lei, e o mundo for esclarecido relativamente à obrigação do verdadeiro sábado, quem então transgredir o mandamento de Deus para obedecer a um preceito que não tem maior autoridade que a de Roma, honrará desta maneira ao papado mais do que a Deus. Prestará homenagem a Roma, e ao poder que impõe a instituição que Roma ordenou. Adorará a besta e a sua imagem. Ao rejeitarem os homens a instituição que Deus declarou ser o sinal de Sua autoridade, e honrarem em seu lugar a que Roma escolheu como sinais de sua supremacia aceitarão, de fato, o sinal de fidelidade para com Roma - "o sinal da besta". E somente depois que esta situação esteja assim plenamente exposta perante o povo, e este seja levado a optar entre os mandamentos de Deus e os dos homens, é que, então, aqueles que continuam a transgredir hão de receber "o sinal da besta". G.C. 449
B. “No desfecho desta controvérsia, toda a cristandade estará dividida em duas grandes classes - os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, e os que adoram a besta e sua imagem, e recebem o seu sinal” G.C. 445
C. Quando o domingo for lançado universalmente pela Besta de dois chifres parecendo cordeiro, mas falando como dragão (EUA) de Apoc. 13:11. Esse ato dos EUA será em homenagem a Besta do mar de Apoc. 13:1 (Sistema Católico Papal).
D. Essa marca será colocada na fronte de todos os moradores da terra que não tiverem o selo de Deus. “A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca…” (13:16)
E. Os que aceitarem a marca da Besta receberão as 7 pragas (cap. 16) e perderão a vida eterna quando Jesus voltar. (14:9-11; 15:2).


CONCLUSÃO:
A. “O profeta de Patmos contempla "os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número de seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus. E cantavam o cântico de Moisés,... E o cântico do Cordeiro". Apoc. 15:2 e 3. G.C. 450.
B. O Profeta viu em visão o verdadeiro povo de Deus e escreveu: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus”. Apoc. 14:12.


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

Nenhum comentário: