segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AS 7 IGREJAS DO APOCALIPSE: PRIMEIRA PARTE - ÉFESO, ESMIRNA E PERGAMO

7 IGREJAS DO APOCALIPSE: PRIMEIRA PARTE: ÉFESO, ESMIRNA E PERGAMO
  • Éfeso
  • Esmirna
  • Pérgamo
  • Tiatira
  • Sardes
  • Filadélfia
  • Laodicéia
 INTRODUÇÃO:
O Profeta tinha 85 anos quando foi abandonado na ilha de Patmos pelo imperador romano Domiciano. O Profeta disse:
“Achei-me em Espírito (visão), no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo… O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltando, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros , um semelhante a filho de homem…tinha na mão direita sete estrelas.… .Quando o vi, caí a seus pés como morto…” (Ap. 1:10-12,16,17) “Escreve pois as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas”. (Ap. 1:19). Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas”. (Ap.1:20)

AS 7 IGREJAS DO APOCALIPSE - Cada carta começa com uma Auto-Revelação de Jesus Cristo ao lider e segue dizendo: “Conheço…”

Para a Igreja de Éfeso  - Jesus Cristo é aquele que CONSERVA na Sua mão direita os LIDERES das 7 Igrejas e ANDA NO MEIO DAS 7 IGREJAS
Para a Igreja de Esmirna - Jesus Cristo é o PRIMEIRO e o ÚLTIMO que VENCEU a morte.
Para a Igreja de Pérgamo - Jesus Cristo é Aquele que tem a ESPADA AFIADA DE DOIS GUMES
Para a Igreja de Tiatira - Jesus Cristo é o FILHO DE DEUS e tem os OLHOS como CHAMA DE FOGO e os PÉS COMO BRONZE
Para a Igreja de Sardes - Jesus Cristo é o que tem os SETE ESPÍRITO DE DEUS e as SETE ESTRELAS
Para a Igreja de Filadélfia - Jesus Cristo é o SANTO o VERDADEIRO, que tem a CHAVE
Para a Igreja de Laodicéia - Jesus Cristo é o AMÉM a TESTEMUNHA FIEL e VERDADEIRA o PRINCÍPIO da criação de Deus

ÉFESO - “CONHEÇO as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos”. (Ap. 2:2)
ESMIRNA - “CONHEÇO a tua tribulação, a tua pobreza e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de satanás”. (Ap. 2:9)
PÉRGAMO - “CONHEÇO o lugar em que habitas, onde está o trono de satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita”. (Ap. 2:13)
TIATIRA - “CONHEÇO as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras” (Ap. 2:19)
SARDES - “CONHEÇO as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”. (Ap. 3:1)
FILADÉLFIA - "CONHEÇO" as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”. (Ap. 3:8)
LAODICÉIA - "CONHEÇO Dbras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!”. (Ap. 3:15). A Palavra CONHEÇO revela a ONISCIÊNCIA de Jesus Cristo

O NOME DE CADA CIDADE INDICA A SUA CARACTERÍSTICA COMO CIDADE E RELIGIOSIDADE. E A CADA IGREJA JESUS FAZ:
  • Elogio
  • Reprovação
  • Conselho
  • Promessa
A Introdução de cada carta revela um aspecto da Pessoa de Jesus Cristo. E foi extraído da visão maior do capítulo 1. A Conclusão de cada carta revela um aspecto da Cidade Santa. Ou da parte final do livro. Isto nos mostra que o livro já estava escrito quando o profeta escreveu as cartas. Vejamos:

Jesus Identificado                 Extraído:
  • Éfeso Ap. 2:1                Ap. 1:12-13
  • Esmirna Ap. 2:8             Ap. 1:17-18
  • Pérgamo Ap. 2:12         Ap. 1:16
  • Tiatira Ap. 2:18             Ap. 1:14-15
  • Sardes Ap. 3:1              Ap. 1:16
  • Filadélfia Ap. 3:7           Ap. 1:118
  • Laodicéia Ap. 3:14        Ap. 1:5,17
As Promessas vieram do final do livro

  •  Éfeso Ap. 2:7              Ap. 22:2,14
  •  Esmirna Ap. 2:11        Ap. 21:8
  • Pérgamo Ap. 2:17       Ap. 19:12
  • Tiatira Ap. 2:28           Ap. 22:16
ÉFESO = Desejável - A cidade estava num ponto geograficamente desejável, admirável. Possuia o mais belo porto da Ásia Ocidental. A cidade estava enfeitada com os mais lindos templos. Ali estava o templo da deusa Diana ou Ártemis, a deusa da fertilidade. Esse templo foi construído de ouro. Havia um grande teatro para 30 mil pessoas. Nesta cidade onde se adorava deuses, estátuas e árvores, Paulo, Apolo, Áquila e Priscila fundaram uma Igreja cristã. O evangelho converteu muitos efésios.

Elogio: Timóteo era o Pastor. Esta Igreja foi elogiada por Jesus pelo seu zelo, trabalho, lealdade às doutrinas e porque reprovavam as obras dos nicolaítas. (Ap. 2: 2,6)
Reprovação: O abandono do primeiro amor (Ap. 2:4). O mistério da iniquidade de que falou apóstolo Paulo (II Tess. 2:7) estava começando, os loubos vorazes, entrando na Igreja (At. 20: 29-31)
Conselho: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras…” (Ap. 2:5).
Promessa: “…Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. (Ap. 2:7)

Éfeso representa o primeiro período do cristianismo na terra. Um cristianismo puro, fervoroso e cheio de amor. Corresponde à época dos apóstolos. ÉFESO: 31-100

ESMIRNA = Cheiro Suave - A cidade de Esmirna ficava cerca de 22 quilômetros ao norte de Éfeso, sobre uma bela enseada do mar Egeu (Parecia uma coroa). A cidade possuía uma planta aromática chamada mirra. Seu perfume era suave. No centro da cidade, havia um pequeno monte (Pago), e no seu topo, um santuário dedicado à divindade grega Nêmese. Hoje, sob o nome de Izmir, é a terceira maior cidade da turquia. Esmirna possuía o único mercado público de três andares, do mundo antigo. Havia jogos olímpicos na cidade e os vencedores eram coroados com coroas de ouro. A cidade havia sido destruída várias vezes (desde a sua fundação 1000 aC) por inimigos e por terremotos mas sempre fora recontruída. Ela morria e ressucitava.
Elogio: Policarpo era o Pastor da Igreja cristã em Esmirna. “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza, mas tu és rico…” (Ap. 2:9) O império romano estava perseguindo a Igreja e obrigando-a adorar o imperador como deus. Havia a “sinagoga de satanás” entre os cristãos. Um grupo de falsos cristãos. Não há reprovação para esta Igreja. O Conselho de Jesus é: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulações de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Ap.2:10). Esmirna tornou-se em 303 a arena de morte para numerosos mártires. Esse foi um tempo terrível sob a dominação romana, onde os cristãos eram lançados aos leões ou queimados sobre estacas. Um dos últimos a morrerem heroicamente foi Policarpo, o líder da igreja de Esmirna. Enquanto ele enfrentava a multidão sedenta de sangue no estádio municipal, o imperador romano exigia que ele jurasse por César e amaldiçoasse a Cristo... Policarpo respondeu calmamente: "Por oitenta e seis anos eu O servi e Ele nunca me fez mal. Como posso blasfemar meu Rei, o qual me salvou?". Com a subida do imperador Constantino ao trono romano, as perseguições chegaram temporariamenteao fim.
Promessa: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida… O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte (Ap. 2:10-11). Esmirna representa o segundo período do cristianismo quando a Igreja estava começando a ser perseguida de morte por não adorar o imperador como deus. A igreja perfumaria o mundo por sua fidelidade a Jesus Cristo. ESMIRNA: 100-313

PÉRGAMO Exaltação - Pérgamo significa "cidadela"; ela estava localizada no cume de uma montanha. Essa esplêndida cidade era conhecida por seus muitos templos pagãos e uma grande biblioteca com cerca de 200.000 rolos (livros). Pérgamo instituiu o primeiro culto de adoração a um imperador vivo (29 AC). Eis por que ela é referida como o lugar "onde Satanás tem seu trono". Pérgamo se orgulhava por ser a capital da Ásia e por ter muita cultura e uma corte que julgava os prisioneiros com severidade. Era o centro das religiões místicas orientais vindas de Babilônia. Tinha muitos templos pagãos.

Elogio: Antipas era o provável Pastor da Igreja. Ele foi queimado no ventre de um bezerro de latão aquecido até ficar encandescente. “Conserva o meu nome e não negaste a minha fé”. (Ap. 2:13)
Reprovação: “Tenho contra ti algumas coisas, tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão… Também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas”. Balaão e Balaque abriram espaço para o primeiro contato de Israel com Baal (Nm. 22:41), o deus fenício que seria o maior rival de Yahweh em todo o tempo do A.T. O povo de Israel foi levado à idolatria e a prostituição. Enquanto a Igreja de Éfeso “odiava as obras dos nicolaítas” (2:6), a Igreja de Pérgamo “sustentava a doutrina” deles. (Não acreditavam na divindade de Cristo e praticavam as obras da carne).
Conselho: “Arrepende-te” (Ap. 2:16)
Promessa: “Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”. (Ap. 2:17). Pérgamo representa o terceiro período do cristianismo, quando o império romano estabelece um papa para liderar todas as igrejas cristãs. Nesse período muitas falsas doutrinas invadiram o cristianismo. Entre elas a guarda do domingo. PÉRGAMO: 313-538
Éfeso - 31-100 – Branco - Pureza Cristã
Esmírna - 100-313 – Vermelho – Perseguição Morte
Pérgamo - 313-538 – Preto – Autoridade Papal
  • Para os efésios que voltassem à prática das primeiras obras, Jesus os levaria à Arvore da vida que está no paraíso de Deus. Ap. 2:5,7
  • Para os cristãos de Esmirna que fossem fiéis até à morte, Jesus daria a coroa da vida. Ap. 2:10. E não participaria da segunda morte. Ap. 2:11
  • Para os cristãos de Pérgamo que se abandonassem as falsas doutrinas, Jesus daria do maná escondido e uma pedrinha branca com um novo nome. O arrependimento e a fidelidade a Jesus Cristo são condições para uma pessoa entrar no Reino Celestial 
Será que você precisa, hoje, abandonar o pecado e ser fiel a Jesus Cristo?
Você sente no coração o desejo de ser inteiramente fiel a Jesus Cristo?


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

Nenhum comentário: