segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O MECÂNICO E O MENDIGO – HISTÓRIA REAL

O MECÂNICO E O MENDIGO – HISTÓRIA REAL


No ano de 1992 eu trabalhava como missionário voluntário na cidade de Aparecida do norte. Conheci um senhor chamado Youssef Naieff Marun (libamês). Após ter estudado a Bíblia ele se converteu e se tornou o líder da Igreja.


No ano 2000 eu estava no último ano de teologia, quando recebi uma visita inesperada. Era o meu amigo Youssef. Quanta alegria! Conversamos bastante. Antes dele ir embora me contou uma história que me emocionou profundamente.


Um dia, Youssef, lendo o jornal, viu o anúncio da venda de uma caminhonete no Paraná. O seu sonho era comprar uma caminhonete daquele jeito. Chamou o seu amigo mecânico e pediu ajuda. O mecânico aceitou o desafio de ir ao Paraná para analisar mecanicamente a camionete. Pegou suas ferramentas e colocou no carro do Youssef. Viajaram.


Esse mecânico tinha uma personalidade diferente. Era muitíssimo nervoso, não gostava de pobres, era preconceituoso e detestava mendigos.


Depois de algumas horas de viagem, inexplicavelmente o carro parou. Encostaram. Insistiram para funcionar, mas não conseguiram. O mecânico passou a investigar o problema. Não conseguiu nada. Tirou a caixa de câmbio, mas não identificou o problema. Ficou nervoso. Não conseguiu colocá-la no lugar. Começou a xingar tudo e todos, chutar o carro e a praguejar. O Youssef não podia fazer nada.


De repente, veio na direção deles um senhor carregando um saco nas costas. Estava todo maltrapilho. Sujo e descalço. Aproximando perguntou ao mecânico: “Posso ajudar senhor?” O mecânico respondeu furioso: “Não quero a sua ajuda, vai embora”. Tornou o mendigo a perguntar calmamente: “Posso ajudar senhor?”. O mecânico respondeu mais furioso ainda: “Não quero a sua ajuda. Vai embora. Eu detesto mendigos”. O Mendigo insistindo disse: “Eu sei que o senhor precisa de mim. Em 15 minutos eu conserto o problema e coloco a caixa de câmbio no lugar”. O Youssef sentindo confiança nas palavras do mendigo disse para o mecânico aceitar a ajuda. Então disse o mecânico: “É, deita aí, vê se você consegue arrumar então. E não arruma pra ver!”.


O mendigo deitou. Ficando numa posição estratégica, consertou o problema e colocou a caixa de câmbio no seu lugar em menos de 15 minutos. Pediu para o Youssef dar a partida. O carro funcionou. O mecânico ficou abismado com aquilo e perguntou brandamente: “Quanto é o seu trabalho?” Respondeu o mendigo: “Não é nada senhor”. Tornou a perguntar o mecânico: “Quanto é o seu trabalho?” “Não é nada senhor”. O que é que você quer então? “Sabe o que eu quero senhor?: Que o senhor respeite o próximo. Sabe o que eu quero senhor?: Que o senhor não tenha preconceitos. Sabe o que eu quero senhor?: Que o senhor ame o seu semelhante. O mendigo pegou as suas coisas e saiu. Os dois entraram no carro foram embora.

O youssef me contou naquele dia, com lágrimas nos olhos que foi o mais belo e profundo sermão que ele havia ouvido até o momento. Este sermão saiu da boca de um mendigo para uma pessoa que detestava mendigos.

Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

Um comentário:

IDEOTA$ disse...

PR, ESCOLHI A HISTORIA REAL PARA LER PRIMEIRO, POIS QUERO TER UMA EXPERIENCIA REAL TBM COM DEUS!! E SE ESTOU FAZENDO CONTATO COM O SENHOR É PARA PEDIR ORAÇÃO, SE PUDER LEMBRAR REALMENTE DE MIM EM SUAS ORAÇÕES SEREI GRATO!! E ESSAS HISTORIA EU ACHEI LINDA E SIMPLES, DIRETA AO PONTO MESMO!! ABRAÇO PR!! ass:ALOM CAMPOS