ANÁLISE CRÍTICA
Livro: Daniel: O Profeta do Juízo
Autor: S. J. Schwantes
O Comentário do Livro de Daniel do Dr. S. J. Schwantes é esclarecedor. O autor tratou de comentar cada capítulo de Daniel não exaustivamente, mas com boa base teológica. Mesmo porque a proposta do livro não é de um detalhamento versículo por versículo e sim comentário básico. E no básico o autor foi profundo.
Achei que o escritor acertou em afirmar que no “primeiro capítulo o tema do livro é todo prefigurado” (p 26) tema esse que fala “do conflito ente Babilônia e o povo de Deus, entre a luz e as trevas, a verdade e o erro, a sabedoria divina e a sabedoria deste mundo” (p 26).
No capítulo três o autor foi vago e até omisso a respeito do versículo 25. “O quarto homem semelhante a um filho dos deuses”. Uma passagem profundamente messiânica não poderia passar desapercebidamente, pois, comentadores importantes de várias confissões a reconheceram como tal. Entre eles encontram-se Jerônimo, João Calvino, Gabelein, Leupold, Groningen. Etc...
Gostei bastante ao ler o comentário dos capítulos 7 a 9. Percebi que o Dr. Schwantes avançou em seus comentários dedicando uma média de dezesseis páginas para cada um enquanto aos outros, quatro. Isso demonstra a seriedade com que o autor vê os capítulos que tratam da essência da mensagem Adventista.
Digno de nota, também, foi o relacionamento obtido entre os capítulos 12:11, 8:11 e 12 e 11:31. Neles o autor que por terem uma linguagem semelhante, é provável que tanto uma como a outra se referem ao mesmo acontecimento, a saber, à substituição do ministério sacerdotal de Cristo no céu por um sistema terrestre de mediação.
Embora Daniel: O Profeta do Juízo seja um comentário raso, é elucidativo e me fez bem. Ampliou-me os conhecimentos e abriu janelas importantes para pesquisas individuais do livro profético de Daniel.
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter:@prcirilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário