segunda-feira, 28 de novembro de 2011

AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE - SEGUNDA PARTE: TIATIRA, SARDES, FILADELFIA E LAODICÉIA

7 IGREJAS DO APOCALIPSE SEGUNDA PARTE

Éfeso
Esmirna
Pérgamo
Tiatira
Sardes
Filadélfia
Laodicéia

TIATIRA = Sacrifício - A cidade em si dava a impressão de “fraca tornada forte”. Foi construída por Seleuco um dos generais de Alexandre, em 280AC. Foi construída para ser uma cidade-sede de guarnição militar. Sua indústria principal era de instrumentos de bronze e cobre. Fabricava também tecidos, especialmente em vermelho e púrpura. Havia um grande templo em honra ao deus sol “Apolo” na cidade

Elogio: “Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança, e as tuas últimas obras mais numerosas do que as primeiras”. (Ap. 2:19)
A igreja organizou orfanatos, hospital e missões. Essa era uma congregação realmente preocupada e dedicada a atender às necessidades das pessoas.
Reprovação: “Tenho contra ti o tolerares que essa mulher Jezabel, que assim mesma se declara profetiza, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. (2:20). Jezabel foi uma princesa fenícia e sacerdotisa de Baal, um deus pagão da natureza. Ele promoveu a adoração do Sol e contribuiu para desviar Israel de seu relacionamento especial com Deus.
Conselho: “Conservai o que tendes…” (Ap. 2:25). As doutrinas
Promessa: “Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá… dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã”. (Ap. 2:26-27). Tiatira representa o quarto período do cristianismo na terra, quando a Igreja Católica sob a liderança do papa passou a perseguir de morte o verdadeiro povo de Deus. Seu período de existencia: TIATIRA 538-1517

SARDES = Cântico de Alegria. A cidade de Sardes foi construída sobre uma rocha (1150AC), ficava numa elevação de cerca de 500 metros. Era a capital do império da Lídia, um dos mais ricos do mundo antigo. A moeda cunhada surgiu em sardes.

Elogio: Muito pouco havia para ser elogiado. “Tens em sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras…”o restante vivia de aparência, do passado. Era um vivo morto.
Conselho: “Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer…Lembra-te, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te…” (Ap. 3:1)
Promessa: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida, pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”. (Ap. 3:5). Sardes representa o quinto período do cristianismo na terra quando ocorreu a reforma protestante sob Martinho Lutero e outros. Mas passando o fervor da reforma, os cristão se esfriaram e passaram a viver do passado. SARDES se desenvolveu de 1517-1755.

FILADÉLFIA = Amor Fraternal. A cidade foi fundada em 138AC por Átalo II, rei de Pérgamo também conhecido por Filadélfo. A sua localização geográfica era a porta de entrada para o oriente. Estava sujeita a freqüêntes terremotos. Era uma cidade magnificente. Essa igreja deve ter sido notável, pois recebeu só elogios da parte de Cristo e nenhuma repreensão.

Promessa: “Ao vencedor fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá…” (Ap. 3:12). Filadélfia representa um período de tempo ocorrente no século dezenove, quando grandes movimentos evangélicos e pró-advento revitalizaram a igreja. O reavivamento impeliu a igreja como nunca dantes. Ela foi capaz de apresentar Jesus a 10.000.000 de pessoas – a oportunidade era "uma porta aberta que ninguém pode fechar". Filadélfia representa o sexto período do cristianismo na terra quando a obra missionaria começou a se expandir pelo mundo. Nesse período surge a Igreja Adventista do Sétimo Dia. FILADÉLFIA existiu de 1755-1844

LAODICÉIA = 1844-VOLTA DE JESUS
ESTE É O ÚLTIMO PERÍODO DA IGREJA DO SENHOR AQUI NA TERRA. Cada um que se diz filho de Deus e crente em Jesus Cristo e amante do reino eterno, deve sair urgentemente do estado de mornidão e viver a altura do evangelho que conhece.

Em Apocalipse 3:14-22 está escrito: "Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve:

Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; 17pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. 18Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. 19Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. 20Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. 21Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".
AS 7 IGREJAS DO APOCALIPSE: RESUMO 
As 7 igrejas da Ásia representam 7 períodos, da Igreja de Deus em toda a sua história

ÉFESO = Período Apostólico (31-100)
ESMIRNA = Período dos Mártires (100-313)
PÉRGAMO = Período da Oficialização da Igreja (313-538)
TIATIRA = Período do Domínio Clerical (538-1517)
SARDES = Período da Reforma (1517-1755)
FILADÉLFIA = Expansão Missionária (1755-1844)
LAODICÉIA = Período Final da Igreja (1844-Fim)

Éfeso - 31-100 – Branco - Pureza Cristã
Esmírna - 100-313 – Vermelho – Perseguição Morte
Pérgamo - 313-538 – Preto – Papa Recebe Poder Sobre as Igrejas
Tiatira - 538-1517 – Inquisição - Domínio Católico
Sardes - 1517-1755 – Reforma - Martinho Lutero
Filadélfia - 1755-1844 – Reavivamento - IASD

Você percebe que Jesus Cristo está te chamando para ser um verdadeiro cristão? Compreende que Jesus Cristo está te chamando agora? Você sente um forte desejo de entregar a vida a Jesus Cristo agora?

Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo

Nenhum comentário: