A Arte de Fazer Apelos I
- Amizade com “limites” dá autoridade.
- Durante o estudo use um chavão: “Entende”, “Compreende”, “Você (senhor) está entendendo?”. Com estes chavões você faz o aluno prestar atenção e pensar.
- No final do estudo pergunte com clareza “o senhor (a) entendeu que…” “Não sente o desejo de…” “Qual deve ser a sua decisão? Dê uma pausa para ele pensar e responder. Mostre o último texto que responde a pergunta. Ore reafirmando o estudo e a decisão do aluno.
- Trabalhe sempre razão e emoção durante o estudo. Jesus fazia muito bem essa combinação. (Mt.11:20-30; Ap. 3:1-14-21; Is.1:2-20). RAZÃO E EMOÇÃO SE ENTENDE DA SEGUINTE MANEIRA: O aluno deve entender a nojeira do pecado no mundo e em sua vida pessoal. Perceber a necessidade de arrependimento, vendo que haverá benefícios imediatos e eternos. Persuasão. (Logos + Ethos). O professor - Instrutor precisa conhecer o tema e dominá-lo completamente (logos). Precisa também confiar na mensagem que ensina, crer totalmente e isso ficará evidente ao transmiti-lo. Confiar na mensagem que prega (ethos). A persuasão se dá através dessa combinação LOGOS + ETHOS e é tudo que um professor - Instrutor precisa para ter sucesso no ensino - evangelização.
- A Lei do Evangelismo: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas.” (Mt.7:12).
- Cumprimente a todos.
- Chame-os pelo nome.
- Sorria sempre.
- Ouça mais e fale menos.
- Pratique a caridade.
- Seja amigo.
Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo
Nenhum comentário:
Postar um comentário