sábado, 5 de novembro de 2011

LIVRO DE JONAS: AVALIAÇÃO E APRECIAÇÃO

APRECIAÇÃO
Livro: Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento
Autor: Warren W. Wiersbe
Comentário: Jonas, 465-481

Warren Wendel Wiersbe é um pastor norte-americano, teólogo, conferencista e um grande escritor de literatura cristã e trabalhos teológicos. Nascido em 16 de Maio de 1929 em East Chicago, Indiana, talvez Wiersbe seja melhor conhecido por sua série de 50 livros intitulado "BE" ("SER" em inglês): Be Real (Ser Verdadeiro), Be Rich (Ser Rico), Be Obedient (Ser Obediente), Be Mature (Ser Amadurecido), Be Joyful (Ser Contente), entre outros trabalhos teológicos. Warren Wiersbe estudou na Universidade de Indiana em Indianápolis, Universidade Roosevelt, e graduou-se em 1953 pelo Seminário Teológico Batista do Norte em Lombardo, Illinois. Enquanto fazia o seminário, ele foi estabelecido como pastor da Igreja Batista Central de 1951 até 1957.

Em O Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento, o autor trabalha bem a mensagem do Profeta Jonas. O comentário inicia-se com um esboço, depois apresenta dois tópicos importantes: Paciência e o Perdão (1-2) e A Pregação e o Profeta Amuado (3-4).

Achei importante o Dr. Wiersbe desmentir, logo na introdução a teoria mitológica do livro de Jonas. Para isso, Citou II Reis 14:25 para dizer que o profeta Jonas era uma pessoa real, um profeta judeu de Gade-Hefer, Zebulom que ministrou no reino do norte, Israel durante o reinado de Jeroboão II (793-753 a.C). E também a menção de Cristo a Jonas como um fundamento básico para a sua historicidade (Mt 12:42; Luc 11:32).

Interessante também a resposta do autor sobre o conteúdo do livro: Respondendo sua própria pergunta: Do que trata o livro de Jonas? Diz que não se trata de um grande peixe (mencionado apenas quatro vezes) ou sobre uma grande cidade (mencionada oito vezes), nem mesmo sobre um profeta desobediente (mencionado dezoito vezes) e sim sobre Deus que é mencionado trinta e seis vezes nos quatro capítulos. Diz também que o livro enfatiza a vontade de Deus e como reagimos a ela e sobre o amor de Deus e como o compartilhamos com os outros.

Claro que Deus é o Centro de toda a Bíblia e tudo ao redor está ligado a ele. Há, porém, outros elementos importantes no livro que merece nossa atenção, por exemplo, o aspecto evangelístico, a conversão, o juízo, etc.

Destaco também na sessão Paciência e o Perdão (1-2) quatro atitudes de rebeldia de Jonas ao lidar com o chamado divino: 1) Teve uma atitude errada em relação a vontade divina, 2) Teve uma atitude incorreta em relação a Palavra de Deus, 3) teve uma atitude incorreta em relação as circunstâncias e 4) Teve uma atitude incorreta em relação aos gentios. Sendo isso verdade na experiência de Jonas, perdeu de ser uma bênção para os outros. Mas ele se arrependeu, orou, aceitou a disciplina do SENHOR, confiou nas promessas de Deus e cedeu à Sua vontade. Senti falta de mais aprofundamento na passagem do profeta engolido pelo grande peixe e seu relacionamento com o testemunho de Cristo (Jn 1:17) O autor falou pouco sobre isso.

Já na sessão A Pregação e o Profeta Amuado (3-4), Wiersbe apresentou três coisas extraordinárias: 1) Uma Comissão Imerecida, 2) Um Despertar Incomparável e 3) Um Servo Incomparável. Deus tomou a iniciativa de tudo: a) Encontrou-se com Jonas, b) Falou com Jonas, c) Comissionou Jonas e d) Desafiou Jonas. Jonas foi reavivado: Deus ouviu Jonas, o consolou e o instruiu. Vendo finalmente o poder da misericórdia divina na vida do pecador.

O comentário também é próprio para enriquecer a área da pregação e oferece caminhos que comumente não trilhamos. Gostei bastante e RECOMENDO ESSE LIVRO.


Pr. Cirilo Gonçalves da Silva
Mestre em Teologia e Evangelista
Twitter: @prcirilo


Nenhum comentário: